Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Rotina de Beleza para quem está nos quarenta!

Houve mais do que uma pessoa a pedir-me este artigo, portanto, hoje vou falar das preocupações e dos produtos que devem ser adequados a quem já soprou as velas dos quarenta!

Usualmente, é por volta dos quarenta anos que os sinais de envelhecimento se tornam mais visíveis. As rugas no contorno de olhos, algumas linhas finas que se tornam mais visíveis, a pele que se torna menos firme e muitas vezes tem um ar cansado e falta de luminosidade, que uma boa noite de sono [quando as há] não parece ajudar. Estes são os problemas globais, porque, quem tem uma pele mista ou oleosa usualmente terá como maior preocupação a flacidez, uma pele mais seca terá como maior preocupação as rugas e a falta de hidratação.

Rotina de Beleza para quem está nos quarenta! O que usar?

  • Continuar a usar um sérum de vitamina C pela manhã. É algo que se deve começar aos 20 anos porque a vitamina C protege a pele do stress oxidativo provado pelos raios solares, pela poluição, que levam a um envelhecimento solar precoce. Além disso, o uso continuado de vitamina C em concentrações elevadas leva a que rugas e linhas finas fiquem menos visíveis e ajuda na perda de firmeza, bem como contribui para uma pele radiante e com um ar luminoso.
  • Usar um creme adequado às preocupações da pele. Um das maiores dificuldades para quem tem a pele mista ou oleosa é encontrar um creme ou um fluido que seja reafirmante e/ou anti-rugas que não seja demasiado pesado. Apesar das marcas nos últimos anos terem melhorado bastante este aspeto, para quem tem acne ou a pele demasiada oleosa ainda não é tão fácil assim!
  • Não lavar a pele de manhã com produtos de limpeza. A menos que a pele seja demasiado oleosa, limpar a pele de manhã com apenas água é mais do que suficiente.
  • Ter uma rotina consistente. Não prescindir dos séruns, que são mais concentrados que os cremes e não esquecer o creme de contorno de olhos.
  • Usar um creme com retinol à noite no Inverno.

Produtos interessantes!

  • Mizon Collagen 100. Com 90% de colagéneo hidrolizado marinho, ajuda a manter a elasticidade da pele, a reafirmar e a preencher e hidratar a pele. Contém ainda tripéptido de cobre e vitamina B5 que são ingredientes que previnem o envelhecimento da pele. Com extratos de framboesa, arnica, gentiana e portulaca que protegem a pele do stress oxidativo. Com ácido hialurónico, alantoína, trehalose que hidratam e suavizam a pele. Sérum aquoso, que pode ser usado mesmo em peles oleosas e mais sensíveis.
  • Frezyderm Anti-age sérum revitalizador. Com oligosacarídeos, que hidratam a pele e péptidos, que atuam sobre a elasticidade e tonicidade da pele. Com antioxidantes como Artemia salina e D-Ribose, que protegem as células da pele dos danos ambientais e darutoside, que dá luminosidade à pele. Textura muito fluida, não oleosa.
  • Mizon Peptide 500. Com 45% de péptidos para melhorar o aspecto de rugas e linhas finas. Com pentapéptido-13 que hidrata e Palmitoil Pentapéptido-4 que ajuda a aumentar a produção de colagéneo e a dar firmeza à pele. Contém acetil-hexapéptido-8 que estimula a renovação celular e hidrata e ajuda a reduzir rugas e linhas finas. O Tripéptido-1 de Cobre ajuda a reparar a pele e é anti-inflamatório. Contém ainda ácido hialurónico que hidrata a pele. Sérum aquoso, que pode ser usado mesmo em peles oleosas e mais sensíveis.
  • Filorga Time-Filler Mat. Creme de dia ou/e noite para peles mistas ou oleosas. Reduz a aparência dos poros devido à sua ação adstringente, enquanto trata a pele e previne o aparecimento de imperfeições residuais. Ajuda a suavizar rugas, devido à incorporação de um tripéptido, para uma aparência mais harmoniosa e rejuvenescida. Contém também um potente péptido que estimula a síntese de ácido hialurónico e colagénio, para um efeito de preenchimento visível. O pidolato de zinco associado a um extrato de vegetal, garantem um efeito matificante e seborregulador para o controlo do brilho, durante todo o dia.
  • Skinceuticals Metacell Renovação B3. Creme de dia e/ou noite com 5% de niacinamida, combinada com 2,5% de tri-péptido e 15% de glicerina para corrigir os primeiros sintomas de fotoenvelhecimento. Ajuda a uniformizar o tom de pele, reduz as rugas e dá elasticidade à pele. Hidrata profundamente sem deixar a pele oleosa. Indicado para peles normais a secas.
  • The Ordinary Advanced Retinol 2%.  Com 2 tipos diferentes de retinóides, que não são tão sensibilizantes como o retinol puro. É excelente como anti-rugas e anti-manchas. Pode ser usado também por quem tem acne, porque o retinol melhora o acne, borbulhas e pontos negros.
  • Sesderma Retises Contorno de Olhos. Creme anti-rugas com uma combinação de retinol, derivado da vitamina C e um complexo redutor de bolsas e olheiras. Indicado para combater os sintomas de cansaço e de envelhecimento no contorno dos olhos. Contém ainda extracto de hibiscus com ação anti-rugas de expressão e Palmitoil Oligopeptide que estimula a síntese de elastina e glicosaminoglicanos, melhorando a elasticidade da pele.

E o que podemos concluir? Que produtos que contenham péptidos, colagéneo, retinol e antioxidantes como a vitamina C e o resveratrol entre outros são os nossos melhores aliados na prevenção e correção dos sinais de envelhecimento existentes. A nossa rotina deve ser algo personalizado tendo em conta as nossas necessidades específicas e as texturas às quais a nossa pele reage melhor. Espero que depois de lerem este artigo, consigam ter uma melhor ideia de como construir a vossa rotina de beleza! 🙂

Photo Credits: Uma Thurman photographed by Peter Lindbergh, Pirelli Calendar, 2017.

  1. Olá Andreia, muito obrigada por mais um fantástco post! Gostaria que me informasse como se utiliza o The ordinary advanced retinol 2%. Ele é um serum ou um hidratante? Gostaria ainda de saber se o Sesderma Retises Contorno de olhos tem alguma proteção solar. Gostava de usar um creme contorno de olhos anti aging mas com SPF, pois é uma zona muito sensivel e onde não passo geralmente o CC cream. E por ultimo, gostava de saber se da gama Mizon, o Snail Repair Intensive Ampoule, que não menciona aqui, também é para dp dos 40, anti envelhecimento. Isto porque quero encomendar mas ao ler as descrições parece-me mais aconselhavel para a minha pele que é madura, com algumas rugas, sensivel, com vermelhidão e algum acne. Muito obrigada e continue a dar-nos sempre dicas fantásticas 🙂

    1. Olá Paula,
      o retinol da The Ordinary usa-se como um creme, apenas à noite. pode-se colocar um creme de seguida, mas apenas hidratante. Relativamente ao creme de contorno de olhos com SPF, neste momento só me consigo lembrar do Clinique Superdefense SPF20! O Sesderma Retises Olhos por ter retinol, só deve ser usado à noite. Sim, o Mizon Snail Repair também pode ser usado por mais de 40 anos, especialmente por quem tem a pele sensível e acne! 😉

      1. Agradeço a pronta resposta Andreia 🙂 O The ordinay retinol 2% é bem tolerado por peles sensiveis? Eu já uso o Redermic R e sem qualquer problema, mas não sei se este terá mais % de retinol….Na minha rotina da noite costumo, tb por aconselhamento deste fantástico blog, utilzar antes do creme, o serum da Endocare. Neste caso, continuo a utilizá-lo ou não são compatíveis? Muito obrigada

      2. Olá Andreia
        Gostaria de saber se os produtos da C-vit da Sesderma, o fluido e o serum podem ser utilizados à noite. Tenho pele mista com alguma acne e já estou nos 40. Obrigada desde já é Conti UE com este fantástico blog.
        Um abraço
        Erme.

  2. Andreia será que podes fazer um post sobre os cremes que as grávidas não podem usar. Estou grávida de poucas semanas, mas dentro de 1 mês acabam os produtos que estou a usar no rosto e tenho muitas dúvidas sobre o que posso usar. Vitamina C? Já li com produtos com retinol e outros ácidos são desaconselhados na gravidez, mas confesso que estou perdida no assunto…

  3. Olá Andreia eu neste momento estou a usar a gama completa da Vichy liftactiv supreme tenho 41 anos não sei se é apropriada ou suficiente porque tenho pele mista flacidez já tenho rugas visíveis e tenho a pele bastante sensível quando aplico os cremes sinto um pouco de ardor na pele e nos olhos,gostaria que me aconselha se, e tb gostaria de saber que creme usar no colo porque já tenho uma linhas marcadas, desde já um muito obrigada e parabéns pelo seu post

    1. Olá Sofia,
      pode usar por exemplo o Filorga Time-Filler mat que falei no post e antes usar como sérum o Mizon Collagen! 🙂

      1. Olá Andreia muito obrigada pelos cremes que me aconselhou, pode me dizer se posso usar o Filorga time filler no colo? E gostaria que me aconselha se um creme de contorno de olhos e se devo de usar um serum de vitamina c para além do mizon colagen? Beijinhos e obrigada pela sua generosidade ?

        1. Sim, Sofia, pode usar o Time-Filler no colo e no rosto! Se tem a pele muito sensível, não pode usar um sérum de vitamina C com uma concentração muito elevada. Como creme de olhos, aconselho o Endocare tensage, adequado a pele sensível! 🙂

  4. Mais um post de grande utilidade.
    Os comentários vêm confirmar a faixa etária de grande parte das leitoras.

    Minha experiência pessoal: perante cenário de acne em pele madura, e aconselhada pela Dermatologista fiz ~3anos de Time Filler Mat e Time Filler eyes. Sao óptimos. Contudo, como a oleosidade aumentou resolvi mudar. Atualmente faço Shiseido Glow Revival Cream como rotina de noite apoz COSRX BHA.

    Para os olhos vou ponderar o seu conselho. Ultimamente basta dormir mal para ter papos em conjunto com as habituais olheiras.

    A minha Vit C (Novaexpert) está quase a acabar. Vai repor stock da sua C20 no asanAsian?
    Ansiosa pela chegada do Mizon
    Bjs

    1. Olá Lu!
      Vou repor sim, ainda até ao final do mês deve estar disponível! 🙂

      Para as olheiras, o Sesderma K-vit serum olhos também é muito bom. Fica com mais uma opção! Obrigada pelo feedback, é sempre bom saber o que resulta! Beijinho 🙂

  5. Boa noite Andreia. Adoro o seu blog! Gostaria de lhe fazer uma pergunta: uso de vez em quanto às ampolas Clique One, mas gostaria que me aconselhasse um creme ou serum com 20% de vitamina C, e que se venda em Portugal. Sabe de algum? Obrigada pela atenção.

      1. Olá novamente, Andreia. Eu já tentei encomendar o serum de vitamina C da sua loja online, mas está sempre esgotado… neste momento estou a usar o de vitamina C 23% da The Ordinary. Qual a sua opinião em relação a este produto? Obrigada e beijinho.

        1. Neste momento já está disponível. O da Ordinary é muito bom também, mas por ser uma suspensão, pode parecer mais difícil de espalhar. Mas nada melhor que vitamina C! 🙂

    1. Olá novamente, Andreia. Eu já tentei encomendar o serum de vitamina C da sua loja online, mas está sempre esgotado… neste momento estou a usar o de vitamina C 23% da The Ordinary. Qual a sua opinião em relação a este produto? Obrigada e beijinho.

  6. Olá, adoro as suas dicas, é uma grande profissional ! Fiquei curiosa no sentido que de manhã só devemos passar água no rosto , por acaso limpo sempre , e I que é estranho o algodão ainda fica um pouco sujo, mas à noite certifico me que a pele fique sempre limpa , e só fico descansada quando realmente o algodão fica branco . Podia me ajudar neste aspecto ! Obg

      1. Obg! Já agora eu gostava de um produto que limpe, de forma eficaz e rápido , eu estou usar um óleo da marca babor , já experimentei Tb o da lierac e o da caudalie, mas ouvi falar mt bem do óleo da shisheido para peles mistas e oleosas ? Acha que é bom? Pode me dar outra alternativa? Obg por tudo

  7. Olá Andreia ainda bem que me avisa porque era para comprar as ampolas de vitamina c da clique one, não aconselha para peles sensíveis?sabe me dizer se existe produtos de vitamina c e cremes de retinol para peles sensíveis? Mais uma vez muito obrigada ?

  8. Olá Andreia ainda bem que me avisa porque ia comprar as ampolas de vitamina c da clique one, não aconselha para peles sensíveis? Será que me pode dizer o que há para peles sensíveis que contenha vitamina c e cremes com retinol? Obrigada mais uma vez ☺️

    1. Olá Sofia,
      para peles sensíveis, o retinol que aconselho é o Redermic R, e o creme de vitamina C, aconselho Redermic C, que tem 5% de vitamina C.

  9. Obrigado pelas dicas Andreia! tenho 47 anos e desde os 18 anos que tenho o ritual de limpar, tonificar e hidratar e tive a sorte de ler um artigo nas primeiras “Marie Claire” portuguesas mais ou menos com essa idade, sobre a importancia de aplicar os produtos com massagem, e cumpro religiosamente esses gestos, não sei se é disso mas a verdade é que praticamente não tenho rugas, nem na testa, nem contorno dos olhos. Como não posso comprar todos os produtos que gostaria, uso e abuso dos cremes hidratantes mas recentemente comprei um serum da caudalie, e noto diferença na luminosidade da pele, embora nem seja da gama indicada para mim ( foi-me indicada pelas farmacêuticas, que não perceberam a minha idade:) o próximo vou comprar o outro indicado mais para os 40!
    Realmente, há uns tempos percebi que já não sentia a pele muito bem depois de aplicar o gel de lavar o rosto, mas descobri o Sensibio da Bioderma e estou a gostar muito, não seca nada a minha pele sensível. Com esta idade será aconselhado começar a usar a vitamina C? há uma linha do Body Shop com vitamina C é aconselhada? Obrigada!

  10. Olá Andreia e obrigada desde já pelas preciosas informações k nos presta! Tenho 3 questões: 1) eu limpo o rosto com um sabonete líquido da CeraVe de manhã e à noite. À noite, pra tirar todas as impurezas do dia e restos do protector solar e de manhã pk aplico produtos com retinol ou outros ácidos e acredito k devam ser BEM removidos pela manhã, sob pena de ficarem a pairar na pele se forem apenas lavados com água. Não está correcto? 2) o protector solar deve ser removido com água micelar ou desmaquilhante (é só depois lavar) ou basta lavar com cleanser? 3) queria muito, muito, muito pedir um post sobre as incompatibilidades entre os componentes dia produtos, ex: se usar niacinamidas não usar vitamina C, ou se usar ácido azelaico não usar vitamina A, enfim… Pode ser? Please????? Obrigada!!!

  11. Olá, Andreia! Gosto muito de ler os teus posts, e este em particular! Para ficar ainda mais completo, gostava de saber O protector solar e O creme corporal para quem, como eu, está nos 40!

    Vou experimentar estas dicas! Tenho andado a usar o Redermic R e C. O que me diz?

    1. Tem de me dizer qual é o seu tipo de pele, Cris, para lhe poder aconselhar um protetor solar! Quanto ao corpo, depende bastante da sua preocupação maior. Hidratar, tonificar?
      Parece-me bem sim! Se quiser pode complementar com o Mizon Peptide antes do Redermic, para um melhor efeito! 🙂

      1. Tenho pele mista (com o surgimento, muito recente, de algumas manchas tipo sardas). Para o corpo preciso de um creme que nutre e ajude na firmeza da pele.
        Obrigada!

  12. Olá Andreia como quero ter uma rotina diária e ajudar a minha pele nesta fase dos 40 anos e quero seguir os seus conselhos,será que me pode orientar como será a forma correta de eu aplicar estes cremes na minha rotina diária Filorga time filler mat Redermic c e redermic r ? É de for possível indique me um bom protetor solar para a minha pele mista e sensível desde já muito obrigada pela sua ajuda ☺️

  13. Mais um post fantástico. Deu e continua a dar tanto que falar.
    Parece que somos muitas leitoras “maior de 40”.

    Se ajuda a algumas letoras, posso dizer que no seguimento de uma consulta à dermatologista, e como complemento de medicação oral e tópica para a acne, fiz o time filler mat e time filler eyes, são ambos muito bons.
    Como a dada altura a oleosidade aumentou, tive de trocar o hidratante e foi bastante difícil encontrar um anti-rugas para peles acneicas. Estou neste momento com Shiseido – Glow Revival Cream, apenas à noite.

    Destas novas dicas vou adotar o sesderma para contorno de olhos. De há algum tempo para cá as noites mal dormidas traduzem-se em papos, a acrescer às habituas olheiras.
    Já chegou o meu Mizon, espero ter tão bons resultados quanto o COSRX BHA. Em breve dou notícias sobre o efeito.

    Beijinhos

    1. Olá Sónia,
      estará disponível este mês, fique atenta! 😉 Imediatamente após o laser, não aconselho, porque a pele fica muito sensibilizada, mas 1 semana depois, pode sim!

  14. Olá, Andreia,
    Gostaria de pedir alguns conselhos relativamente à minha pele:

    A minha pele tem as seguintes características:
    • Pele muito desidratada, por vezes até escama;
    • Manchas de acne;
    • Borbulhinhas muito pequeninas (como as da imagem, mas não sendo pontos negros), que surgem ocasionalmente. Não são em grande quantidade, mas com as outras características todas juntas, também prejudica;
    • Borbulhas “internas”… ou seja, os poros ficam obstruídos… se “espremer” sai uma massa esbranquiçada/amarelada, quase sólida… mas se não “espremer” demora imenso tempo a desaparecer, incha e dói… não sei se me fiz entender muito bem…
    • Baça, pouco viçosa e luminosa;
    • Textura muito irregular, cheia de imperfeições;
    • Olheiras muito negras e marcadas (mas sem o formato de papos)
    • T25 anos

    Não vejo resultados e já experimentei muita coisa e inclusive dermatologista. Tem algum conselho?
    Obrigada.

  15. Olá Andreia, já tentei encontrar os produtos do especial Abril no site, mas não consigo encontrar. Já não se encontram disponíveis? Obrigada

  16. Olá, Andreia, desde que descobri a sua página que tenho vindo a acompanhar os seus artigos com muito interesse. Gostaria que me informasse se os produtos deste artigo são apropriados para quem já atingiu os 50? Obrigada

  17. Olá Andreia, estou a adorar os meus novos produtos 🙂 estou a colocar o mizon collagen a noite e o C20 demanha e estou a usar o filorga time-filler pele normal e protector solar 100+ da isdin. estava a usar o ketrel em dias alternados mas como ja faz muito calor deixei de colocar por completo e queria uma sugestão sua para as manchas que são muitas, que se possa usar agora no verão, para que nao escureça ainda mais. tenho 41 anos. beijinho grande 🙂

    1. Olá Lúcia,
      fico tão contente de estar a gostar! Pode usar o Dr. Wu Ácido Mandélico 18% 2-3x por semana do asanASIAN ou se preferir pode substituir o Kétrel pelo Redermic R. Evite a exposição solar ao máximo, proteja-se do sol!

  18. Andreia, para quando estão de volta os Mizon?? Estão esgotados e quero fazer encomenda completa para os Açores!
    Aguardo notícias e obrigada

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Tratamentos de rosto para fazer à noite!