Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Óleo essencial de Lavanda: usos e benefícios!

O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais usados no mundo. E é um dos óleos essenciais mais versáteis e que é bom ter em casa. Vamos saber mais?

Os óleos essenciais são líquidos aromáticos provenientes de flores, raízes, sementes ou flores. É importante comprar óleos essenciais puros, de grau terapêutico, porque muitos dos óleos essenciais que vimos no mercado contêm álcool, ou estão diluídos.

Benefícios do óleo essencial de lavanda!

  • Antioxidante. Usado em aromaterapia [colocar umas gotas de óleo essencial de lavanda no difusor] ou aplicado na pele ajuda o organismo a combater o stress oxidativo.
  • Ajuda a acalmar e a relaxar. Para quem está muito stressado ou nervoso, colocar 2 a 3 gotas de óleo essencial de lavanda nas mãos e inalar. Fazer 3 inspirações profundas. Outra forma de relaxamento é adicionar 5 gotas de lavanda e uma chávena de Sais de Epsom a um banho de imersão. Os músculos relaxam e é um momento SPA! Excelente para quem tem dores no corpo do exercício físico!
  • Melhora a qualidade do sono. Colocar 2 ou 3 gotas de óleo essencial de lavanda na almofada ajuda  a adormecer e melhora a qualidade do sono. O meu método preferido!
  • Ajuda nas picadas de mosquito e cortes. Colocar 1 gota de lavanda nas picadas de mosquito alivia a comichão e colocar 1 gota de lavanda num corte superficial desinfecta e ajuda a que pare de sangrar.
  • Ajuda nas dores de cabeça e enxaquecas. Aplicar 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta [peppermint] na mão e friccionar no fundo do pescoço e nas têmporas é um método muito eficaz de reduzir as dores de cabeça. E funciona muito rápido!
  • Ajuda no tratamento do acne. Adicionar 4 gotas de óleo essencial de lavanda ao creme habitual ajuda no tratamento do acne porque a lavanda tem ação antibacteriana, ajuda a regular a produção do sebo e evita cicatrizes.
  • Ajuda no tratamento do eczema. Adicionar 4 gotas de óleo essencial de lavanda ao creme habitual ajuda no tratamento e alivia a comichão e o desconforto.
  • Ajuda a clarear manchas da pele. Misturar óleo essencial de lavanda com óleo essencial de incenso [frankincense] ajuda a clarear as manchas. Eu estou rendida a este método! Como faço? Aplico os óleos essenciais em cima das manchas e depois coloco o creme habitual antes de deitar. E funciona!
  • Ajuda a baixar a febre. No outro dia, uma mãe na farmácia dizia-me que sempre que o filho tem febre coloca 2 gotas de óleo essencial de lavanda em óleo de coco ou de amêndoas doces e coloca nas palmas dos pés da criança e em 15 minutos a febre já baixou. E pelo que tenho lido sobre o assunto, a lavanda ajuda mesmo a baixar a febre.
  • Ajuda a cicatrizar lesões de herpes. Colocar 1 gota de óleo de lavanda numa lesão de herpes ajuda a que esta cicatrize mais rápido e que não seja tão dolorosa e incomodativa. Colocar 1 gota de óleo de essencial de melaleuca [tea tree] também ajuda.Eu estou a render-me aos óleos essenciais. Tenho alguns e gosto muito de usá-los. Não uso em difusor, mas aplico-os directamente na pele ou no caso da lavanda, também na almofada. E vocês? Gostavam de conhecer melhor outros óleos essenciais? Digam-me nos comentários!

Porque muitas pessoas me perguntaram nos comentários, eu gosto muito de usar os óleos essenciais da marca francesa Florihana, porque são 100% puros, e a maioria deles estão identificados como 100% biológicos. Podem comprar também no Celeiro, ou noutras lojas de produtos naturais.Tenham é em atenção se são 100% puros e de preferência biológicos.

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
#TrainLikeanAngel: Melhores Exercícios para os Glúteos!