Hidroquinona: o anti-manchas de referência. Como usar!

A hidroquinona é a substância despigmentante e anti-manchas por excelência. Por isso, hoje vamos falar da hidroquinona e de como usar para ter bons resultados.

Neste momento, pelo seu perfil de reações adversas, a hidroquinona é um medicamento sujeito a receita médica e é vendido na concentração de 4%. Desde 2001, a hidroquinona está proibida nos cosméticos europeus. Em Portugal, existe com dois nomes comerciais, Pigmentasa creme, 25 mL [19,01€] e Hidrospot gel, 30 mL [21,96€]. Não são comparticipados, apesar de sujeitos a receita médica. 

Como funciona?

A hidroquinona está indicada no tratamento de hiperpigmentações cutâneas tais como melasma, cloasma, sardas [efélides], lentigem senil ou solar e hiperpigmentações residuais pós-inflamação. A hidroquinona impede a formação de melanina e o seu depósito na pele.

Como usar!

  • aplicar uma fina camada de creme, apenas sobre pequenas superfícies hiperpigmentadas, evitando sempre o contacto com os olhos e mucosas.
  • lavar as mãos após a aplicação, porque pode causar manchas acastanhadas nas unhas. Estas manchas desaparecem  com a suspensão do uso da hidroquinona.
  • é aconselhável começar com uma aplicação diária durante 10 a 15 dias exclusivamente sobre a mancha, de preferência à noite e depois continuar o tratamento com duas aplicações diárias, uma de manhã e outra à noite.
  • as manchas podem parecer mais escuras temporariamente com o tratamento, mas se não melhorar, o tratamento deve ser suspenso.
  • não usar em pele com queimadura solar ou em ferida.
  • não esquecer o protetor solar de SPF50+.
  • os resultados não são imediatos, mas se ao fim de 2 meses não existirem resultados, suspender o tratamento.
  • aplicar uma fina camada de creme, apenas sobre pequenas superfícies hiperpigmentadas, evitando sempre o contacto com os olhos e mucosas.
  • o tratamento não deverá de forma nenhuma ultrapassar os 6 meses. A duração usual de tratamento é de 2-3 meses.
  1. Olá Sandra, tenho imensas manchas na cara derivadas da gravidez e o dermatologista recomendou Hidroquinona à noite, mas ainda não iniciei pois temo que seja muito forte. Tenho pele mista a oleosa e bronzeio com muita facilidade. Comecei a usar o sérum Caudalie Vinoperfect de manhã e á noite há poucas semanas e gostava de uma recomendação para um creme de dia e de noite, tenho 40 anos. Fará sentido a linha completa Vinoperfect? Li várias marcas aqui e fico um pouco baralhada. E poderei usar antes de uma próxima gravidez? Obrigada

  2. Bom dia,
    Vou começar por fazer o enquadramento da situação e no final algumas questões .
    Assim:

    Tive um acidente com ácido sulfúrico a 95% que me provocou queimaduras químicas no rosto, mão e joelhos. O Acidente ocorreu em abril de 2018 (há quase 2 anos) e fui acompanhada por uma equipa de medicina estética e reconstrutiva durante 1 ano, que me aconselhou (e muito bem) proteção solar 50+ mineral, ausência total de exposição solar e um regenerador de pele. Cumpri tudo na íntegra!

    Nessa altura (em abril de 2019 – 1 ano após) o médico reencaminhou-me para medicina estética (porque todos os tratamentos que fazia eram demasiado abrasivos e iriam provocar-me mais marcas) onde me foi proposto um tratamento a laser – Resurfacing profundidade 1 com laser (Er:YAG) full beam sendo que terei de fazer 2 semanas antes o Hidrospot- que confesso tenho muito medo de o fazer ambos.

    Acontece que, no verão passado, tinha autorização médica para exposição solar fora das horas de maior radiação, durante um tempo de 30 min diários e com proteção 50+. E assim fiz…mas expus apenas as pernas como forma de perceber alguma reação à radiação e…para surpresa mina, após cerca de 20 min de exposição solar nas condições referidas, as manchas que já não se encontravam visíveis nas pernas, reapareceram e bastante pigmentadas ….. perante este cenário, obviamente que não fiz qualquer exposição solar na cara!!!

    Após este tempo (quase 2 anos), grande parte das manchas na cara desapareceram mas subsistem algumas de tom castanho, derivadas da queimadura química que foi bastante forte e atingiu uma grande área.

    Após conversa com a médica sobre estes meus receios do tratamento a laser, achamos que seria melhor, iniciar o tratamento com o Hidrospot (agora em fevereiro), aplicado sobre as manchas (que existem numa grande parte da cara) apenas à noite, e interromper aquando os meses de maior radiação UV (de junho em diante). Disse-me que se assim fizesse, no verão, com proteção 50+ mineral, poderia fazer exposição solar e que em princípio as manchas não reapareceriam ou pioravam.

    Questões/dúvidas (se puder ajudar-me):
    1- O Hidrospot, poderá vir a acentuar as manchas?
    2- O Hidrospot provoca descamação da pele? Uso como creme diário o Nutri Filler da Filorga. É suficiente para hidratar durante o tratamento com o Hidrospot?
    3- Após tratamento com laser (se o vier a fazer), é provável as manchas derivadas da queimadura, após exposição solar, voltarem?
    4- Existe alternativa ao laser especificado e/ou ao Hidrospot?

    Muito obrigada pelo esclarecimento que me possa dar.

    1. Olá Georgina,

      vejo que passou por algo muito sério, mas ainda bem que teve uma boa recuperação e cumpriu o seu tratamento na íntegra,

      1- O Hidrospot, poderá vir a acentuar as manchas?
      Sim, pode acontecer, mas nesse caso o que se aconselha é suspender o tratamento.
      2- O Hidrospot provoca descamação da pele? Uso como creme diário o Nutri Filler da Filorga. É suficiente para hidratar durante o tratamento com o Hidrospot?
      Pode provocar a descamação da pele, por isso deve aplicar o seu creme de seguida. Se não for suficiente pode complementar com um creme como o Cicaplast.
      3- Após tratamento com laser (se o vier a fazer), é provável as manchas derivadas da queimadura, após exposição solar, voltarem?
      Infelizmente para quem sofre de manchas, independentemente do laser a proteção solar é fundamental e proteger-nos da exposição solar directa. Se me perguntar, eu vou-lhe dizer que nunca a aconselharia a expor-se ao sol sem protetor solar + chapéu de sol e estar na sombra. Eu tenho tendência a manchas e se não fizer isto ganho manchas, por muitos lasers que faça.
      4- Existe alternativa ao laser especificado e/ou ao Hidrospot?
      Existem alternativas mais suaves como o Caudalie Vinoperfect, o La Riche Posay PigmentClar. Eu diria que o ideal será sempre usar um sérum clareador que apesar de não notar melhorias significativas, vão exercendo a sua função. E mudar regularmente. O Hidrospot não deve ser feito por períodos de tempo muito prolongados como referi, portanto, séruns clareares e despigmentantes servem como alternativa.

      Beijinho

  3. Bom dia, Estou a usar o Hidrospot receitado pela dermatologista.
    A minha pergunta é quando coloco à noite é necessário colocar protector solar?

  4. Boa noite,
    Andreia, agradeço, desde já, todos os seus posts e a ajuda que nos tem dado.
    Hoje fui ao dermatologista, devido ao melasma que me assombra há 4 anos. Recomendou Hidrospot à noite, nas manchas, e Sebiaclear todas as manhãs no rosto todo. No entanto, fiquei preocupada, pois disse que no inverno não necessitamos de protetor solar, que é como usar “casaca de pele no verão”. Repetiu vezes sem conta esta informação. Ora, estou preocupada, pois, pelo que leio, a hidroquinona é fotosensível. O que me diz? Aconselha a usar proteção solar? Posso usar o Sleep and pell ao mesmo tempo que o Hidrospot? Colocar primeiro o da Filorga e depois o de hidroquinona? Obrigada.

    1. Olá Sandra,
      aconselho proteção solar porque como disse a hidroquinona é fotosensível. Após colocar hidrospot nas manchas pode colocar o Sleep and Peel, mas deixe 30 minutos de intervalo.

      1. Boa noite. Uso o hydrospot desde Março. No entanto agora que pretendo ir a praia devo suspender totalmente? Ou posso usar por exemplo alguns dias da semana se a exposição direta ao sol for só no fds? Há alguma coisa que possa usar no verão? A partir de quando é aconselhável voltar a usar o hydrospot.? Obrigada

        1. Olá Marta,

          deveria suspender e só voltar a usar quando a radiação UV estiver muito mais fraca. Outubro provavelmente! Se não terá o efeito contrário, que é o aparecimento de mais manchas.

  5. Olá vou começar um tratamento para manchas que consiste em aplicar hidrospot á noite e depiwhite durante o dia. Posso aplicar o meu creme de rosto antes do depiwhite?

  6. Olá Andreia.

    Como receitado pelo meu dermatologista, estou a usar o Hidrospot nas manchas de acne há um mês à noite mas reparei que nas regiões onde coloco aclarou não só a hiperpigmentação como também a minha pele (sou mulata). Há alguma forma de reverter esta situação?
    Obrigada pela ajuda. Beijinhos

  7. Bom dia sr.ª Andreia!
    Fui este mês de outubro à dermatologista por causa das manchas na pele da cara, após um ano passado da minha gravidez. A dermatologista receitou-me o White Objetive moussant para limpar a pele, o Hidrospot gel e o Depi-white 50+, todos comprados na farmácia.
    Gostaria de saber se depois de aplicar o Hidrospot gel à noite posso aplicar um creme hidratante por cima. Assim como de manhã, se posso aplicar um creme hidratante antes do Depi-white 50+.
    Tenho 43 anos e gostaria que me aconselha-se um creme bom para a minha pele da cara que é muito seca.
    Muito obrigado!
    Sandra Silva

  8. Olá Andreia
    Tenho prescrito por dermatologista Neoretin Discrom Control Serum 2x/dia em dias alternados, sendo que nos outros deverei aplicar Ketrel + Pandermil ao fim da tarde e Hidrospot, ao deitar, nas manchas. Protetor Foto Isdin 100 diariamente
    A minha questao é se poderei iniciar o tratamento nesta altura do ano, evitando exposição solar directa, ou se devo mesmo aguardar pelos meses de Invero.
    Na eventualidade de ser melhor aguardar, posso usar so o Serum despigmentante? Ou haverá uma alternativa melhor e mais segura?
    Obrigada e beijinhos

    1. Olá Ana,

      eu aconselharia a não começar agora, tanto o Ketrel como o Pandermil e o Hidrospot são fotosensibilizantes e podem ter o efeito contrário nas manchas se se expuser ao sol. A menos que me diga que não vai à praia, piscina e que vai ficar na sombra o Verão todo.
      De outra forma, aconselharia a que começasse com o serum e complementasse com um sérum de vitamina C, como o Melano CC. E sempre com protetor 50+ e a evitar a exposição solar directa. E depois, no Outono, comece esse tratamento então. Beijinho

  9. Olá Andreia. Tenho uma mancha castanha no buço, vou começar a usar o pigmentasa por uns dias . Supostamente coloca se à noite e de manhã. Devo colocar o protector solar antes ou depois do pigmentasa ? O Que acha do protector heliocare ultra 90 spf? Muito obrigada!

    1. Olá Nádia,
      eu aconselharia a usar só à noite no Verão. Mas sim, usa-se antes do protetor solar. E sim, o Heliocare SPF90 é uma boa opção!

  10. Olá! O pigmentasa funciona comigo na perfeição, mas estive de férias e apanhei bastante sol. O melasma no buço voltou. Será que posso a voltar a usar o pigmentasa? Não faz o efeito contrário? Uso o ISDIN Fotoprotector. Obrigada pela ajuda.

  11. Ola, boa noite. Bou agora começar a fazer o tratamento com Hidrospot 40, a conciliar com protecao 50 durante o dia, devido a uma mancha que tenho no buço. Gostava que pudesse ajudar em relacao ao hidratante mais adequado e possa conjugar com o Hidrospot, uma vez que tenho pele clara, sensivel e oleosa e tambem saber por que ordem os devo colocar na minha pele. Ja agora posso colocar base durante o dia? Obrigado.

    1. Olá Ana, só deve usar o Hidrospot à noite. O Endocare gel oil free é uma boa opção porque regenera a pele, hidrata e não é oleoso por ser em gel. Deve colocar antes do protetor solar. E sim, pode colocar base sem problema, se a sua pele estiver seca, junte algumas gotas de creme hidratante ou de sérum hidratante. 🙂

  12. Boa tarde ,gostaria de saber se posso indicar a minha esposa para usar o NEORETIN DISCROM CONTROL e o ENDOCARE DAY SPF30 , se pode usar os dois ao mesmo tempo?

  13. Boa tarde.
    Surgiu-me uma mancha castanha no buço. O dermatologista prescreveu o Hidrospot para colocar à noite e não me recomendou mais nenhum creme de dia além do protector solar.
    Posso usar o PigmentClar sérum? Apesar de só ter aquela mancha posso aplicar o sérum na cara toda?
    A minha pele é muito sensível.
    Obrigada desde já!

    1. Olá Sílvia,
      pode sim, e pode aplicar o sérum em todo o rosto. Durante o Verão e se fizer exposição solar deve suspender o Hidrospot! 🙂

  14. Boa tarde, eu tenho manchas escuras no buço apareceram à cerca de 2 anos, eu nunca saiu de casa sem protetor solar à muitos anos mas isso não impediu o aparecimento das manchas.
    No Inverno fiz o tratamento com Pigmentasa e Neoretin Discrom Serum em dias alternados mas a derma disse para não usar no Verão, aconselha-me algum creme para usar e que vá ajudando a melhorar o tom da pele?
    Obrigada.

  15. Olá, eu comecei o tratamento com o Hidrospot gel (recomendado pelo dermatologista) há 3 dias atrás e notei que a minha pele começou a ficar mais seca e a despelar estou também com muitas borbulhinhas (que antes não tinha) eu uso sempre um protetor solar, devo interromper o tratamento?

  16. Olá.
    Pode indicar-me se se pode usar Hidrospot com Neostrata gel forte salicilico esfoliante? A minha dermatologista receitou-me ambos para aplicar à noite, mas fiquei confusa! Parece-me muito forte.

  17. Olá Andreia, vou começar a usar hidrosopt à noite, de manhã é aconselhável utilizar algum creme regenerante de pele (tipo bepanthene biafine)?

  18. Olá Andreia, comecei um tratamento com neoretin discrom control serum e com hidrospot gel. Ao aplicar o neoretin por cima das manchas a reação foi ficar avermelhada, ao secar apliquei o hidrospot por cima das manchas. Na manhã seguinte, acordei com o rosto inchado. Essa reação é normal? Fiquei um pouco assustada, ontem a noite já não apliquei nem um dos dois. Hoje de manhã o rosto ainda permanece inchado. Seria o caso para suspender ou é normal e posso continuar a aplicar os dois normalmente. Fico a aguardar uma resposta. Obrigada.

  19. Ola Andreia. Tenho a cerca de uns meses umas manchas na testa e buço. Não entendo o aparecimento disto. Ando a fazer o tratamento completo da caudalie mas até então nada de resultados, as manchas mantém-se. Acha melhor usar hidrospot mas tenho receio pelo que oiço. Obrigada

  20. Olá Andreia! Comecei agora o tratamento com o hidrosopt. O meu derma disse para a noite pôr hidracid C 20 e o hidrospot. E ainda disse que caso a pele fique muito seca aplicar C vit serum. A minha questão e a respeito da temporalidade de cada um.Qual e a ordem pela qual devo colocar os cremes?? Muito obrigada.

    1. Olá Joana! Primeiro o hidracid C20 e depois o hidrospot nas manchas, de prefência deixar 15minutos entre a aplicação de um e de outro 🙂

      1. Obrigada Andreia! Estava a fazer o inverso!!! Já agora se sentir a pele muito seca devo colocar o C vit serum+hidracid 20+ hidrospot, por esta ordem?? Ou colocar apenas o Cvit serum+hidrospot?? Obrigada

          1. Este foi o procedimento que o Derma disse para adotar. Mas se usar um hidratante este será sempre antes do hidrospot, correto?? Ou seja o hidrospot será sempre o último dos cremes?? Obrigada Andreia

  21. Olá Andreia, também eu comecei a usar recentemente o Hidrospot, mas parece que as minhas manchas pioraram… estão mais castanhas… é normal acontecer isto antes de começar a ver melhorias? Obrigada.

          1. Boa tarde! Tenho bastantes manchas castanhas nas mãos, gostaria de saber se também é indicado para esse efeito! Muito obrigada

  22. Olá Andreia comecei hj o hidrospot 40mg receitado pela médica a minha pele não tem uma mancha específica mas sim várias pequeninas tipo sardas, a médica disse p aplicar a noite sobre as manchas mas nesta caso o que faço aplico sobre toda a face?
    Obrigada
    Beijinhos

    1. Ainda outra questão no tempo q estou a fazer o hidrospot deixo de usar o meu creme de noite? Ou ponho depois ou antes do hidrospot?
      Obrigada

  23. Achas o Caudalie Vinoperfect Serum um poderoso anti manchas? Melhor que a hidroquinona ou qualquer outro creme que conhecas? Queria comprar por ter lido boas reviews e ter sido considerado o Nº1 dos anti manchas, mas tenho as minhas dúvidas…

    1. Olá Joana! Não, não é tudo o que publicitam! É bom porque não é fotosensível como a hidroquinona e há pessoas que têm resultados visíveis. Mas agora dizer que é poderoso, não! No mundo da cosmética, não há anti-manchas com resultados excelentes, apenas uns são um bocadinho melhor que os outros. Podes usar vitamina C que também ajuda e o PigmentClar sérum também é bom pelo seu teor em niacinamida.

  24. Olá Andreia!
    O mês passado fiz uma queimadura química de 2º grau (gerou bolhas, pele inchada, vermelha/rosa e alguma dor). Dirigi-me à fármarcia, coloquei cremes próprios para queimaduras e a queimadura acabou por “sarar” e por fim desaparecer. Apesar de em determinada área não ter ficado nenhuma marca, em outra área fiquei com manchas acastanhadas (não apanhei sol). Estou a usar óleo de rosa mosqueta, mas não sei se vai fazer algum efeito… Achas que hidroquinona é indicado e pode ser usado?! Obrigada, beijinhos!!

    1. Olá Andreia, continua a usar Rosa Mosqueta durante 3 meses e se quiseres podes associar um clareador suave como o PigmentClar sérum. Se não melhorar, aí sim, podes pensar em usar hidroquinona. beijinho

        1. Boa tarde. E nesse caso que tipo de depilação pode ser mais aconselhável enquanto se faz a hidroquinona? Depilação a cera? Cremes depilatórios podem fazer reação com a hidroquinona?

      1. Olá tudo bem ? Tenho muitas machas castanhas no bumbum e virilhas , passei pelo dermatologista que me indicou o Hidrospot 40 Gel ! Minha dúvida e, passo o hidratante antes ? (La Roche Posay) o hidratante que ele me passou , obrigada !

    1. Adriane, boa tarde! Como detonou sua pele? O que houve? Estou decidindo se uso ou não. Sei que a hidroquinona não é boa pra pele mas minha pele tá tão manchada que estou querendo usar. Obrigada por sua opinião.

    2. Boa noite eu usei muito tempo o pigmentasa na cara pois tinha muitas manchas, saiu tudo, fiquei com a pele lisinha… Foi um dermatologista que me receitou e nunca mais tive nada.

        1. Hidroquinona nunca ser usado em época de temperaturas altas.
          Sempre com o protetor recomendado écran total factor 50+.
          Os resultados são positivos.

Don`t copy text!