Muitas vezes queixamo-nos que os cremes que usamos não funcionam, mas, para a maioria de nós tomar suplementos para a pele não é algo que seja imediato na nossa mente. E porque de dentro para fora também se trata da pele, é de suplementos para melhorar a pele que se fala hoje!
- Colagénio. Proteína estrutural encontrada nas articulações, ossos, pele, cabelo e unhas. Responsável por manter a força e a elasticidade destes tecidos no corpo. Excelente para dar firmeza à pele e fortalecer cabelo e unhas. Ideal para tratar a flacidez do rosto e do corpo, bem como para evitar estrias. Os melhores suplementos são de colagénio hidrolizado e em pó. Por exemplo têm o Arkoflex, que encontram na Wells.
- Astaxantina. A astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. Reduz as rugas e diminui as manchas da pele e protege a pele dos raios UV. Para além disso, melhora a visão e a acuidade visual e diminui a fadiga ocular, que usualmente se manifesta por vermelhidão. A astaxantina não absorve a luz solar, logo, não é um protetor solar, mas tem um efeito protetor em relação aos raios UV. Os estudos indicam que a pele torna-se menos sensível ao sol, quando se faz suplementação com este antioxidante. Os melhores suplementos são de astaxantina de 12mg. Em Portugal, podem encontrar da marca Solgar com 5mg, à venda no Celeiro, devendo nesse caso tomar-se 2 comprimidos por dia.
- Vitamina C. A sua capacidade antioxidante ajuda a retardar os efeitos indesejáveis do envelhecimento da pele. Como a vitamina C é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma pele tonificada é um efeito direto de níveis saudáveis de vitamina C. Os suplementos devem conter pelo menos 500mg e não devem ser em pó, para não conterem açúcares ou adoçantes. Têm por exemplo da marca Solgar ou quem preferir um produto natural pode tomar Camu Camu em pó da marca Fold, que encontram em farmácias ou Iswari, que encontram no Celeiro.
- Zinco. Antioxidante que pode ser usado no tratamento oral do acne. Ajuda regular a oleosidade e tem ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. Pode também ser usado por quem tem episódios de herpes recorrentes. Uma deficiência em zinco manifesta-se por uma pele que tem dificuldade em cicatrizar e é em comum em pessoas que sofrem de eczema, psoríase e acne. Os suplementos devem conter pelo menos 50 mg de zinco, como o Zinco da marca Solgar.
- Resveratrol. Polifenol de origem natural com atividade antioxidante, previne o envelhecimento acelerado da pele. Diminui o aparecimento de varizes e contribui para estabilizar a produção de estrógeneos alterados durante a menopausa. Como exemplo, temos o Resveratrol da Solgar à venda no Celeiro ou na Wells.
- Chlorella. A chlorella é uma alga natural, verde-azulada, que ajuda na desintoxicação de metais pesados e tem um elevado poder antioxidante. Ajuda a dar luminosidade à pele, contrariar o envelhecimento cutâneo e parece ajudar a diminuir a vermelhidão da pele. A Chlorella biológica da Iswari é uma boa opção.
- Spirulina. A spirulina é uma alga natural, verde-azulada, que se encontra em água doce e morna. Muito rica em ferro e em clorofila, ajuda a desintoxicar o organismo de metais pesados. Pelo seu conteúdo em tirosina, selénio e vitamina A e E, todos eles antioxidantes poderosos, a pele fica mais luminosa, tonificada e previne o envelhecimento cutâneo, quando usada regularmente. Ajuda a melhorar o acne, pelas suas propriedades desintoxicantes e anti-bacterianas. Melhora as olheiras e ajuda o contorno de olhos a ter um aspeto menos cansado. Boas opções são a Spirulina da Fold ou da Iswari.
- Maca. Proveniente do Peru, a maca ajuda a equilibrar as hormonas e a evitar crises de acne hormonal. Por ser muito rica em proteína, é excelente para fortificar unhas e cabelo. Contém vitamina C e E que estimulam a produção de colagéneo e ajudam a combater o stress oxidativo. Como exemplos de bons produtos temos a Maca da Fold ou da Iswari.