- Evitar o sol. Não há factor mais importante para evitar o envelhecimento, que evitar a exposição solar. Os raios UV destroem o colagéneo e a elastina da pele, causam manchas, o espessamento da pele e, em casos mais extremos, rugas. Por isso, a necessidade de usar protetor solar diariamente, durante todo o ano.
- Não fumar. Fumar depriva a nossa pele do oxigénio, liberta radicais livres e causa rugas. A pele fica baça, sem brilho e com maior tendência a manchas. E o que importa usar os melhores cosméticos, se continuamos a agredir a nossa pele continuamente fumando?
- Cortar no açúcar. Uma alimentação com baixo índice glicémico, rica em frutas frescas, vegetais, cereais integrais e proteína magra faz maravilhas ao corpo e à pele. Os estudos indicam que consumir muito açúcar leva à glicação da pele, o que resulta em rugas e perda de elasticidade.
- Controlar o stress. Elevados níveis da hormona do stress, cortisol, leva ao aumento do stress oxidativo, causando danos na pele. Meditar, fazer exercício são alguns dos exemplos de estratégias que podem ajudar a gerir o stress.
- Dormir de barriga para cima. Dormir de barriga para baixo ou dormir de lado, pode causar rugas e limitar o fluxo de sangue e oxigénio na face durante a noite. Por isso, a melhor solução é dormir de barriga para cima!
- Evitar o álcool. O álcool desidrata a pele, dilata os vasos sanguíneos da face, em alguns casos permanentemente! Além disso, por desidratar o cabelo, aumenta a probabilidade de pontas espigadas.
- Hidratar a pele. Usar um hidratante, especialmente um com antioxidantes, ajuda a proteger a pele e a combater o stress oxidativo, que resulta da poluição, dos raios UV e de outros danos causados à pele pelo nosso comportamento.
- Dormir bem. Não é à toa que se fala em sono de beleza. Dormir bem, ajuda a pele reparar-se e a regenerar-se e a combater todas as agressões do dia-a-dia.
Para mim, o mais difícil da lista é dormir de barriga para cima. Adoro dormir de bruços ou de lado. E para vocês, o que é mais difícil de fazer?