Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

A farmacêutica responde!

Há 4 anos, começaram a aparecer no meu rosto umas pequenas manchas, pelo que me diagnosticaram melasma. Desde essa altura que tenho usado de tudo (tudo mesmo!), desde cremes despigmentantes (dia), a manipulados (noite) e nada melhorou, pelo contrário as manchas pioraram. Agora, até o buço está escuro, o que não acontecia. Tenho a sensação que com o uso principalmente dos manipulados, as manchas estão mais notáveis, será possível? Uso sempre protetor solar (Active unify da ISDIN). Deixei de tomar a pílula à cerca de um mês e desde que tudo começou à 4 anos, que deixei de ir á praia e de apanhar sol. Resumindo, vivo refém destas malditas manchas, a minha auto estima está abaixo de zero e estou desesperada com tudo isto. Já consultei muitos (mesmo muitos dermatologistas) que me dizem as mais diversas coisas, como, vai piorar muito, vai desaparecer, pare a pílula, não vale a pena parar a pílula, enfim… nem eles sabem! Se conhecer algum dermatologista especialista nestes casos que seja mesmo bom, agradeço muito que me faculte o contato (mesmo que seja fora de Portugal) e se me puder dar algumas dicas para melhorar, também agradeço.

Sandra

O melasma e uma doença crónica, Sandra. Ou seja, é necessário uma rotina muito rígida para o manter controlado, porque basta uma exposição solar não protegida para que regresse de novo. E sim, destrói a auto-estima. E percebo que esteja desmotiva e frustrada pela ausência de resultados.
O manipulado que fala que lhe torna as manchas mais visíveis é provavelmente, a hidroquinona. Muitas pessoas têm com a hidroquinona a reação contrária ao esperado [eu incluída] e portanto se já tentou, não viu resultados, aconselho-a a suspender.

No seu caso, no Inverno, aconselho-a a que veja um dermatologista que faça procedimentos como laser e peelings. Posso recomendar-lhe o meu que é excelente e dá consultas em Lisboa.

O que eu lhe recomendo?

Manhã:

  • Sérum antioxidante com vitamina C como este. Alguns antioxidantes como a vitamina C protegem a pele do calor e dos IR-A e é uma estratégia fundamental em peles que sofrem de melasma. De seguida deve colocar o seu creme de rosto habitual.
  • Protetor solar: o uso de protetor solar é absolutamente indispensável. No entanto, no seu caso, deve usar um protetor solar mineral, visto que o ISDIN Active Unify não é um protetor solar mineral, porque o protetor mineral para além de proteger dos raios UV, vai proteger também da radiação visível e também infravermelha, o que é essencial para quem tem melasma.

Aconselho-a que finalize com uma base de maquilhagem que por serem ricas em substâncias como o dióxido de titânio, que fazem também uma proteção física. E  aconselho-a a retocar a proteção com um pó solar SPF50+.

Noite:

  • Sérum despigmentante: confesso que não acredito em resultados com a maioria dos séruns despigmentantes.  Mas existem alguns que têm uma composição interessante e com os quais é possível obter resultados. Não são milagrosos, certamente. Mas têm resultados. Um bom exemplo é o  Skinceuticals Discoloration Defense.  Com ácido tranexâmico a 3% [um dos activos-estrela do tratamento das manchas na Ásia, não é de todo comum existirem produtos com ácido tranexâmico no ocidente. Aqui na Ásia, o ácido tranexâmico oral é usado no tratamento das manchas], 1% de ácido kójico, 5% niacinamida e 5% HEPES. Também pode ser usado em peles com rosácea. É muito recente, ainda não está disponível em Portugal, por ser ainda uma novidade, mas não deverá demorar muito tempo [mas já é possível comprar online]. Outro exemplo é o The Ordinary Niacinamida a 10% [não tão completo]. Finalizar com o creme de noite habitual.

Suplementos:

  • Astaxantina. Ajuda a proteger a pele dos raios UV. Inibe a produção de melanina em 40%, diminuindo assim as manchas.
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Red Bull e bebidas energéticas no geral: tão más como as pintam?