Hoje venho falar de um retinóide muito conhecido, o Adapaleno, que é o primeiro retinóide que vai passar a poder ser vendido sem receita médica nos EUA, devido ao facto de ser muito seguro. Já está no mercado há bastantes anos, e a maioria das pessoas, seja em Portugal ou no Brasil, conhece-o por Differin. Vamos conhecê-lo melhor?
Adapaleno: o que é?
É um derivado da vitamina A e um retinóide de terceira geração da família do retinol e treinoína. Tem propriedades exfoliantes e anti-inflamatórias e impede a formação de comedões. Melhora também a vermelhidão, pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a fechar e a limpar os poros.
O adapaleno foi desenhado para maximizar os efeitos anti-acne dos retinóides e minimizar a inflamação associada aos mesmos. Além disso, não é fotosensível como o retinol ou a tretinoína.
Para quem?
Para quem sofre de acne e tem a pele sensível e não tolera retinol ou tretinoína. Pode também ser usado na prevenção dos sinais de envelhecimento como rugas, rídulas e manchas.
Usualmente os resultados começam a ser visíveis ao fim de 2 meses.
Como usar?
Aplicar 1 vez por dia antes de deitar. Em peles muito sensíveis aplicar em noites alternadas ou 3x por semana. É fundamental usar protetor solar todos os dias.
Em Portugal existe com o nome de Differin e em creme de 30 g que custa 5,89€ e em gel de 60g que custa 11, 63€.