A isotretinoína oral é um medicamento prescrito para o tratamento do acne severo que muitos conhecem pelo nome comercial de Roacutan.
A isotretinoína é indicada para o tratamento de formas graves de acne, tais como acne nódulo-quística ou acne em risco de originar cicatrizes definitivas. Usualmente é o tratamento de acne que se faz quando todos os outros falham. Funciona muito bem para reduzir a oleosidade da pele, com resultados na ordem dos 90%, pois diminui o tamanho e a secreção das glândulas sebáceas.
Um ciclo de tratamento de 16 a 24 semanas é normalmente suficiente para conseguir a remissão.
Na maioria dos casos, consegue-se uma eliminação completa da acne num único ciclo de tratamento. Em caso de recidiva, poderá ser efectuado um novo ciclo de tratamento com isotretinoína utilizando a mesma dose diária do tratamento anterior. A melhoria adicional da acne pode ser observada até 8 semanas após descontinuação do tratamento, por isso, deve sempre fazer-se um intervalo de pelo menos oito semanas antes de se reiniciar o tratamento.
Efeitos da Isotretinoína:
A maioria das pessoas com o uso da isotretinoína fica com a pele muito seca, lábios gretados, secura ocular. Para isso, é necessário desde o início do tratamento usar batom labial muito hidratante e emoliente e um creme de rosto hidratante e reparador. O uso de lágrimas artificiais também é indicado para minimizar a secura ocular.
Ocasionalmente, observa-se exacerbação aguda da acne no período inicial de tratamento que desaparece com a continuação do tratamento, habitualmente em 7-10 dias, e que geralmente não exige o ajuste da dose.
Deve evitar-se a exposição prolongada ao sol ou a radiação UV devido a poder sensibilizar ainda mais a pele e poder ficar-se com manchas. Por isso, um protector solar com SFP50+ é fundamental e suspender o tratamento no Verão também.
Deve evitar-se a dermoabrasão agressiva ou o tratamento com laser durante um período de 5 a 6 meses após a conclusão do tratamento, devido ao risco de ocorrência de cicatrizes e manchas nas zonas tratadas. Deve evitar-se a depilação com cera durante o tratamento com isotretinoína, bem como durante um período de pelo menos 6 meses após o tratamento, devido ao risco de ocorrência de dermatite.
Cuidados a ter:
- Deve proceder-se à determinação dos valores lipídicos plasmáticos, antes do início do tratamento, 1 mês após o início do tratamento e posteriormente, de 3 em 3 meses. Habitualmente, os valores plasmáticos elevados dos lípidos [colesterol, triglicéridos] regressam aos valores normais com a redução da dose ou descontinuação do tratamento, podendo também responder a medidas dietéticas.
-
A gravidez constitui uma contra-indicação absoluta para o tratamento com isotretinoína, devido a ser teratogénica, levando a mal-formações muito graves fetais. Mulheres em idade reprodutiva devem usar duas formas complementares de contracepção, incluindo um método de barreira como o preservativo. A contracepção deve ser mantida durante pelo menos 1 mês após a suspensão do tratamento com a isotretinoína. Está contra-indicada a utilização de isotretinoína na lactação.
- Os doentes não devem doar sangue durante o tratamento nem no mês seguinte à descontinuação da isotretinoína devido ao risco potencial que tal representaria para o feto de uma mulher grávida que eventualmente recebesse esse sangue.
-
Foram notificados casos de depressão, ansiedade, tendências agressivas e alterações de humor. Quem tem história clínica de depressão deve ser vigiado relativamente ao desenvolvimento de sinais de depressão e, se necessário, aconselhado a efectuar tratamento adequado.
O tratamento com isotretinoína não é fácil. E ler o folheto informativo do medicamento também não. Eu fiz este tratamento há bastantes anos atrás na adolescência e foi o que curou o meu acne, que não respondeu a nenhum dos tratamentos anteriores. Se tive alguns efeitos secundários? Sim, a pele muito seca, a descamar, os olhos demasiado secos que nem toleravam lentes de contacto. Não poder fazer depilação com cera no rosto, porque a pele estava completamente agredida. Não foi fácil, mas tendo tido todos os cuidados, por exemplo, nunca bebi álcool durante o tratamento, fiz as análises ao fígado e à glicémia periodicamente e nunca tomei nenhum medicamento sem indicação médica. Posso dizer que valeu imensamente a pena. Mais experiências por aí de tratamento com isotretinoína?