Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Disruptores endócrinos: ingredientes a evitar nos protetores solares!

Good Morning @mgm.mo

Apesar de estar bem documentado que a proteção solar protege do fotoenvelhecimento e reduz os riscos de cancro cutâneo, uma série de estudos indicam que certos filtros UV actuam como disruptores endócrinos.  Os disruptores endócrinos são substâncias que têm a capacidade de alterar a produção hormonal, por ligação aos receptores dos estrogénios, androgénios, progesterona e da tiróide.

O octinoxato [Octylmethoxycinnamate ou 2-ethylhexyl 4-methoxy cinnamate] é um dos filtros mais comuns e muitas vezes também chamado de Uvinul® MC 80, o OMC é um dos 27 filtros UV aprovados para uso em cosmética na União Europeia. A concentração máxima permitida é 10% na EU e 7.5% nos EUA. É um disruptor endócrino com actividade nos estrogénios, progesterona e hormonas da tiróide, que parece estar associado a infertilidade. Os mecanismos pelo qual o OMC actua ainda não estão bem definidos.

A oxibenzona [Oxibenzone ou Benzophenone-3] é um dos filtros solares mais usados nos EUA e também está na lista de filtros UV aprovados aprovados para uso em cosmética na União Europeia. A sua concentração máxima permitida na EU é 10%. É um disruptor endócrino com actividade nos estrogénios, progesterona e hormonas da tiróide, que está associado a problemas de imunidade. Aumenta também o potencial de células cancerígenas pulmonares se metastizarem. Estes 2 filtros solares passam para o leite materno e não devem ser usados por mulheres a amamentar.

Recentemente, o Havai criou uma lei que impede a venda de protetores solares com estas duas substâncias a partir de Janeiro de 2021, pois estas substâncias causam danos ambientais e agridem os corais. No entanto, foi pedido aos surfistas, mergulhadores e banhistas que evitem o uso de protetores com estas substâncias.

A maioria de nós sofre de exposição crónica a estas substâncias. Por isso, e para quem quer usar cosméticos com ingredientes menos tóxicos, a solução é confirmar a lista de ingredientes do próximo protetor solar a comprar.

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
A minha Rotina de Beleza!