Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Massagem Facial: benefícios e como fazer?

No Oriente, existem muitos rituais. O ritual do chá, que eu adoro, os rituais das refeições e entre muitos outros, o ritual de beleza. Aplicar cosméticos é realmente um ritual e fazer uma massagem facial faz parte desse ritual. Quais os benefícios?

Está provado que uma massagem facial no momento da aplicação dos cosméticos melhora a textura da pele e a qualidade da tez. No entanto, para obtermos benefícios devemos fazer a massagem da forma correta, usando uma determinada pressão nos dedos.

Efeitos!

A massagem estimula a circulação sanguínea e permite a libertação das toxinas que se acumulam nos músculos da face. Além disso, ajuda a dar firmeza à pele.

Situações em que não devemos fazer uma massagem facial!

  • quando a pele está inflamada, com uma alergia ou com uma queimadura solar
  • quando sofremos de acne [a massagem ajuda espalhar as bactérias responsáveis pelo acne]
  • quando temos febre
  • quando estamos fisicamente exaustos

Como fazer?

1 2 3 4 5 67

O princípio básico da massagem é simples. É massajar suavemente a pele desde a testa até ao pescoço. E aquecer o creme com as palmas da mão antes de começar.

  1. Cobrir toda a face com as palmas da mão para aplicar o creme.
  2. Massajar do centro do rosto até às têmporas em movimentos circulares. Tentar sincronizar os movimentos com o pulso.
  3. Para massajar a zona do contorno de olhos, começar do canto do olho para o exterior. Na parte inferior, fazer uma curva em direção às bochechas. Usar menos pressão nesta zona delicada!
  4. Descer os dedos pela cana do nariz e mover os dedos lentamente de cima para baixo e de baixo para cima na zona das narinas. Na zona do contorno labial, massajar do centro para fora, em redor dos lábios. Nos cantos da boca, fazer um ligeiro lifting, aplicando pressão para cima.
  5. Na zona das bochechas, começar com movimentos circulares desde o maxilar até às têmporas, sem aplicar demasiada pressão.
  6. Cobrir a face com ambas as mãos e movê-las do centro para o exterior.
  7. Massajar o pescoço até ao peito.
 Dicas!
  • Não é necessário massajar o rosto todos os dias. O ideal é começar por massajar a pele, 2x por semana. Se a pele começar a descamar ou ficar demasiado seca, passar a massajar apenas 1x por semana.
  • O ideal é usar um creme fundente, mais rico que o normal para uma melhor sensação! Exemplo! Vichy Aqualia Spa Noite! Pode ser usado por peles mistas.
  1. Andréia querida, muito obrigada por ter acatado minha sugestão de um artigo sobre massagem facial.Gostei muito e foi mais completo do que esperava.Apenas uma coisa não entendi: por que não é aconselhável fazer a massagem quando estamos fisicamente exaustos..Penso que nesse caso seria bom então receber a massagem feita por outrem…
    Obrigada mais uma vez e receba meu abraço.

    1. Olá Raquel, boas sugestões como a sua devem ser seguidas. Muito obrigada pela sugestão! Tem a ver com a cultura oriental, de que pelo toque estamos também a energizar a pele, logo, devemos fazer isso quando nos sentimos com energia e não cansados e sem paciência. Sim, nessas alturas, é melhor recebermos uma massagem feita por outra pessoa! Abraço 🙂

  2. Andreia,

    Considera a massagem facial aconselhável para peles com rosácea? Já agora, gostava de saber a sua opinião sobre se a aplicação de ampolas vitaminadas (relativo ao outro post) e de produtos que produzem uma esfoliação química da pele também será adequada a ao mesmo tipo de pele.

    1. Olá Ana,
      não há problema em fazer massagem numa pele com rosácea. Exfoliação química deve ser evitada, deve usar esfoliantes enzimáticos, porque a exfoliação química é demasiado agressiva numa pele com rosácea. Em relação a ampolas vitaminadas, pode usar vitamina C, mas não deverá usar uma concentração superior a 5%, pode usar vitamina E e não deve usar vitamina A.

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
O que o Yoga me ensinou.