Eu nunca gostei muito de sauna, é verdade. Entre banho turco e sauna, a minha escolha era sempre banho turco. Sempre foi para mim mais fácil suportar que o ambiente seco de uma sauna. No entanto, desde que vim viver para Macau, a minha perspectiva mudou. Por exemplo, esta semana a humidade tem rondado sempre os 99%. Se com 20 graus o ambiente já se torna pesado e saturado, imaginem no Verão, 38 graus e humidade a 99%. Por isso, desde que aqui estou, tornei-me uma fã de sauna. Vamos falar dos benefícios?
A Sauna tem temperaturas que variam entre 70º e 90°, com humidade do ar entre 5 e 25%, ou seja, é um calor seco. E tem variados benefícios:
- Melhora a circulação sanguínea.
- Alivia dores articulares. [Não é à toa que o meu médico de medicina tradicional chinesa me coloca umas ventosas para retirar a humidade das articulações.]
- Descongestiona os poros.
- Ajuda a desintoxicar a pele.
- Ajuda a combater a retenção de líquidos.
- Relaxa os músculos e ajuda a eliminar tensões acumuladas.
- Dissipa o ácido láctico que se acumula nos músculos durante o treino, o que contribui para uma menor fadiga pós treino.
- Melhora o sono.
- Promove o bem-estar devido à libertação de substâncias endógenas, como endorfina e encefalina, que causam a sensação de bem-estar.
Sauna e Máscaras de Cabelo!
O calor da sauna dilata as escamas do cabelo e abre as cutículas que formam os fios, por isso, ao aplicar-se uma máscara, de preferência rica em óleos e queratina, faz-se com que estes penetrem mais e melhor nas fibras do cabelo. É excelente para acabar com o frizz do cabelo. Os resultados são tão bons que nunca mais vão pensar em entrar numa sauna sem colocar uma máscara nos cabelos!
Dicas!
- Tomar um banho antes para retirar a sujidade e a transpiração, especialmente, se fizemos exercício antes.
- Tomar um banho após de água fria para estimular a circulação.
- Não aplicar produtos no rosto nem no corpo porque ocludem os poros e não deixam a pele respirar.
- Beber água após a sauna para repor os níveis de hidratação do organismo.
- Os homens devem aproveitar para fazer a barba após a sauna, porque os folículos pilosos estão abertos, logo a remoção dos pêlos é mais fácil.
- Fazer uma máscara hidratante, para as peles secas e para as peles oleosas uma máscara purificante, porque os poros estão abertos e limpos, logo, os activos penetram melhor.
Espero que depois deste artigo, quem frequenta ginásios com sauna, não faça o que eu fazia, ou seja, passar pela sauna alegremente a caminho da piscina. E contem-me tudo! São fãs de sauna ou preferem banho turco? Uma Boa Semana!