Isotretinoína oral. Cuidados a ter!

A isotretinoína oral é um medicamento prescrito para o tratamento do acne severo que muitos conhecem pelo nome comercial de Roacutan. 

A isotretinoína é indicada para o tratamento de formas graves de acne, tais como acne nódulo-quística ou acne em risco de originar cicatrizes definitivas. Usualmente é o tratamento de acne que se faz quando todos os outros falham. Funciona muito bem para reduzir a oleosidade da pele, com resultados na ordem dos 90%, pois diminui o tamanho e a secreção das glândulas sebáceas.

Um ciclo de tratamento de 16 a 24 semanas é normalmente suficiente para conseguir a remissão.

Na maioria dos casos, consegue-se uma eliminação completa da acne num único ciclo de tratamento. Em caso de recidiva, poderá ser efectuado um novo ciclo de tratamento com isotretinoína utilizando a mesma dose diária do tratamento anterior. A melhoria adicional da acne pode ser observada até 8 semanas após descontinuação do tratamento, por isso, deve sempre fazer-se um intervalo de pelo menos oito semanas antes de se reiniciar o tratamento.

Efeitos da Isotretinoína:

A maioria das pessoas com o uso da isotretinoína fica com a pele muito seca, lábios gretados, secura ocular. Para isso, é necessário desde o início do tratamento usar batom labial muito hidratante e emoliente e um creme de rosto hidratante e reparador. O uso de lágrimas artificiais também é indicado para minimizar a secura ocular.

Ocasionalmente, observa-se exacerbação aguda da acne no período inicial de tratamento que desaparece com a continuação do tratamento, habitualmente em 7-10 dias, e que geralmente não exige o ajuste da dose.

Deve evitar-se a exposição prolongada ao sol ou a radiação UV devido a poder sensibilizar ainda mais a pele e poder ficar-se com manchas. Por isso, um protector solar com SFP50+ é fundamental e suspender o tratamento no Verão também.

Deve evitar-se a dermoabrasão agressiva ou o tratamento com laser durante um período de 5 a 6 meses após a conclusão do tratamento, devido ao risco de ocorrência de cicatrizes e manchas nas zonas tratadas. Deve evitar-se a depilação com cera durante o tratamento com isotretinoína, bem como durante um período de pelo menos 6 meses após o tratamento, devido ao risco de ocorrência de dermatite.

Cuidados a ter:

  • Deve proceder-se à determinação dos valores lipídicos plasmáticos, antes do início do tratamento, 1 mês após o início do tratamento e posteriormente, de 3 em 3 meses. Habitualmente, os valores plasmáticos elevados dos lípidos [colesterol, triglicéridos] regressam aos valores normais com a redução da dose ou descontinuação do tratamento, podendo também responder a medidas dietéticas.
  • A gravidez constitui uma contra-indicação absoluta para o tratamento com isotretinoína, devido a ser teratogénica, levando a mal-formações muito graves fetais. Mulheres em idade reprodutiva devem usar duas formas complementares de contracepção, incluindo um método de barreira como o preservativo. A contracepção deve ser mantida durante pelo menos 1 mês após a suspensão do tratamento com a isotretinoína. Está contra-indicada a utilização de isotretinoína na lactação.

  •  Os doentes não devem doar sangue durante o tratamento nem no mês seguinte à descontinuação da isotretinoína devido ao risco potencial que tal representaria para o feto de uma mulher grávida que eventualmente recebesse esse sangue.
  • Foram notificados casos de depressão, ansiedade, tendências agressivas e alterações de humor. Quem tem história clínica de depressão deve ser vigiado relativamente ao desenvolvimento de sinais de depressão e, se necessário, aconselhado a efectuar tratamento adequado.

O tratamento com isotretinoína não é fácil. E ler o folheto informativo do medicamento também não. Eu fiz este tratamento há bastantes anos atrás na adolescência e foi o que curou o meu acne, que não respondeu a nenhum dos tratamentos anteriores. Se tive alguns efeitos secundários? Sim, a pele muito seca, a descamar, os olhos demasiado secos que nem toleravam lentes de contacto. Não poder fazer depilação com cera no rosto, porque a pele estava completamente agredida. Não foi fácil, mas tendo tido todos os cuidados, por exemplo, nunca bebi álcool durante o tratamento, fiz as análises ao fígado e à glicémia periodicamente e nunca tomei nenhum medicamento sem indicação médica. Posso dizer que valeu imensamente a pena. Mais experiências por aí de tratamento com isotretinoína?

  1. Boa tarde. Estou a fazer o tratamento com isotretinoina há já 6 meses. Fiz 3 meses 10 mg e outros 3 20 mg (doses diárias) e vou parar por estes dias de muito calor pois não aguento mesmo… Com o início do tratamento a minha dermatologista mudou também a pílula para a Denille . Li que normalmente são 6 meses de tratamento mas a minha dermatologista e outras que consultei para segunda opinião disseram que ainda falta muito para chegar a dose cumulativa. É normal tanto tempo de tratamento? Ainda aparece acne na minha pele, a mesma continua oleosa e as marcas não saíram e tenho cuidado com a alimentação, bebo pelo menos 1.5 l de água, não ando ao sol e ponho sempre protector e creme hidratante. A par disso, tenho várias vezes sintomas de infeção urinária e não percebo se é da medicação ou da pílula. Até acho que está pílula não tem ajudado. Será normal? Um tratamento tao longo e sem resultados da mesmo vontade de desistir

  2. Olá. A minha dermatologista na minha primeira consulta com ela, receitou-me 10mg para dois meses. Mas não mandou fazer exames ao sangue etc antes de começar o tratamento. É normal ?

  3. Obrigada pela informação Andreia. Está a ser muito complicado. Tomo 20 MG por dia e a pele na testa, principalmente, está muito seca. Coloco creme que a dermatologista passou (sebium global) o protector (hyesac 50+) mais a limpeza diária. E nada parece hidratar a pele ☹️

  4. Obrigada Andreia. Pois, efetivamente a minha médica disse para continuar o tratamento até julho e aumentou a dose para 20 mg. Mas li no seu artigo e em vários que se deve suspender o tratamento. Não sei bem que fazer.

    Obrigada,
    Tânia

    1. Se for apanhar sol directo, nomeadamente ao fazer praia ou piscina, aconselharia a que falasse com a sua dermatologista para saber se suspende. Se não se expuser ao sol deliberadamente, aconselho que use um protetor solar 50+, e que se proteja com um chapéu quando anda na rua. ?

      Beijinho

  5. Olá Andreia. Tenho 28 anos e comecei agora a tomar isotretinoína (10mg) e veio me muito acne. A par disso, mudei a pílula para a denille. Dantes colocava acnatac na cara, masca dermatologista nada referiu em continuar cá colocar. É possipos conjugar o acnatac com a isotretinoína ou será demais?
    Obrigada,
    Tabuw

    1. Olá Tânia,

      não deverá conjugar porque o acnatac tem também tretinoína, a menos que o dermatologista lhe indique um esquema de complementar ambos.

  6. Olá,
    Quanto tempo após o término do tratamento com isotretinoína se pode fazer uma exposição solar normal?

    As análises sanguíneas são obrigatórias mesmo que não se pretenda fazer um segundo ciclo de tratamento?

    Obrigada

    1. Olá Ana,

      no mínimo 2 meses, mas depende da facilidade com que a sua pele recuperar do tratamento. De acordo com as guidelines terapêuticas, mesmo que não faça um segundo tratamento, deverá fazer análises às enzimas hepáticas e perfil lipídico (colesterol, triglicéridos) para perceber como está o fígado.

  7. Boa noite
    Aos 26 anos coloquei implanon (primeiro, único e último) e desenvolvi acne severo. Depois de alguns tratamentos, nomeadamente com o differim no Dermatologista, fiz tratamento com roacutan 9 meses, diferentes dosagens, com análises mensais.
    Foi totalmente eficaz mas a pele fica mesmo muito seca (e o cabelo tb, para mim felizmente deixou de estar oleoso) hidratação e protetor solar são os aliados fundamentais.
    Fazia limpeza com Efaclar gel La Roche Posay , hidratante reestruturante da uriage e protetor solar peles acneicas uriage.

    Agora passados 10 anos, e depois de meses de cerazette tenho pele oleosa e acne vou iniciar Acnatac (tretinoina)gel!
    O protetor solar pode ser um não específico para peles acneicas?
    O hidratante reestruturante e gel lavante estava a pensar comprar da bioderma, o que sugere?
    Obrigada desde já, Manuela.

    1. Olá Maria,
      pode sim, mas comece o gel de tretinoína em noites alternadas para evitar a descamação da pele. O da Bioderma é interessante e não precisa de usar um protetor específico para peles acneicas, principalmente porque a pele tem tendência a ficar mais seca.

  8. Olá.
    A minha experiência não chegou tão longe.
    Comecei com doxiciclina, 6 meses de tratamento com um intervalo. Como voltei a ter lesões ao fim de algum tempo (não consigo precisar quanto), a dermatologista resolveu mudar para espironolactona. Leva mais tempo a fazer efeito e também é menos agressivo que a isotretinoína.
    Bjs

    1. Ola,sera que me pode ajudar?tenho uma filha com 14 anos a tomar isot…desde fevereiro e as malhoras sao muito poucas….

      1. Olá Sónia,
        ao fim de 3 meses, deve começar a ver resultados. Se as melhoras forem poucas entretanto, deveria consultar o dermatologista que lhe receitou a isotretinoína.

Deixar uma resposta

Mais histórias
Contorno de Olhos: tudo o que devemos saber!
Don`t copy text!