O melasma é uma alteração adquirida de pigmentação que se caracteriza por manchas de pigmentação no rosto. É extremamente inestético e leva a uma baixa de auto-estima, por isso não deve ser menosprezado nem desvalorizado.
Como surge?
O melasma resulta de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc.
Como tratar?
- O tratamento mais comum para o melasma é a aplicação tópica de hidroquinona, sozinha ou complementada como outros ingredientes, nomeadamente tretinoína e um corticosteróide.
A tretinoína acelera a renovação da pele e facilita a penetração de hidroquinona e evita a oxidação desta. O corticosteróide suprime a produção de melanina e elimina a irritação provocada pela hidroquinona e tretinoína. No Brasil existe já esta associação em creme chamada Tri-Luma [Acetonido de Fluocinolona 0.01%, Hidroquinona 4%, Tretinoína 0,05%]. Em Portugal, esta associação tem que ser feita usando os componentes separadamente. O tratamento com hidroquinona em média dura 2-3 meses e não pode ultrapassar os 6 meses.
- Outros agentes tópicos como o ácido azelaico, ácido kójico, alfa e beta hidroxiácidos, ácido tranexâmico têm também sido utilizados no tratamento do melasma.
Estudos recentes indicam que usar ácido azelaico a 20%, de manhã e à noite, parece ser mais efectivo que usar hidroquinona a 4%. - A vitamina C é uma excelente molécula no tratamento do melasma, mas a sua instabilidade e dificuldade de penetração na pele, leva a que os resultados não sejam realmente favorecedores.
A vitamina C inibe a formação de melanina, e deve ser usada em concentrações entre 5 a 10%. É ainda mais interessante por ser também antioxidante e protetora do envelhecimento cutâneo. - Os peelings superficiais e profundos, lasers e luz pulsada também têm sido usados no tratamento do melasma, com relativo sucesso.
- Aconselha-se nas mulheres que tomam contraceptivos orais e têm melasma, a suspensão do uso dos mesmos, se possível.
- Nas mulheres que desenvolvem melasma na gravidez, chamado vulgarmente por pano da grávida, devem usar proteção solar elevada ao longo de toda a gravidez e evitar cosméticos e maquilhagem com fragrâncias. Muitas vezes, o melasma desaparece por completo alguns meses após a gravidez.
- O tratamento do melasma deve sempre ser decidido por um dermatologista. A hidroquinona, a tretinoína e os corticóides são medicamentos sujeitos a receita médica. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
[Usem os comentários, para me sugerirem temas a falar nos próximos artigos! Estou sempre aberta a sugestões! 🙂 ]
Photo Credits: Maja Topcagic