Existem imensos suplementos e o mais difícil é escolher quais os mais apropriados para nós. Hoje vou falar dos suplementos de Q10 e para quem são adequados!
A Q10, coenzima Q10, é um antioxidante que existe nas mitocôndrias de todas as células [quem se lembra das aulas de ciência?], e é fundamental para a produção de energia pelas células. Há medida que envelhecemos, nomeadamente, a partir dos 25 anos de idade, os níveis de Q10 vão diminuindo, bem como, em certas doenças crónicas.
Existe evidência que a suplementação com Q10 pode ajudar a retardar o envelhecimento e a progressão dessas mesmas doenças, como as doenças cardiovasculares e inflamatórias, devido ao efeito antioxidante da Q10. Existe a necessidade de mais estudos e ensaios clínicos de maior duração para avaliar o efeito da Q1o no síndrome metabólico como o PCOS ou artrite reumatóide, diabetes, doenças neurodegenerativas e renais. A Q10 também parece melhorar a fertilidade.
Por agora, a Q10 está indicada para o tratamento da fadiga e cansaço muscular, bem como suplemento de escolha em quem tem doenças cardíacas. A suplementação com Q10 demonstrou em vários estudos, uma redução significativa na pressão arterial, bem como uma redução dos níveis de colesterol e triglicéridos.
Que alimentos contêm Q10?
As melhores fontes alimentares de Q10 são: vísceras [os tecidos como os rins e o coração são muito ricos em Q1o seja em humanos ou em animais], bem como a carne, peixes gordos e abacate.
Eu tenho tomado um suplemento de Q10, o Bioactivo Q10 Forte com Q10 a 100mg, para aumentar os meus níveis de energia com bons resultados. Além disso, é um excelente antioxidante, que só faz bem à pele. 🙂 E vocês, costumam tomar suplementos de Q10?