Eu vivo na Ásia. E aqui a preocupação da manhã é aplicar o protetor solar, depois dos 10 passos prévios da rotina asiática. Seguido da maquilhagem com proteção solar. Foge-se do sol, e reaplica-se o BB cushion com proteção solar 50+ à hora de almoço. Usa-se sombrinha com proteção UV no verão sempre que se anda na rua e sempre que há um raio de sol. Não se faz praia, e a foto de bikini na Tailândia significa que foi vestido e despido em menos de 15 minutos, porque estar na praia, só com roupa e à sombra, e de preferência, pouco tempo. Uma miúda local uma vez disse-me que ser-se branca é mais importante que ser magra e bonita. Exagero, pensam vocês! Mas aqui, todas querem ser magras, muito magras, muito brancas e bonitas. E sem manchas.
A pele asiática tem bastante tendência a manchas. Já que não têm tendência para ter rugas, têm tendência a ter manchas. Portanto, sempre que alguém diz que tem tendência a manchas e que o protetor solar não resultou na exposição solar em praia ou piscina, eu lembro-me desta rotina de beleza asiática. Não podemos achar que o protetor solar não funciona se nos expomos directamente ao sol, não reaplicamos o protetor solar sempre que se vai ao banho, se deixamos a nossa pele aquecer em demasia, se temos a pele agredida e se estamos a tomar medicamentos fotosensibilizantes.
As manchas de pigmentação resultam de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc. Outros factores como uma cicatriz recente de cirurgia, depilação recente ou lasers podem levar a manchas na pele. Existem também alguns cosméticos que devem suspensos no verão como a tretinoína [Kétrel], hidroquinona bem como cremes com cortisona porque podem causar novas manchas e piorar as existentes. E, muito importante, quem tem tendência a manchas, como eu, vai ter sempre tendência a manchas. Portanto, terá de ter sempre muitos cuidados, para evitar que mais manchas apareçam e que as que existam fiquem mais visíveis.
Cuidados a ter no Verão!
- Não se expor ao sol diretamente quando na praia ou na piscina. O melhor é usar sempre um chapéu de abas largas, usar óculos de sol e estar na sombra. Reaplicar o protetor solar após cada mergulho e a cada 2 horas.
- Sempre que se sentir a pele mais quente, pulverizar com água termal. Esta também é uma dica para quem sofre de vermelhidão ou rosácea, que também deve evitar a exposição solar directa.
- Quando em ambiente urbano, usar protetor solar 50+ e colocar maquilhagem também com proteção solar.
- Nas zonas de manchas, melasmas e cicatrizes, reforçar a proteção solar com um stick solar. Esta é uma boa dica também para quem faz praia, porque pode usar o stick na zona do contorno de olhos, porque não transfere, logo não lacrimeja.
E que produtos usar no Verão?
Esta é uma das dúvidas que mais recebo. Chega o Verão suspende-se a tretinoína [Kétrel] e agora, o que posso usar? O que aconselho sempre é a usar um sérum de vitamina C de manhã. Para peles sensíveis, o Klairs Vitamina C 5% serum é uma boa opção, para quem não tem a pele sensível, o OST Sérum de Vitamina C a 20% [Esteve esgotado, porque a marca esteve a fazer o rebranding, e agora chama-se [TIAM] My Signature C-Source. A fórmula mantém-se a mesma]. Incrível, o bom feedback que me têm dado deste produto. Complementar com um creme ou fluido adequado ao tipo de pele e finalmente colocar o protetor solar. Para ambientes urbanos e peles mistas ou oleosas, aconselho o Bioré Aqua Rich Watery Essence 50+, que é uma água muito leve e que não pesa na pele. Para quem tem a pele com tendência a seca e consegue usar um protetor solar mais rico, aconselho o ISDIN Fusion Fluid Spot Prevent 100+. É 100+, mas continua a necessitar de ser reaplicado porque não faz milagres!
Para a noite a palavra de ordem é reparar. Como sérum uma boa opção é o Erborian Elixir ao gingeng sérum com uma fórmula à base de ervas medicinais, que combina ginseng com uma emulsão micelar fina revitalizando e dando luminosidade à pele. Como creme de noite, aconselho a Laneige sleeping mask, que é super refrescante, hidrata e regenera e dá um ar descansado à pele.
Para quem queira usar um produto que ajude a limpar a pele das imperfeições, como um peeling suave, tem o Dr. Wu ácido mandélico a 18%, que pode ser usado no Verão, por ser muito suave. Melhora a textura da pele, diminui as rugas, melhora as manchas e melhora a elasticidade da pele e firmeza. Pode ser usado em peles sensíveis que não toleram outros alfahidróxiácidos e em peles com rosácea. Deve ser usado 2-3x por semana.
Para o corpo a palavra de ordem é hidratar e reparar a pele. Usar aloe vera que pode ser guardado no frio para um efeito mais refrescante ou um pós-solar como o La Roche-Posay Posthelios por ser muito fresco, reparador e conter antioxidantes.