Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Óleo essencial de Lavanda: usos e benefícios!

O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais usados no mundo. E é um dos óleos essenciais mais versáteis e que é bom ter em casa. Vamos saber mais?

Os óleos essenciais são líquidos aromáticos provenientes de flores, raízes, sementes ou flores. É importante comprar óleos essenciais puros, de grau terapêutico, porque muitos dos óleos essenciais que vimos no mercado contêm álcool, ou estão diluídos.

Benefícios do óleo essencial de lavanda!

  • Antioxidante. Usado em aromaterapia [colocar umas gotas de óleo essencial de lavanda no difusor] ou aplicado na pele ajuda o organismo a combater o stress oxidativo.
  • Ajuda a acalmar e a relaxar. Para quem está muito stressado ou nervoso, colocar 2 a 3 gotas de óleo essencial de lavanda nas mãos e inalar. Fazer 3 inspirações profundas. Outra forma de relaxamento é adicionar 5 gotas de lavanda e uma chávena de Sais de Epsom a um banho de imersão. Os músculos relaxam e é um momento SPA! Excelente para quem tem dores no corpo do exercício físico!
  • Melhora a qualidade do sono. Colocar 2 ou 3 gotas de óleo essencial de lavanda na almofada ajuda  a adormecer e melhora a qualidade do sono. O meu método preferido!
  • Ajuda nas picadas de mosquito e cortes. Colocar 1 gota de lavanda nas picadas de mosquito alivia a comichão e colocar 1 gota de lavanda num corte superficial desinfecta e ajuda a que pare de sangrar.
  • Ajuda nas dores de cabeça e enxaquecas. Aplicar 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta [peppermint] na mão e friccionar no fundo do pescoço e nas têmporas é um método muito eficaz de reduzir as dores de cabeça. E funciona muito rápido!
  • Ajuda no tratamento do acne. Adicionar 4 gotas de óleo essencial de lavanda ao creme habitual ajuda no tratamento do acne porque a lavanda tem ação antibacteriana, ajuda a regular a produção do sebo e evita cicatrizes.
  • Ajuda no tratamento do eczema. Adicionar 4 gotas de óleo essencial de lavanda ao creme habitual ajuda no tratamento e alivia a comichão e o desconforto.
  • Ajuda a clarear manchas da pele. Misturar óleo essencial de lavanda com óleo essencial de incenso [frankincense] ajuda a clarear as manchas. Eu estou rendida a este método! Como faço? Aplico os óleos essenciais em cima das manchas e depois coloco o creme habitual antes de deitar. E funciona!
  • Ajuda a baixar a febre. No outro dia, uma mãe na farmácia dizia-me que sempre que o filho tem febre coloca 2 gotas de óleo essencial de lavanda em óleo de coco ou de amêndoas doces e coloca nas palmas dos pés da criança e em 15 minutos a febre já baixou. E pelo que tenho lido sobre o assunto, a lavanda ajuda mesmo a baixar a febre.
  • Ajuda a cicatrizar lesões de herpes. Colocar 1 gota de óleo de lavanda numa lesão de herpes ajuda a que esta cicatrize mais rápido e que não seja tão dolorosa e incomodativa. Colocar 1 gota de óleo de essencial de melaleuca [tea tree] também ajuda.Eu estou a render-me aos óleos essenciais. Tenho alguns e gosto muito de usá-los. Não uso em difusor, mas aplico-os directamente na pele ou no caso da lavanda, também na almofada. E vocês? Gostavam de conhecer melhor outros óleos essenciais? Digam-me nos comentários!

Porque muitas pessoas me perguntaram nos comentários, eu gosto muito de usar os óleos essenciais da marca francesa Florihana, porque são 100% puros, e a maioria deles estão identificados como 100% biológicos. Podem comprar também no Celeiro, ou noutras lojas de produtos naturais.Tenham é em atenção se são 100% puros e de preferência biológicos.

  1. Olá Andreia,

    Gostei muito do artigo, não fazia ideia de que os óleos essenciais poderiam ter tantas finalidades! Agradeço se puder falar sobre outros óleos e também o melhor local para os adquirir.
    Gosto muito de ler os seus artigos! Obrigada e bom ano! 🙂

  2. Olá Andreia,
    🙂

    Sou fã deste e outros óleos essenciais.O óleo essencial de LAVANDA é um grande equilibrante a nível cutâneo e um excelente calmante a nível ofativo.
    É a rainha das essências tem muitas propriedades benéficas para a pele.
    Regulador sebáceo, calmante, estabilizante e anti-inflamatório. Este em particular adoro pôr umas gotinhas na almofada, nas nossas e na minha pequenina…..ajuda nos a ter um sono bem mais tranquilo. Uso tb CONTRA PICADAS DE INSECTOS , têm uma acção CALMANTE e ANTIVENENO ( aplico directamente),Tem uma excelente acção aromática (Relaxante e equilibrante mental) aqui uso com óleo de amêndoas doces junto umas gotinhas de óleo lavanda no queimador de óleos essenciais e deixa na casa um agradável cheirinho.
    Gosto bastante do óleo essencial de eucalipto, camomila e de Arbol del te

    Bjinhos

  3. ola, escrevo do Brasil, um dia navegando vi seu site e gostei! Utilizo óleo essencial de lavanda para lavar os cabelos: diluo com agua 50/50 o shampoo de escolha e coloco algumas gotas de lavanda ou tea tree. Sensação de limpeza maximizada, preventivo e curativo de doenças do couro cabeludo e ainda perfuma. Mas também uso óleos essenciais para picadas de insetos, secativo/curativo de pequenas feridas/espinhas, aromatizador de ambiente (aquecendo o O.E.) no hidratante, alguns como anti rugas, etc. É tão incrível que pretendo estudar a respeito.

  4. Olá Andreia 🙂 Gostei da rubrica. Gostava que falasse no óleo essencial de orégãos, já li que, em associação ao da árvore do chá é bom para combater os fungos. Fará algum sentido? Beijinho

    1. Olá Daniela!
      Faz sim, tea tree e óleo essencial de orégão são excelentes como antifúngicos. Para quem tem fungos nas unhas funcionam muito, mas muito bem. Melhor que os tratamentos convencionais. Beijinho

  5. Olá Andreia muito obrigada pela informação, preciosa, que apresenta no blog. Se e quando puder gostava que falasse sobre os óleos essenciais.

  6. Também é um tema que me interessa muito. Andreia a marca que refere é bio? Gostava de adquirir alguns, e mesmo atrever-me a fazer misturas entre eles, mas queria que fossem 100% biológicos. Adoro, alfazema, rosmaninho, alecrim, inclusive, tenho essas plantas, mas, por falta de informação, às vezes nem sei o que fazer com elas. Se puder escrever mais e dar receitas de como tirar o melhor proveito, agradeço. Um beijinho e parabéns pelo blog. Sara

    1. É BIO sim. São óleos 100% puros, 100% naturais e com certificação de 100% orgânico. Existem alguns que não são BIO, mas estão todos devidamente identificados. A alfazema ou lavanda que tem em planta, pode secá-la e pôr em bolsinhas para aromatizar o quarto ou adicionar a um banho de imersão. Tem estas propriedades que falei, calmantes e relaxantes. Beijinho

  7. Olá Andreia,

    Que post e tematica tão boa, obrigada pela partilha 🙂
    Fiquei apenas com uma dúvida. Tendo em conta que pode ser usado para tratar o acne, trata-se de uma óleo não comedogénico, certo?

    Obrigada e beijinhos

  8. Se são BIO, vou então encomendar 🙂 . E sim, vou aceitar a ideia e aproveitar as plantas que tenho para aromatizar as gavetas e o ambiente. Obrigada. Beijinho

  9. Será que os da bodyshop são naturais? Alguém já utilizou? Recebi em prenda de lavanda e vou aplicar uma gotas nas almofadas ?
    Obrigada pelas ideias e resoluções práticas.

  10. Olá Andreia. Ando muito curiosa acerca dos óleos essenciais mas ainda não experimentei. Chegou a hora! Também vivo em Macau, e gostava de saber a melhor maneira /site onde possa encomendar os óleos da Florihana.
    Obrigada

  11. Olá Andreia,
    Eu tenho vários cremes para manchas (ketrel, ácido azelaico, pigmentclar sérum, gel despigmentante forte da Neostrata etc.), no entanto não ponho todos os dias, daí não notar tantos resultados, mas gosto sempre de experimentar outras dicas, como a de óleos essenciais de lavanda e incenso conjugados. Funciona realmente? Durante quanto tempo se deverá aplicar para se poder ver resultados? Estou a pensar adquirir nesse site que mencionaste!
    Obrigada, beijinhos!

  12. Oi Andreia! Você não usa no difusor porque não vê funcionalidade, ou por questão de gosto mesmo? Comprei um, ouvi tantos relatos, mas não consegui me apaixonar por ele hahaha.

    1. Olá Camila! Não comprei porque na verdade fico satisfeita de aplicar apenas na pele. E porque como estou em Macau por tempo indeterminado, ainda não me senti tentada…

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Óleos de Cabelo, diferentes formas de usar!