Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

A importância do selénio para a saúde!

Mesmo quando se tem uma alimentação saudável é cava vez mais difícil retirar todos as vitaminas e minerais da alimentação. No caso do selénio, os solos agrícolas em Portugal, tal como em muitos outros países da Europa, são relativamente pobres neste mineral. Por isso, será sempre muito difícil fazer uma alimentação rica em selénio. Os estudos mostram que uma ingestão diária de 100 µg é o indicado, mas a maioria dos europeus consome cerca de metade dessa dose.

Sinais de deficiência

A fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas são os sinais de deficiência de selénio mais comuns. Quem tem problemas de tiróide, deve fazer suplementação com selénio, porque é fundamental para a produção das hormonas da tiróide. Porque se este mineral não estiver presente, o iodo pode provocar danos na tiróide. Quem não consome peixe e carne tem mais propensão a ter deficiência em selénio. Quem tem dores reumáticas e doenças inflamatórias crónicas também beneficia da toma de um suplemento deste mineral porque ajuda a diminuir a inflamação.

Que alimentos são ricos em selénio?

  • Castanhas-do-brasil. Um dos alimentos mais ricos em selénio, em média, duas castanhas-do-brasil fornecem 53 microgramas. Os outros frutos secos e as sementes de abóbora também são ricos em selénio mas em menor quantidade.
  • Ovos [15 microgramas por ovo].
  • Aveia e outros cereais como o trigo e o centeio.
  • Cogumelos
  • Atum
  • Espinafres [11 microgramas por chávena]

A toma de um suplemento de selénio é aconselhado para quem tenha queda de cabelo, unhas quebradiças e descoloradas e para quem tenha problemas de tiróide ou problemas cardíacos. Quem tem o sistema imunitário debilitado também tem benefícios em tomar um suplemento de selénio. O suplemento que costumo aconselhar é o Bioactivo Selénio + Zinco. Neste suplemento o selénio está presente numa forma mais biodisponível e, por isso, é muito melhor absorvido pelo organismo. Tem ainda a vantagem de ter zinco associado, que é fundamental na manutenção do cabelo, unhas, pele, visão e ossos saudáveis, e na protecção das células contra o stress oxidativo, o que torna esta combinação vantajosa. No meu caso, como a minha tiróide precisa de uma ajudinha e como tenho tido alguma queda do cabelo [porque a tiróide não funciona bem] tem sido o suplemento que também tenho tomado. Quem mais toma?

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Alfazema. Lavanda: Propriedades e Benefícios!