Tratamento do Melasma!

O melasma é uma alteração adquirida de pigmentação que se caracteriza por manchas de pigmentação no rosto. É extremamente inestético e leva a uma baixa de auto-estima, por isso não deve ser menosprezado nem desvalorizado. 

Como surge?

O melasma resulta de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc.

Como tratar?

  • O tratamento mais comum para o melasma é a aplicação tópica de hidroquinona, sozinha ou complementada como outros ingredientes, nomeadamente tretinoína e um corticosteróide.
    A tretinoína acelera a renovação da pele e facilita a penetração de hidroquinona e evita a oxidação desta. O corticosteróide suprime a produção de melanina e elimina a irritação provocada pela hidroquinona e tretinoína. No Brasil existe já esta associação em creme chamada Tri-Luma [Acetonido de Fluocinolona 0.01%, Hidroquinona 4%, Tretinoína 0,05%]. Em Portugal, esta associação tem que ser feita usando os componentes separadamente. O tratamento com hidroquinona em média dura 2-3 meses e não pode ultrapassar os 6 meses.
  • Outros agentes tópicos como o ácido azelaico, ácido kójico, alfa e beta hidroxiácidos, ácido tranexâmico têm também sido utilizados no tratamento do melasma.
    Estudos recentes indicam que usar ácido azelaico a 20%, de manhã e à noite, parece ser mais efectivo que usar hidroquinona a 4%.
  • A vitamina C é uma excelente molécula no tratamento do melasma, mas a sua instabilidade e dificuldade de penetração na pele, leva a que os resultados não sejam realmente favorecedores.
    A vitamina C inibe a formação de melanina, e deve ser usada em concentrações entre 5 a 10%. É ainda mais interessante por ser também antioxidante e protetora do envelhecimento cutâneo.
  • Os peelings superficiais e profundos, lasers e luz pulsada também têm sido usados no tratamento do melasma, com relativo sucesso.
  • Aconselha-se nas mulheres que tomam contraceptivos orais e têm melasma, a suspensão do uso dos mesmos, se possível.
  • Nas mulheres que desenvolvem melasma na gravidez, chamado vulgarmente por pano da grávida, devem usar proteção solar elevada ao longo de toda a gravidez e evitar cosméticos e maquilhagem com fragrâncias. Muitas vezes, o melasma desaparece por completo alguns meses após a gravidez.
  • O tratamento do melasma deve sempre ser decidido por um dermatologista. A hidroquinona, a tretinoína e os corticóides são medicamentos sujeitos a receita médica. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.

[Usem os comentários, para me sugerirem temas a falar nos próximos artigos! Estou sempre aberta a sugestões! 🙂 ]

Photo Credits: Maja Topcagic

  1. Olá, Andreia!!

    Muito obrigada porque sempre nos presenteia com informação de qualidade.
    Tenho 36 anos, cuido desde os 20 do rosto por causa das espinhas. Agora minha pele está com acnes, espinhas e melasma, só Jesus!!
    Fui na dermatologista e estou usando Blancy TX e ácido azeláico em dias alternados, à noite. Manhã, alterno vichy mineral 89, https://www.vichy.com.br/Face/MIN%C3%89RAL-89-Min%C3%A9ral-89/p23456.aspx, e vitamina C, https://www.mantecorpskincare.com.br/ivy-c-gel. Em seguida, proteção solar, Anthelios Airlicium 70 fps sem cor pq com cor fico muito pesado e aparece mais espinhas. O Sabonete alterno Sébium
    Gel Moussant, https://www.biodermabrasil.com/nossos-produtos/sebium/gel-moussantMas e Effaclar Gel Concentrado de Limpeza Facial, La Roche-Posay. Sempre antes de lavar, à noite, uso Água micelar da Bioderma, https://www.biodermabrasil.com/nossos-produtos/sebium/h2o, para depois usar o sabonete. Tenho feito essa rotina tem mais qse 2 meses, mas infelizmente não vejo melhoras mesmo investindo meu precioso dinheirinho (da minha poupança) e com disciplina extrema.
    Podes me ajudar, dizendo o que poderia substituir para ver se obtenho resultados melhores.

    Abração QUERIDA!! Você é um SER precioso!!! Obrigada!!

    1. Olá Cassia,

      já experimentou a usar retinol ou ácido retinóico? Usualmente funcionam muito bem para o acne e o melasma e dá para alternar com o ácido azelaico. Para substituir o protetor solar aconselhava o Biore Aqua Rich UV 50+ que é muito leve. Beijo

  2. Olá vivo em Portugal e não consigo encontrar nenhum creme com essa composição hidroquinona tretinoína fluocinolona acetonida que seria o ideal. O único que encontrei foi Ketrel que é só a tretinoína. Que me parece ser muito agressiva.
    Gostaria de saber se alguém pode me indicar o que eu poderia comprar aqui ?

  3. Obrigada pelo blog. Eu também estou à procurar um produto parecido aqui em Portugal. Eles não fazem muitas associações medicamentosas, e se a dosagem não for exata, eles podem barrar. Seria ótimo descobrir o nome comercial de um composto pelo menos parecido.

  4. Boa tarde Andreia! Adorei o seu blog!
    Tenho uma pergunta. Eu estou usando o dermocosmético Blancy TX que é o ácido tranexâmico + alpha alburtin e ultraesferas de retinol, para melasma. Mas eu tenho ações também, será que eu posso usar o ácido azelaico diurno e passar esse blancy tx à noite?
    Obrigada!!

    Roberta

  5. Olá Dra.Andreia.
    Dei agora inicio a um tratamento com pigmentassa, no entanto o dr. Nao aconcelhou nenhum tratamento completar especifico a nao ser, claro, protecao solar que uso e reforço todos os dias. Existe serum,creme,ambos que aconcelhe juntar ao tratamento? Obrigada

  6. Olá, Drª. Andreia,
    o meu dermatologista recomendou-me um creme com vitamina C por causa do meu melasma, no entanto, desde que o comecei a usar, a minha pele ficou ainda mais seca (SVR C20), ando sempre com a sensação de repuxar.
    Quando punha por cima o ISDIN 100 active unify resolvia mas o dermatologista proibiu-me usar esse por só ser eficaz se aplicado de 2 em 2h, sem excepção (por ser muito fluído), agora com o da Heliocare a pele repuxa. Pensei usar um serum hidratante antes de tudo, mas ele também me indicou o CEFerulic e, como não tenho consulta tão cedo, não sei o que alterar na rotina para não sentir a pele tão seca.
    Alguma sugestão? Agradecia imenso.

    1. Olá Ana! SVR C20 e CEFerulic? Isso é demasiada vitamina C, use um ou outro. Como sérum hidratante aconselho o Lierac Vichy Aqualia Termal e pode e deve fazer máscaras hidratantes 2x por semana.

  7. Gostava de ler mais coisas sobre produtos que realmente fazem toda a diferença para um tom de pele uniforme e pele jovem, como o do retinol / tretinoina, sem dúvida o melhor post!

  8. Olá Andreia, vou dar uma sugestão: produtos bons para pele do rosto de bebé. Nomeadamente qual a melhor opção para a limpeza diária (até já experimentei água micelar da mustela mas não me convenceu) e protector solar diário que não os faça andar tipo fantasma o dia inteiro! Não existirá um hidratante com alguma protecção solar como existe para adultos? Obrigada desde já 🙂 continuação de um bom trabalho!

  9. Sugestão de tema: Lábios secos, gretados, o que é o cieiro, o porquê da importência de protecção UV nos batons, reparação, hidratação… etc. Segundo dizem por aqui as temperaturas vão baixar, começa também a corrida a estes produtos. Penso que seria um tema interessante!

  10. Boa noite Andreia! Eu deixei-te um MEGA testamento pelo teu contacto. Assim que tenhas um tempinho, dá uma olhadela sff!

    O teu blog é 5 estrelas, os meus parabéns!

  11. Olá Andréia, eu novamente.Voce faz referencia sobre a vitamina C ; por favor explique-me o que vem a ser Tetraisopalmitato de ascorbita. Segunda a vendedora essa substancia se transforma em vitamina C ao entrar em contato com a pele e não é possível avaliar a porcentagem de vitamina C dessa substancia em questão, devido à sua instabilidade,
    Um pouco confuso para mim.Gostaria muito de ter sua valiosa opinão.
    Muito grata.

    1. O Tetraisopalmitato de ascorbila é vitamina C encapsulada, em forma de éster, que é mais estável. No entanto, há estudos que indicam que a vitamina C, em forma de L-ácido ascórbico penetra melhor na pele que estes derivados e que deve estar formulada a pH muito baixo. Mas, existem muitos interesses por trás destas alegações.

  12. Ola Andréia. Fui aconselhada a tomar comprimidos de isotretoina 5 mg com neostata de noite e neoretin de manhã nas zonas da mancha. O neostrata já uso há algum tempo. Tenho medo da isotretoina…não Iára sensibilizar mais a pele e provocar mais manchas?

  13. Gostei muito de seu artigo; obrigada.Gostaria de sugerir, se possível, artigos sobre massagens e exercícios faciais.Qual seria o benefício deles, etc…Um grande abraço

  14. ola boa tarde tenho acompanhado a pouco tempo o seu blog e tenho gostado banstante
    eu tenho a pele bem vermelha em volta do nariz, queixo e boca o que pode ser isso

Deixar uma resposta

Mais histórias
Be Unique, Be You.
Don`t copy text!