Envelhecimento cutâneo e radiação solar!

O envelhecimento cutâneo é um processo biológico complexo que está sempre a ser estudado, devido ao enorme potencial que os novos estudos científicos podem ter na formulação de novos produtos cosméticos mas também na evolução da medicina estética e dermatologia. Eu gosto sempre de me manter informada sobre os mais recentes e relevantes estudos científicos da área, para me manter alinhada com o melhor e mais recente que se faz nessa área. Por isso, vamos ter uma série de artigos sobre o envelhecimento cutâneo. Este, o primeiro desta série, foca-se na relação entre envelhecimento e a radiação solar. Interessados em saber mais sobre o envelhecimento cutâneo?

O envelhecimento cutâneo consiste em 2 elementos: o envelhecimento intrínseco, determinado pela genética e o envelhecimento extrínseco, causado por fatores atmosféricos como exposição à luz solar e poluição e pelo estilo de vida como dieta e tabaco.

Luz Visível

O papel dos raios solares no envelhecimento da pele, nomeadamente da radiação UVB é conhecido de todos, sendo inclusive responsável pelo cancro de pele. No entanto, nos últimos anos, o papel da luz visível bem como das radiação infra-vermelha no envelhecimento cutâneo tem sido demonstrado. Ou seja, nos dias que correm, sabe-se que não é apenas a radiação UV que causa danos à pele, mas também a luz visível [à qual estamos sujeitos constantemente e até em espaços fechados] e o infravermelho.

A luz visível é responsável por problemas dermatológicos como urticária, vermelhidão, alergias e manchas. Existem vários estudos nos últimos anos que mostram que a luz visível é também responsável pelo aparecimento de manchas,  de uma forma semelhante à exposição aos raios UVA.

De que forma é que a luz visível causa danos na pele? Os estudos indicam que pelo menos numa parte pode-se atribuir a causa ao stress oxidativo. Os protetores solares normais não protegem a pele dos danos causados pela luz visível, mas os antioxidantes têm um papel fundamental na prevenção do stress oxidativo causado pela luz visível.

Radiação Infra-Vermelha

A radiação infra-vermelha (IR) é o tipo de radiação que, quando expostos ao sol, é absorvida pela nossa pele e é responsável pelo aumento da temperatura da pele, o que nós sentimos como calor. Os IR-A contribuem largamente para o envelhecimento extrínseco. Mas diferentes tipos de pele reagem de forma diferente a este tipo de radiação. As peles claras são mais sensíveis à redução da produção de colagénio o que se traduz na perda de firmeza e aparecimento de rugas, enquanto que nas peles mais escuras a produção de colagénio é pouco afectada, mas a pele reage produzindo melanina, responsável por manchas e por um tom de pele mais escuro.

Certos antioxidantes protegem a pele do calor e dos IR-A e é uma estratégia fundamental em peles que sofrem de intolerância e alergias solares.

A proteção solar está ainda muito centrada na prevenção de queimaduras solares e do cancro de pele, ou seja, apenas focada na proteção UVA e UVB. No entanto, tenho a certeza que nos próximos anos vamos ver cada vez mais protetores solares, com antioxidantes incorporados e outras substâncias com fotoproteção contra a luz visível e infravermelhos.

Quem segue o My Beauty Prescription sabe que eu aconselho sempre a usar-se um sérum antioxidante todas as manhãs, por este mesmo motivo. Querem saber quais os antioxidantes mais adequados para prevenção do fotoenvelhecimento?

  1. Astaxantina. astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. O seu poder anti-oxidante é 1000x mais potente que o da vitamina C e E, 200x mais potente que o dos polifenóis e 150x mais potente que o das antocianinas. A astaxantina por ser liposolúvel e ter um baixo peso molecular, penetra facilmente na pele e dá hidratação, estimula a produção de colagénio, que é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Para além disso, inibe a produção de melanina  e protege a pele da radiação solar, incluindo a luz visível e infravermelha. O Sidmool sérum com 98.7% de astaxantina é o exemplo de um sérum antioxidante com elevado poder contra o fotoenvelhecimento.
  2. Vitamina C. O antioxidante com fotoproteção mais conhecido. Quando combinado com vitamina E tem ainda um efeito superior. Ajuda também a dar luminosidade à pele. O meu sérum preferido de vitamina C é o Melano CC, que contém também vitamina E.
  3. Vitamina E. A vitamina E é juntamente com a vitamina C um dos antioxidantes mais usados para prevenção do fotoenvelhecimento. Ideal para quem tem a pele seca e vermelhidão. As ampolas Clique One E5 são um bom exemplo de um produto com uma excelente concentração de vitamina E.
  1. Andreia tudo bem amada ?! Por favor ando procurando no seu blog assunto referente a contorno facial perdido ou algo similar mas não estou achando pode me dizer o q vc acha do Skinceuticals Age interrupter ? Se ele eh o mais apropriado nesse sentido ? Se sim o porq e se não qual vc acha o mais apropriado no mercado ?? Agradeço desde já ! Fico no aguardo !!! Enorme bj ?

  2. Olá Andreia! Desde já quero felicitar pelo excelente blog! Precisava de uma ajuda urgente :/
    Tenho uma dúvida quanto aos produtos a usar para cicatrizes. Fui sujeita a uma intervenção cirúrgica muito recentemente e gostaria de saber que produtos aconselha para reparação epidérmica e também para a proteção solar!
    Conheco pessoas que já aplicaram o Cicalfate da Avene e o Cicabio da Bioderma, mas também tenho conhecimento de produtos mais caros como o gel de silicone Dermatix e o Mederma. Sei que são mais indicados para cicatrizes hipertróficas e quelóides mas como foi a minha primeira intervenção cirúrgica não sei bem o que escolher.. Acha que vale apostar mais nestes últimos ou conhece algo melhor?
    Para a proteção solar estava a pensar em comprar o Photoderm Sensitive (UVA50) ou o Laser (UVA38), ou acha o Heliocare Ultra Cream SPF 90 mais indicado?

    Beijinho e desejo-lhe o maior sucesso por Macau! 🙂
    Ana

    1. olá Ana,

      depende como a sua pele cicatriza. Se me disser que a sua pele cicatriza bem, após uma feria ou queimadura ou aconselharia apenas algo como o Cicalfate ou Cicabio. Para proteção solar, aconselho um stick como o Anthelios Zonas Sensíveis SPF50+ e que neste primeiro Verão tenha a zona da cicatriz sempre coberta, se possível. Se quiser pode complementar com o Heliocare, ou seja, de manhã põe o Heliocare e de seguida o Anthelios stick.

      Beijinho e espero ter ajudado 🙂

  3. Olá Andreia, suplementos alimentares como complemento da fotoprotecção o que se usa nesse Oriente fora? Obrigada e beijinhos

    1. Olá Diana,

      aqui o maior complemento da fotoproteção é uma sombrinha com proteção UV, complementada com proteção solar SPF50 e mangas compridas. 🙂

  4. Boa noite Andreia!
    Acha que o uso do sidmool serum e de um protetor solar é suficiente para o uso de manha? Tenho 25 anos e uma pele com muita tendência a vermelhidao e tenho muita dificuldade em conseguir produtos adequados. A noite faço oleo detox caudalie + creme de olhos vinoperfect + mesolift. De manha faço de momento o endocare emulsao mas continuo com muita Vermelhidao. Que acha de usar o sidmool ou um dos seruns para vermelhidao anti envelhecimento que referiu nun outro post? Tambem ja me senti tentada a experimentar a Jowae (nova Marca da ales groups em PORTUGAL, inspirada na cosmetica coreana) mas Gostava de saber a sua opiniao!

    Mais uma vez obrigada pelos optimos posts!

    1. OlÁ Cat,

      aconselharia o Sidmool sérum de astaxantina seguido do Martiderm Arnika Gel Creme que é super específico para inflamação e vermelhidão.

      Espero ter ajudado!

  5. Olá Andreia como está? Queria uma ajudinha acerca do envelhecimento cutâneo mas não relativo ao rosto mas sim as pernas. Tenho 43anos e de há uns tempos pra cá tem surgido pequenas manchas brancas ( julgava eu que era um fungo mas não era 🙁 )e já estao subindo na direccão das coxas e braços. Tambem na zona tornozelo a pele esta ficando mais escura, será da má circulaçao, já encomendei astaxantina para começar a tomar e queria saber algum creme antivevelhicimento ou pomada. Fiz consulta no dermatologista mas ele disse que eram sinais de envelhecimento e não me recomendou nada, enfim…paguei consulta pra nada…Bj grande e toda ajuda será benvinda pois tou um bocadinho desanimada.

    1. Olá Lúcia,
      usualmente os sinais de envelhecimento não se propagam assim tão rapidamente…Fez tratamento antifúngico? Para a zona do tornozelo, se for má circulação, pode experimentar um creme como o Venoruton para melhorar a circulação. Use sempre protetor solar!

      1. Sim usei oleo tea tree e tb de oregão 100% puro sem resultado e tb usei champo cetoconazol tb sem resultado aconselhado por si 🙂

  6. Olá Andreia, posso usar o Melano CC juntamente com o Sidmool Sérum em simultâneo na minha rotina matinal?
    Obrigada e um beijinho.

  7. Olá Andreia, gosto imenso do seu blog e sempre que tenho alguma dúvida venho cá ver se a Andreia já falou no assunto, e o que aconselha.
    Eu tenho 32 anos e uso o sistema de 3 passos da Clinique, e o creme Superdefence SPF15 já há vários anos, no entanto, continuo com a zona T oleosa, tenho muitos pontos negros, e a zona à volta do nariz sempre vermelha e com raios. Por estas razões eu queria mudar a minha rotina de limpeza e hidratação do rosto e gostava de lhe pedir conselhos no sentido do que escolher. Há cerca de 1 mês comprei o sérum Niacinamide 10% + Zinc 1% da marca The Ordinary e coloco de manhã e à noite antes do creme hidratante. Também comprei o COSRX BHA Blackhead Power Liquid para combater os pontos negros há 3 semanas e comecei por usar 1 vez por semana. Depois de ler este artigo, creio que posso incluir o sérum com Astaxantina.

    Obrigada e beijinhos.

    1. Pode usar o sérum de astaxantina sem problema! Aconselho a que use sempre um óleo de limpeza à noite para ajudar a remover os pontos negros. Que creme hidratante usa, Joana?

      Beijinho

      1. À noite uso o Olay regenerist. De manhã o Superdefence da Clinique. Não sei se são as escolhas mais adequadas para mim.

        Que óleo de limpeza para a noite seria indicado para mim? Posso continuar a usar o sérum de niacinamida + zinco com o de astaxantina em simultâneo, e ainda o BHA 3 vezes por semana?

        Obrigada pela resposta Andreia. Eu peço desculpa por só responder agora mas só agora vi a sua resposta e tive oportunidade de responder.
        Agradeço a ajuda.

        Beijinhos

        1. Na verdade, o que interessa é que use um óleo de limpeza, tem por exemplo, o da LIRIKOS no asanAsian ou existem de outras marcas, como da Lierac. Aconselharia que usasse o sérum de astaxantina todas as manhãs e o The Ordinary Niacinamida + zinco à noite. Quando estiver a terminar os seus cremes e de acordo com a sua pele no momento eu sugiro-lhe outros. Esses parecem-me bastante pesados para a sua pele.

          1. Obrigada Andreia. Já comprei o óleo de limpeza, e o sérum de astaxantina no asanAsian. O Superdefence está mesmo no fim, por isso, nos próximos dias já teria que comprar um novo creme. Quais me aconselharia?
            Mais uma vez muito obrigada pela ajuda!

  8. Obrigada pela sua informação. Mas fiquei com dúvidas relativamente ao modo de usar de manhã posso usar o sérum astanxantina, a seguir o sérum endocare tensage e depois o creme endocare ou o redermic C? Esqueci-me de referir que tenho notado maior flacidez nos últimos tempos.
    Obrigada e beijinhos

    1. Primeiro o sérum de astaxantina, seguido do Endocare Tensage sérum e finalizando com o Redermic C de manhã. Se achar que são demasiados produtos, use o sérum de astaxantina de manhã seguido do Redermic C e à noite o Endocare Tensage sérum seguido do creme.

      Beijinho

  9. O Melano CC deve ser usado de manhã ou à noite? Deve ser complementado com o respetivos creme? Tenho pele seca, com muitos sinais, sardas e algumas manchas, embora pequenas.

    1. Olá Carla! Peço desculpa, o seu comentário escapou-me! O Melano cC deve ser usado de manhã e seguido do creme de rosto habitual. 🙂

  10. Olá Andreia acho voce formidavel. Eu uso tudo da marca filorga, serum e hidratante e BB .Acha que estou bem aconselhada.Tenho 49 anos e pele oleosa o meu problema maior é o pescoço que ainda está razoavel, mas queria um produto milagre.

  11. Olá Andreia, obrigada pela informação. Tenho 53 anos pele mista, com alguma tendência a manchas no verão. Neste momento estou a usar o endocare tensage creme e sérum. Também tinha comprado o Redermic C para usar pela manhã após o sérum endocare e à noite usaria o sérum com o creme endocare tensage. Não sei se poderei usar o primeiro sérum a astaxantina que referiu e como? Ou o que me aconselha na época que se aproxima de maior calor.
    Obrigada

    1. Pode usar de manhã o sérum de astaxantina, sem problema. Se quiser pode associar com o Endocare Tensage serum. E pode usar no Verão! 😉

  12. Por incrível que pareça as minhas mãos têm mais manchas que a minha cara LOL. O que eu queria era um produto para as rejuvenescer….
    Tenho glaucoma!

    1. Pode usar o Melano CC que falo no artigo complementado com um creme de mãos hidratante. Se fizer este ritual todas as noites vai ter bons resultados! 😉

  13. Obrigada Andreia, gosto sempre de ler artigos que contribuem para o entendimento do comportamento da pele.
    No meu caso pessoal, não apanho muito sol directamente, praia só a partir das 5 e meia, na infância e juventude eram só as manhãs. Penso que será por isso que aos 48 anos tenho poucas rugas, mas a pele é muito manchada e incomoda-me. Qual será o sérum mais indicado para mim? Uso o da caudalie para as manchas, mas não vejo diferenças.
    Só uma curiosidade, a minha mãe nos anos 80, punha cápsulas de vitamina E no rosto, as cápsulas que eram para tomar, fartava-me de rir, mas a verdade é que a pele dela ficava muito macia e só agora nos 70 é que as rugas se notam mais, é óbvio que já experimentei mas são demasiado oleosas.

  14. (…) Olá Andreia, obrigado pelo artigo e pela boa informação. Eu tenho rosácea, já muito controlada e uso quase diáriamente protectores da Uriage com filtros minerais.
    A questão: é possível nesta condição ( que é a minha) usar algum destes antioxidantes e utilizar depois,da sua aplicação, o protector solar sem que efeitos reactivos para a pele.
    Obrigado e bem haja

  15. Grata pelo seu artigo! Tenho 45 anos e tenho uma pele morena que pigmenta com muita facilidade. Uso todos os dias protetor solar na esperança que não fique mais manchada, mas não uso sérum. Qual me aconselharia?

      1. Andreia, já nao se pode comprar este serum de astaxantina no site? Diz que a pagina esta indisponivel sempre que pesquiso ou carrego no link…

Don`t copy text!