Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Ano Novo Chinês do Cão

No dia 16 de Fevereiro, damos as boas vindas a mais um ano novo chinês. O horóscopo chinês para 2018 prevê que o ano do Cão será um bom ano no geral, mas em simultâneo, será um ano muito exaustivo. Um ano novo cheio de energia e revigorado, mas em simultâneo com muita pressão e stress no dia-a-dia. Segundo a astrologia chinesa, o ano do cão será um bom ano do ponto de vista financeiro, mas um pouco mais difícil do ponto de vista da saúde para todos os signos. Quem nasceu no ano do Cão terá um ano mais difícil [Donald Trump prepare-se!]. E aqui na Ásia estas previsões são levadas muito a sério.

O que fazer antes do Ano Novo Chinês!

  • Limpar a casa. Fazer uma limpeza geral é fundamental para dar as boas-vindas ao novo ano! Limpar a casa significa abrir a casa ao novo ano e varrer a má sorte e as coisas menos boas do ano que termina. E nada de limpar a casa durante o início do novo ano, não vá a sorte e o dinheiro varrer-se!
  • Comprar roupas novas. Segundo as tradições, deve-se acolher o novo ano com roupa nova, de preferência com cores vibrantes como o vermelho, para chamar boas energias e dar sorte! Para além disso, usar-se lingerie vermelha é um must.
  • Decorar a casa. A casa deve ser decorada com palavras em vermelho, com desejos para o ano novo chinês.  As tangerinas e as laranjas são sempre um símbolo do ano novo chinês! A palavra tangerina têm um som parecido ao de sorte e laranja tem um som parecido com riqueza. Portanto, oferecer laranjas e tangerinas e tê-las em lugar de destaque em casa [pode ser uma árvore em miniatura também] é um símbolo de felicidade e prosperidade e traz também boa sorte.

O que fazer no Ano Novo Chinês!

  • Rezar nos templos. Nos 3 primeiros dias do ano novo chinês, a maioria das pessoas vai aos templos pedir sorte para o ano novo e é usual queimar-se incenso.
  • Lançar foguetes e fogo de artifício. Quanto mais barulhentos, melhor e devem ser lançados a partir da meia noite!
  • Comer em família. O ano novo chinês é acima de tudo uma festa de família e de amigos. Por isso, a tradição é juntarem-se à mesa e comer iguarias deliciosas como dim sum, peixe [pois dá sorte começar o ano a comer peixe!]
  • Entregar envelopes com dinheiro, que se chamam Lai see. Usualmente são dados pelas pessoas casadas às crianças, mas também é de bom tom dar um envelope vermelho [red pocket] aos empregados, porteiros, etc. É o chamado dinheiro da sorte! 

As maiores cidades do mundo já entram nas celebrações de ano novo chinês. Por exemplo, na Chinatown de Londres, as celebrações são intensas! E mesmo Lisboa já entra nas celebrações. Para todos que quiserem entrar no espírito do ano novo chinês, na noite de dia 15, vistam uma roupa com cores vibrantes e procurem um restaurante chinês com dim sums como o Macau Dim Sum ou o Mandarim Estoril na região de Lisboa ou o Grande Palácio Hong Kong, no Porto. Escolham muitos vegetais, dim sum e peixe! Melhor fazer reservas nesta altura do ano! Kung Hei Fat Choi, Feliz ano Novo! 😉

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
A minha experiência na Lush Macau!