Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Hidroquinona: o anti-manchas de referência. Como usar!

A hidroquinona é a substância despigmentante e anti-manchas por excelência. Por isso, hoje vamos falar da hidroquinona e de como usar para ter bons resultados.

Neste momento, pelo seu perfil de reações adversas, a hidroquinona é um medicamento sujeito a receita médica e é vendido na concentração de 4%. Desde 2001, a hidroquinona está proibida nos cosméticos europeus. Em Portugal, existe com dois nomes comerciais, Pigmentasa creme, 25 mL [19,01€] e Hidrospot gel, 30 mL [21,96€]. Não são comparticipados, apesar de sujeitos a receita médica. 

Como funciona?

A hidroquinona está indicada no tratamento de hiperpigmentações cutâneas tais como melasma, cloasma, sardas [efélides], lentigem senil ou solar e hiperpigmentações residuais pós-inflamação. A hidroquinona impede a formação de melanina e o seu depósito na pele.

Como usar!

  • aplicar uma fina camada de creme, apenas sobre pequenas superfícies hiperpigmentadas, evitando sempre o contacto com os olhos e mucosas.
  • lavar as mãos após a aplicação, porque pode causar manchas acastanhadas nas unhas. Estas manchas desaparecem  com a suspensão do uso da hidroquinona.
  • é aconselhável começar com uma aplicação diária durante 10 a 15 dias exclusivamente sobre a mancha, de preferência à noite e depois continuar o tratamento com duas aplicações diárias, uma de manhã e outra à noite.
  • as manchas podem parecer mais escuras temporariamente com o tratamento, mas se não melhorar, o tratamento deve ser suspenso.
  • não usar em pele com queimadura solar ou em ferida.
  • não esquecer o protetor solar de SPF50+.
  • os resultados não são imediatos, mas se ao fim de 2 meses não existirem resultados, suspender o tratamento.
  • aplicar uma fina camada de creme, apenas sobre pequenas superfícies hiperpigmentadas, evitando sempre o contacto com os olhos e mucosas.
  • o tratamento não deverá de forma nenhuma ultrapassar os 6 meses. A duração usual de tratamento é de 2-3 meses.
    1. Adriane, boa tarde! Como detonou sua pele? O que houve? Estou decidindo se uso ou não. Sei que a hidroquinona não é boa pra pele mas minha pele tá tão manchada que estou querendo usar. Obrigada por sua opinião.

    2. Boa noite eu usei muito tempo o pigmentasa na cara pois tinha muitas manchas, saiu tudo, fiquei com a pele lisinha… Foi um dermatologista que me receitou e nunca mais tive nada.

  1. Olá Andreia!
    O mês passado fiz uma queimadura química de 2º grau (gerou bolhas, pele inchada, vermelha/rosa e alguma dor). Dirigi-me à fármarcia, coloquei cremes próprios para queimaduras e a queimadura acabou por “sarar” e por fim desaparecer. Apesar de em determinada área não ter ficado nenhuma marca, em outra área fiquei com manchas acastanhadas (não apanhei sol). Estou a usar óleo de rosa mosqueta, mas não sei se vai fazer algum efeito… Achas que hidroquinona é indicado e pode ser usado?! Obrigada, beijinhos!!

    1. Olá Andreia, continua a usar Rosa Mosqueta durante 3 meses e se quiseres podes associar um clareador suave como o PigmentClar sérum. Se não melhorar, aí sim, podes pensar em usar hidroquinona. beijinho

  2. Achas o Caudalie Vinoperfect Serum um poderoso anti manchas? Melhor que a hidroquinona ou qualquer outro creme que conhecas? Queria comprar por ter lido boas reviews e ter sido considerado o Nº1 dos anti manchas, mas tenho as minhas dúvidas…

    1. Olá Joana! Não, não é tudo o que publicitam! É bom porque não é fotosensível como a hidroquinona e há pessoas que têm resultados visíveis. Mas agora dizer que é poderoso, não! No mundo da cosmética, não há anti-manchas com resultados excelentes, apenas uns são um bocadinho melhor que os outros. Podes usar vitamina C que também ajuda e o PigmentClar sérum também é bom pelo seu teor em niacinamida.

  3. Olá Andreia comecei hj o hidrospot 40mg receitado pela médica a minha pele não tem uma mancha específica mas sim várias pequeninas tipo sardas, a médica disse p aplicar a noite sobre as manchas mas nesta caso o que faço aplico sobre toda a face?
    Obrigada
    Beijinhos

    1. Ainda outra questão no tempo q estou a fazer o hidrospot deixo de usar o meu creme de noite? Ou ponho depois ou antes do hidrospot?
      Obrigada

  4. Olá Andreia, também eu comecei a usar recentemente o Hidrospot, mas parece que as minhas manchas pioraram… estão mais castanhas… é normal acontecer isto antes de começar a ver melhorias? Obrigada.

  5. Olá Andreia! Comecei agora o tratamento com o hidrosopt. O meu derma disse para a noite pôr hidracid C 20 e o hidrospot. E ainda disse que caso a pele fique muito seca aplicar C vit serum. A minha questão e a respeito da temporalidade de cada um.Qual e a ordem pela qual devo colocar os cremes?? Muito obrigada.

    1. Olá Joana! Primeiro o hidracid C20 e depois o hidrospot nas manchas, de prefência deixar 15minutos entre a aplicação de um e de outro 🙂

      1. Obrigada Andreia! Estava a fazer o inverso!!! Já agora se sentir a pele muito seca devo colocar o C vit serum+hidracid 20+ hidrospot, por esta ordem?? Ou colocar apenas o Cvit serum+hidrospot?? Obrigada

          1. Este foi o procedimento que o Derma disse para adotar. Mas se usar um hidratante este será sempre antes do hidrospot, correto?? Ou seja o hidrospot será sempre o último dos cremes?? Obrigada Andreia

  6. Ola Andreia. Tenho a cerca de uns meses umas manchas na testa e buço. Não entendo o aparecimento disto. Ando a fazer o tratamento completo da caudalie mas até então nada de resultados, as manchas mantém-se. Acha melhor usar hidrospot mas tenho receio pelo que oiço. Obrigada

  7. Olá Andreia, comecei um tratamento com neoretin discrom control serum e com hidrospot gel. Ao aplicar o neoretin por cima das manchas a reação foi ficar avermelhada, ao secar apliquei o hidrospot por cima das manchas. Na manhã seguinte, acordei com o rosto inchado. Essa reação é normal? Fiquei um pouco assustada, ontem a noite já não apliquei nem um dos dois. Hoje de manhã o rosto ainda permanece inchado. Seria o caso para suspender ou é normal e posso continuar a aplicar os dois normalmente. Fico a aguardar uma resposta. Obrigada.

  8. Olá Andreia, vou começar a usar hidrosopt à noite, de manhã é aconselhável utilizar algum creme regenerante de pele (tipo bepanthene biafine)?

  9. Olá.
    Pode indicar-me se se pode usar Hidrospot com Neostrata gel forte salicilico esfoliante? A minha dermatologista receitou-me ambos para aplicar à noite, mas fiquei confusa! Parece-me muito forte.

  10. Olá, eu comecei o tratamento com o Hidrospot gel (recomendado pelo dermatologista) há 3 dias atrás e notei que a minha pele começou a ficar mais seca e a despelar estou também com muitas borbulhinhas (que antes não tinha) eu uso sempre um protetor solar, devo interromper o tratamento?

  11. Boa tarde, eu tenho manchas escuras no buço apareceram à cerca de 2 anos, eu nunca saiu de casa sem protetor solar à muitos anos mas isso não impediu o aparecimento das manchas.
    No Inverno fiz o tratamento com Pigmentasa e Neoretin Discrom Serum em dias alternados mas a derma disse para não usar no Verão, aconselha-me algum creme para usar e que vá ajudando a melhorar o tom da pele?
    Obrigada.

  12. Boa tarde.
    Surgiu-me uma mancha castanha no buço. O dermatologista prescreveu o Hidrospot para colocar à noite e não me recomendou mais nenhum creme de dia além do protector solar.
    Posso usar o PigmentClar sérum? Apesar de só ter aquela mancha posso aplicar o sérum na cara toda?
    A minha pele é muito sensível.
    Obrigada desde já!

    1. Olá Sílvia,
      pode sim, e pode aplicar o sérum em todo o rosto. Durante o Verão e se fizer exposição solar deve suspender o Hidrospot! 🙂

  13. Boa tarde ,gostaria de saber se posso indicar a minha esposa para usar o NEORETIN DISCROM CONTROL e o ENDOCARE DAY SPF30 , se pode usar os dois ao mesmo tempo?

  14. Ola, boa noite. Bou agora começar a fazer o tratamento com Hidrospot 40, a conciliar com protecao 50 durante o dia, devido a uma mancha que tenho no buço. Gostava que pudesse ajudar em relacao ao hidratante mais adequado e possa conjugar com o Hidrospot, uma vez que tenho pele clara, sensivel e oleosa e tambem saber por que ordem os devo colocar na minha pele. Ja agora posso colocar base durante o dia? Obrigado.

    1. Olá Ana, só deve usar o Hidrospot à noite. O Endocare gel oil free é uma boa opção porque regenera a pele, hidrata e não é oleoso por ser em gel. Deve colocar antes do protetor solar. E sim, pode colocar base sem problema, se a sua pele estiver seca, junte algumas gotas de creme hidratante ou de sérum hidratante. 🙂

  15. Olá! O pigmentasa funciona comigo na perfeição, mas estive de férias e apanhei bastante sol. O melasma no buço voltou. Será que posso a voltar a usar o pigmentasa? Não faz o efeito contrário? Uso o ISDIN Fotoprotector. Obrigada pela ajuda.

  16. Olá Andreia. Tenho uma mancha castanha no buço, vou começar a usar o pigmentasa por uns dias . Supostamente coloca se à noite e de manhã. Devo colocar o protector solar antes ou depois do pigmentasa ? O Que acha do protector heliocare ultra 90 spf? Muito obrigada!

    1. Olá Nádia,
      eu aconselharia a usar só à noite no Verão. Mas sim, usa-se antes do protetor solar. E sim, o Heliocare SPF90 é uma boa opção!

  17. Olá Andreia
    Tenho prescrito por dermatologista Neoretin Discrom Control Serum 2x/dia em dias alternados, sendo que nos outros deverei aplicar Ketrel + Pandermil ao fim da tarde e Hidrospot, ao deitar, nas manchas. Protetor Foto Isdin 100 diariamente
    A minha questao é se poderei iniciar o tratamento nesta altura do ano, evitando exposição solar directa, ou se devo mesmo aguardar pelos meses de Invero.
    Na eventualidade de ser melhor aguardar, posso usar so o Serum despigmentante? Ou haverá uma alternativa melhor e mais segura?
    Obrigada e beijinhos

    1. Olá Ana,

      eu aconselharia a não começar agora, tanto o Ketrel como o Pandermil e o Hidrospot são fotosensibilizantes e podem ter o efeito contrário nas manchas se se expuser ao sol. A menos que me diga que não vai à praia, piscina e que vai ficar na sombra o Verão todo.
      De outra forma, aconselharia a que começasse com o serum e complementasse com um sérum de vitamina C, como o Melano CC. E sempre com protetor 50+ e a evitar a exposição solar directa. E depois, no Outono, comece esse tratamento então. Beijinho

  18. Bom dia sr.ª Andreia!
    Fui este mês de outubro à dermatologista por causa das manchas na pele da cara, após um ano passado da minha gravidez. A dermatologista receitou-me o White Objetive moussant para limpar a pele, o Hidrospot gel e o Depi-white 50+, todos comprados na farmácia.
    Gostaria de saber se depois de aplicar o Hidrospot gel à noite posso aplicar um creme hidratante por cima. Assim como de manhã, se posso aplicar um creme hidratante antes do Depi-white 50+.
    Tenho 43 anos e gostaria que me aconselha-se um creme bom para a minha pele da cara que é muito seca.
    Muito obrigado!
    Sandra Silva

  19. Olá Andreia.

    Como receitado pelo meu dermatologista, estou a usar o Hidrospot nas manchas de acne há um mês à noite mas reparei que nas regiões onde coloco aclarou não só a hiperpigmentação como também a minha pele (sou mulata). Há alguma forma de reverter esta situação?
    Obrigada pela ajuda. Beijinhos

  20. Olá vou começar um tratamento para manchas que consiste em aplicar hidrospot á noite e depiwhite durante o dia. Posso aplicar o meu creme de rosto antes do depiwhite?

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Sementes: diferentes tipos e benefícios!