Após o Verão e a época de praia, estamos na melhor altura do ano para reforçar os cuidados de rosto. Um dos motivos é que após a praia e exposição solar, é essencial reparar a pele. Outro dos motivos, é que após o Verão, podemos voltar a intensificar os cuidados de rosto, que são fotosensibilizantes e que removem as camadas superficiais da pele. Portanto, vamos saber de que forma podemos melhorar a nossa rotina de rosto após-Verão?
- Introduzir um creme com retinol à noite. O retinol é um dos melhores aliados do anti-envelhecimento e ajuda a tratar acne, manchas e sinais de envelhecimento. Não é à toa, que é o ingrediente dermatológico com mais estudos no mercado. Para peles sensíveis aconselho o Redermic R à noite e para peles não sensíveis aconselho o Sesderma Retises 0.5%. É sempre recomendado começar em noites alternadas.
- Fazer um peeling em casa para melhorar a luminosidade da pele. Após o Verão a pele tem tendência a ficar baça, sem luminosidade e com manchas. E fazer um peeling que ajude a remover as camadas superficiais da pele, vai ajudar a que a pele recupere a luminosidade e que os sinais de envelhecimento como manchas e rugas fiquem menos visíveis. Recomendo o Sérum da Dr. Wu de Ácido Mandélico que pode ser usado 1 a 2x por semana conforme a necessidade. Pode ser usado em peles sensíveis.
- Reforçar a hidratação da pele. A pele após o Verão tem tendência a ficar desidratada, inclusive as peles mistas ou oleosas. Hidratação não é sinónimo de oleosidade e cada vez existem mais produtos para hidratar peles mistas ou oleosas sem pesar. Para este tipo de peles, aconselho o sérum da Dr. Wu de ácido hialurónico ou a sleeping mask da Laneige que hidrata e dá luminosidade à pele.
- Introduzir um sérum anti-manchas. Com a exposição solar, muitos de nós ganhamos algumas manchas inestéticas, por muito protetor solar que se aplique. Para ajudar a que se tornem menos visíveis, o melhor é apostar num sérum anti-manchas, que são os produtos diários mais concentrados. Aconselho o PigmentClar sérum ou o Caudalie Vinoperfect, para peles sensíveis. Para peles não sensíveis, o o Neostrata gel despigmentante forte é uma boa opção. Idealmente, deve-se complementar com um produto de peeling para que os seus efeitos sejam sinérgicos e os resultados melhores e mais rápidos.
- Usar um produto de cura intensiva. Nada melhor do que usar um produto intensivo antioxidante após o Verão. Vitamina C por exemplo é excelente em cura de pelo menos 1 mês. As ampolas da Isdinceuticals Flavo-C ultraglicanos são uma boa opção ou então um sérum como o TIAM C-Source Serum com vitamina a 20%. A vitamina C ajuda a reparar a pele, ajuda a tornar manchas menos visíveis e estimula a produção de colagéneo para tornar sinais de envelhecimento como flacidez e rugas menos visíveis.
- Abusar das máscaras de tecido. As máscaras de tecido por serem bastante concentradas em ingredientes activos são uma excelente forma de melhorar a pele após o Verão. Eu gosto de alternar entre máscaras como a máscara da Innisfree Vita C e a Mediheal R:NA Whitening que ambas tornam a pele mais luminosa e ajudam no combate às manchas. Para acalmar a pele, gosto especialmente da Innisfree Madecassoside e Mediheal A:Pe Soothing. Para hidratar em profundidade, nada melhor que a Mediheal N.M.F. Aquaring e a Papa Recipe Bombee Honey Mask. Quem me segue no instagram, sabe que gosto de ir alternando as máscaras que uso e apesar de não seguir a regra coreana de uma máscara de tecido por dia, tento fazer 1 a 2 máscaras de tecido por semana.
Estas são algumas das opções para tornar a pele mais bonita após o Verão. Eu, já voltei a introduzir o creme de retinol à noite e uso em contínuo o sérum TIAM de vitamina C todas as manhãs e faço usualmente uma vez por semana o Dr. Wu sérum de ácido mandélico, para remover as camadas superficiais da pele. Ainda estou a estudar que produto anti-manchas vou introduzir, depois dou feedback. E vocês como pensam melhorar a vossa rotina de rosto após o Verão?