Eu tento ser uma pessoa saudável. Corpo e mente! E hoje vou partilhar a minha receita de beleza e saúde. Como qualquer receita é personalizada, e existem dicas que não farão sentido para a maioria das pessoas. No entanto, podemos sempre aprender algo de novo com a rotina dos outros e selecionar o que podemos incorporar na nossa própria rotina. Além disso, nunca expliquei bem os motivos pelos quais tenho determinados comportamentos, logo, hoje é o dia. 🙂
- Usar uma pasta de dentes sem flúor. Para quem tem problemas de tiróide, altos níveis de flúor alteram o sistema endócrino, abrandando o funcionamento da tiróide e podendo mesmo causar hipotiroidismo. Infelizmente, nos dias de hoje, a água canalizada, as pastas de dentes com flúor acabam por nos deixar expostos a altos níveis de flúor. Logo, para quem tem problemas de tiróide é mesmo melhor evitar as pasta de dentes com flúor. Por exemplo, uma das pastas mais famosas, a Pasta Medicinal Couto não tem flúor!
- Não consumir soja. Esta é uma decisão que tomei no ano passado e posso dizer que me sinto muito melhor. Deixei de me sentir inchada e com dificuldade em fazer a digestão. Não uso molho de soja e substituo por Coconut Aminos, que é um tempero à base do sumo do coqueiro que tem um sabor bastante semelhante à soja. Por exemplo, se for comer japonês, levo o meu próprio molho. 🙂 Isto é de especial importância para todas as pessoas que têm problemas de tiróide, problemas hormonais ou que não fazem bem a digestão. É incrível como quase tudo leva soja, até mesmo os chocolates! Logo, sou super atenta aos rótulos!
- Trocar os iogurtes por kéfir. Aqui em Macau, é muito difícil encontrar um iogurte que tenha menos de 12g de açúcar. Além disso têm um sabor muito artificial! Portanto, eu que era uma fã de iogurtes deixei de consumi-los.
O kéfir de leite é uma bebida fermentada a partir do leite e adoro a cremosidade e o facto de ser super versátil [como um iogurte líquido!]. Gosto de misturar com aveia, linhaça triturada, sementes de chia e canhâmo à noite e com fruta aos pedaços como banana ou frutos vermelhos, polvilhar com canela e de manhã tenho o pequeno almoço preparado! 🙂 Ideal para quem tem problemas intestinais e se sente sempre inchado e/ou não faz bem a digestão. Para quem vive em Portugal, é relativamente fácil encontrar iogurtes sem açúcares adicionados. Escolham esses. 🙂
- Usar champô sem sal e sem sulfatos. Depois de ter feito um tratamento de queratina, passei a usar um champô sem sal e sem sulfatos e posso dizer que o meu cabelo tem muito menos frizz e controla-se muito mais facilmente. O que me tem permitido lavá-lo, dia sim, dia não, graças ao champô seco e ao facto de quando acordo não estar muito rebelde. E assim, tenho conseguido cumprir uma das minhas resoluções de ano novo, que é não lavar o cabelo todos os dias.
- Beber chá matcha. Especialmente no Verão gosto de chá Matcha, que é um tipo de chá verde em pó, que pode ser adicionado a água morna, logo não é necessário ferver e tem 137x mais antioxidantes que o chá verde. Tem um sabor mais amargo e há quem goste de adicionar ao leite e fazer um matcha latte. Eu pessoalmente prefiro beber apenas com água, simples.
- Adicionar uma colher de sopa de sementes de chia à manteiga de amêndoa ou de amendoim. Eu só compro manteigas de amêndoa ou amendoim que contenham apenas frutos secos e sal. Nada de óleos adicionados ou açúcar. Mas como os frutos secos acabam por libertar óleos naturalmente, quando abrimos o frasco usualmente temos óleo à superfície. E aí adiciono uma colher de chia e misturo muito bem. Assim, aumento a quantidade de fibra da manteiga e o sabor não é alterado.
- Trocar o arroz branco por arroz castanho, vermelho ou preto. Gosto muito de arroz castanho, mas também de arroz preto ou vermelho. O tempo de cozedura é maior, mas são muito saborosos e ricos em antioxidantes. Mais ricos em proteína e fibra, mantém os níveis de açúcar estáveis e dão mais saciedade.
- Beber chá de alcaçuz. Em inglês, chá de licorice root, gosto especialmente dos chás da marca inglesa orgânica Pukka. O alcaçuz tem propriedades anti-inflamatórias, estimula o sistema imunitário e ajuda na digestão. Mas, eu uso-o para baixar os níveis de cortisol, a hormona do stress. Uso muitas vezes também ashwagandha em comprimidos, que também ajuda a baixar os níveis de stress. Quando se trabalha 6 dias por semana, precisa-se de dar uma ajuda extra ao corpo e à mente.
- Ter sempre uma sopa feita. A sopa é a minha refeição preferida para todos os dias em que saio do trabalho às 21h30. Rápida de aquecer e evito dores de cabeça a pensar o que vou comer!
- Tomar um banho de imersão com Epsom Salts [sais de magnésio] e bicarbonato de sódio uma vez por semana. Gosto de adicionar umas gotas de óleo essencial de lavanda. Ajuda a relaxar os músculos e acalmar a mente. Quem não tiver sais de magnésio pode usar sal grosso da cozinha!
- Usar produtos de beleza na rotina da manhã cheios de antioxidantes para proteger dos raios solares e da poluição. Usar um sérum de vitamina C todas as manhãs como o OST Sérum de vitamina a 20%, creme de dia antioxidante [estou a usar o Daywear da Estée Lauder] e de olhos [Skinceuticals AOX+gel] e protetor solar 50+. Todos os dias, sem exceção, seja Verão ou Inverno, nunca dispenso os produtos de beleza antioxidantes e o protetor solar 50+.
As minhas dicas são bastantes aleatórias e não estão ligadas entre si, mas todas elas contribuem para o estilo de vida no qual me sinto mais confortável e de forma a evitar que os meus níveis de hormonas da tiróide que estão no limiar do aceitável, piorem e necessite de medicação. E vocês? Têm alguma receita de beleza e/ou saúde que queiram partilhar? Alguma alteração recente no vosso quotidiano que vos fez sentir bem melhor? Contem-me tudo!