Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Seed Cycling: regular o ciclo menstrual usando sementes!

A maioria das mulheres tem problemas com o ciclo menstrual. Ciclos irregulares, amenorreia [ausência de menstruação], dismenorreia e síndrome pré-menstrual com sintomas como dor e desconforto que tornam o dia-a-dia mais difícil e menos produtivo.

Além disso, usualmente quem tem problemas com o ciclo menstrual acaba também por ter problemas de pele, porque as hormonas não regulam apenas o ciclo menstrual, regulam também o humor, a qualidade da pele, a quantidade de pêlos, etc.

Problemas comuns de ciclo menstrual:

  • menstruação caracterizada por um fluxo abundante
  • mestruação com um fluxo muito ligeiro/acastanhado
  • ciclos irregulares
  • amenorreia [ausência de mestruação por um período superior a 3 meses]
  • dismenorreia [menstruação dolorosa e incapacitante]
  • síndrome pré-menstrual, que se caracteriza por variações bruscas de humor e zona abdominal rígida e dolorosa nos dias que antecedem a menstruação
  • acne, hirsutismo [pêlos grossos e escuros]

Os estrogénios e a progesterona são as hormonas essenciais para um ciclo menstrual regulado. Sempre que há um desequilíbrio na proporção destas hormonas, o ciclo menstrual fica desregulado podendo existir sinais e sintomas mais ou menos visíveis.

Sempre que se tem um descontrolo hormonal e um ciclo menstrual não regulado, deve-se procurar um ginecologista e fazer análises hormonais para se perceber a dimensão do problema e fazer um tratamento adequado.

Algo que parece ajudar quem tem problemas menstruais é fazer o seed cycling, que basicamente é regular o ciclo menstrual usando diferentes tipos de sementes.

Dia 1-14 do ciclo

Do dia 1-14 do ciclo, está-se na fase folicular, que é a fase em que os estrogénios são predominantes. 

Todos os dias tomar:

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça moída, de preferência biológicas.
  • 1 colher de sopa de sementes de abóbora, de preferência biológicas.

Estas sementes são ricas em ómegas-3 e os linhanos presentes na linhaça ajudam a bloquear o excesso de estrogénio e as sementes de abóbora são ricas em zinco que é essencial para a produção de progesterona na segunda parte do ciclo.

Dia 15-28 do ciclo

A segunda fase do ciclo ovulatório, designada fase luteínica, é caracterizada por um aumento da produção de progesterona e um declínio nos níveis de estrogénios.

Todos os dias tomar:

  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo, de preferência biológicas.
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol, de preferência biológicas.

Estas sementes são ricas em ómegas-6 e as sementes de sésamo ajudam a bloquear o excesso de estrogénios e as sementes de girassol são ricas em selénio que ajuda num bom equilíbrio hormonal.

Os resultados usualmente demoram entre 3 a 6 ciclos a serem visíveis e o seed cycling não pretende ser um tratamento, mas sim um complemento natural para ajudar o corpo a regular-se naturalmente. Não é difícil de fazer, basta juntar as sementes a um batido, aveia ou iogurte conforme a preferência de cada uma. O melhor mesmo é usar uma app para se perceber em que altura do ciclo menstrual se está e assim é mais fácil não haver confusões.

Para quem não tem ciclo menstrual, o que habitualmente se faz é usar o ciclo lunar para fazer este protocolo. Começa-se no primeiro dia da lua nova e passado 14 dias muda-se para a fase 2.

Alguém já experimentou o seed cycling? Interessadas em experimentar? 🙂

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Novos Produtos #asanASIAN