Proteção solar em peles com melasma!

Hoje fala-se de proteção solar. E porque há muito a falar de proteção solar e porque nem todas as peles têm a mesma necessidade, este artigo foca-se no melhor que podemos fazer pela nossa pele em relação a proteção solar, em peles com melasma e tendência a manchas.

A pele funciona como barreira contra as inúmeras agressões do dia-a-dia. Uma delas é a radiação solar, que é um dos principais factores que contribui para o envelhecimento cutâneo.

A radiação UV é claramente o tipo de radiação solar mais conhecida e estudada. Responsável por queimaduras solares, cancro de pele e envelhecimento cutâneo precoce, as radiações UVA e UVB, todos os protetores solares protegem deste tipo de radiação.

A radiação infra-vermelha (IR) é o tipo de radiação que é responsável pelo aumento da temperatura da pele, que nós sentimos como calor. Juntamente com a radiação UV, estimula a produção de melanina, responsável por manchas.

A luz visível é responsável por problemas dermatológicos como urticária, vermelhidão, alergias e manchas. Estimula também a produção de melanina, levando ao aparecimento de manchas,  de uma forma semelhante à exposição aos raios UVA.

Se a luz visível e infra-vermelha estimulam o aparecimento de manchas e se os protetores solares comuns apenas protegem das radiações UVA e UVB, está explicada a razão por quem sofre de melasma e manchas sente que os protetores solares não são suficientes para evitar o aparecimento de novas manchas no Verão e o agravamento das manchas existentes.

E qual é a solução neste caso?

Para quem sofre de melasma ou quem tem tendência a manchas, a proteção solar não se resume apenas ao uso de protetor solar.

Certos antioxidantes protegem a pele do calor e dos IR-A e é uma estratégia fundamental em peles que sofrem de melasma. Astaxantina, vitamina C e E são os mais estudados.

Em relação à proteção solar, o uso de protetor solar é absolutamente indispensável. No entanto, peles com melasma ou manchas, devem preferir um protetor solar mineral.

Usualmente com dióxido de titânio e óxido de zinco na sua composição, são altamente eficazes a proteger da radiação visível, ultravioleta e também infravermelha. Para além disso, são foto-estáveis e não reagem com outros compostos. Os filtros físicos foram durante muitos anos reservados para quem fazia alergia aos filtros químicos, devido a deixarem a pele branca ou opaca e terem uma cosmeticidade muito fraca. No entanto, nos últimos anos foram criadas fórmulas mais agradáveis cosmeticamente, com filtros físicos em nanopartículas, que se espalham melhor e não deixam a pele branca.

O meu preferido é o Skinceuticals Mineral Radiance UVdefense FPS50 com cor. Espalha-se bem e não deixa a pele branca. Uso-o após o Bioré UV Aqua rich protetor solar com filtros químicos para conseguir colocar a quantidade necessária de protetor solar para ter uma proteção solar adequada [1 colher de chá para o rosto]. Considero esta combinação mais eficaz que o ISDIN Spotprevent 100+, que foi o meu protetor preferido durante muito tempo.

A maquilhagem também ajuda a proteger da radiação visível, por ter componentes minerais como o dióxido de titânio, que funcionam como barreira. Obviamente, deve ser usada como complemento da proteção solar.

Como reforçar a proteção solar ao longo do dia?

Sticks minerais como o Uriage Bariésun são excelentes alternativas. Ideal para reforçar a proteção solar  nas zonas com melasma e em cicatrizes. Os BB cushions também são uma excelente forma de retocar a proteção solar ao longo do dia.

Como fazer exposição solar directa?

Quem tem melasma ou tendência a manchas, não se deve expor diretamente ao sol. É fundamental usar chapéu de sol largo o suficiente para proteger o rosto, como complemento da fotoproteção solar.

  1. Querida! Como estás? Sempre me ajudas com minhas acnes.
    Agora decidiu aparecer o melasma.
    Não me exponho ao sol, mas o melasma chegou. Tenho 36 anos.
    Estou usando Normaderm Phytosolution Serum pela manhã, antes do protetor solar, Idéal Soleil Clarify FPS 60 Vichy com cor. Noite Toleriane Sensitive Hidratante antes do Epiduo Gel. Sabonete Sébium Gel Moussant da Bioderma. Foi indicado pela dermatologista o Helioral 250mg, mas fiquei com receio de tomar.
    Estou há dois meses fazendo uso desses dermacosméticos, mas não vejo muitas melhoras. Nunca me dou bem com protetor com cor mesmo depois de lavar o rosto preciso usar água micelar para finalizar a limpeza, os poros parecem sempre com pontos pretos, rosto bem oleoso e as manchas estão piorando, e ainda tem uma tendência as rugas no bigode e na testa. Help-me querida novamente! O que substituir? Como melhorar essa rotina. Amo sua pele. Cuido muito da minha, mas não obtenho resultados esperados.

  2. Olá Andreia. Adoro tudo no seu blog! Parabéns! Tenho melasma nas maçãs do rosto e buço, fui ao dermatologista e prescreveu me Skinoren 3 vezes por semana, um reparador “Uriage Bariéderm Cica Cream” e um protetor solar ” Sesderma repaskin light fluid”. A minha questão é que a minha pele é bastante oleosa e não está a tolerar tanto o reparador como o protetor solar. Pode me dar alternativas que não sejam tão pesadas mas igualmente eficazes?

    Obrigada
    Beijinhos e mais uma vez parabéns!
    Catarina

      1. Olá Andreia, Agradeço bastante a dica. Já agora, a nível de tratamento de noite o que aconselha para além do Skinoren? Isto partindo do pressuposto que posso usar mais alguma coisa nas noites que aplico o Skinoren.

        Obrigada mais uma vez
        Beijinhos
        Catarina

  3. Olá Andreia, achei a pouco tempo o seu blog e fiquei esperançosa na melhoria do meu melasma. Eu já tinha melasma na zona T e depois que engravidei piorou bastante. Esperei 8 meses após o parto para ir em uma dermatologista.
    Ela rapidamente viu meu rosto e receitou hidroquinona + ISDIN color + White Obective gel Bioderma.
    O protetor ISDIN eu já havia usado o sem cor e não gostei muito porque minha pele é oleosa e mesmo usando com pó o resultado não era bom. Eu usava diariamente o da Avene toque seco sem cor e gostava bastante.
    Comprei conforme a dermato me receitou o ISDIN (com cor) e estou usando mesmo sem gostar.
    A hidroquinona eu não comprei por medo, mesmo falando que eu ainda amamentava o meu bebê ela falou que não havia problema. Pesquisei sobre a hidroquinona e muitas pessoas falaram que o melasma ficou ainda mais escuro, outras falaram do efeito rebote. Estou com medo de comprar e ao andar na rua ou mexer no telemovél/notebook e minhas manchas escurecerem ainda mais.Perguntei ao farmacêutico e ele disse que não posso tomar astaxantina pois amamento.
    O que me sugere? Compro a Hidroquinona? Tem mais algum produto que possa me indicar?
    Obrigada.

    1. Olá Sara,
      se prefere o protetor solar da Avene, não tem mal em usar antes esse! Eu não aconselharia a usar hidroquinona enquanto amamenta, não há estudos suficientes que indiquem que é seguro. Porque não começar com o PigmentClar serum da La Roche Posay que pode ser usado na gravidez, amamentação e com o Caudalie Vinoperfect associado ao protetor solar enquanto amamenta?

      1. Boa noite! Estava mesmo aguardando sua resposta.
        Muito Obrigada por me responder.
        Vou comprar os produtos indicados e mais uma vez obrigada pela atenção, beijinhos Andreia.

  4. Olá Andreia! Tenho melasma e acne moderado… por recomendação da dermatologista estou a aplicar Skinoren e o protetor da Bioderma Photoderm M. Mas estou desiludida com o resultado, porque piorei bastante do acne, a minha pele fica super oleosa, como nunca tive e desconfio que seja do protetor. O protetor que recomenda será mais adequado ao meu caso? Obrigada

    1. O Bioré Aqua é um protetor excelente para peles oleosas, é um protetor solar em sérum. No entanto, o Skinoren pode também piorar a oleosidade.

  5. A astaxantina é um poderoso antioxidante lipossolúvel, isto é, deve ser ingerido com uma pequena quantidade de gordura saturada para ser assimilada adequadamente e carregada até ao interior dos tecidos.

  6. Olá Andreia,
    Obrigada por mais um artigo esclarecedor.
    Estou tentada a experimentar o Skinceuticals que recomenda. Uso protector solar durante todo o ano porque tenho pele intolerante e reactiva e, além disso, tomo Amiodarona.
    O que acha do novo Photoderm nude touch spf50 mineral com cor da Bioderma? Recomenda?
    Muito obrigada.

    1. Olá Maria,

      não experimentei ainda, mas há quem adore esse protetor e quem simplesmente odeie. Confesso, que quando as opiniões são muito díspares, não costumo arriscar experimentar. Mas se a Maria experimentar, diga o que achou!

    1. Olá Cristina,

      o protetor da Heliocare 360 tem uma fórmula excelente. Não sei o que a Cristina acha da textura, mas a fórmula é incrível. Tem antioxidantes, tem filtros físicos (dióxido de titânio). Eu diria que é um dos melhores protetores solares do mercado. Só não aconselho a versão em spray, porque é extremamente difícil controlar a quantidade necessária para uma proteção solar adequada.

  7. Olá Andreia, mais uma vez obrigada por um artigo tão pertinente! Eu tenho uma grande tendência a manchas, principalmente no buço, uso sempre protector solar de 50SPF para cima, chapéu, chapéu de sol e mesmo assim fico com manchas.. Já fiz vários tratamentos dermatológicos, inclusive este Inverno parecia que tinha ficado melhor, mas entretanto já piorou outra vez e pouca exposição solar tive.. Já usei o ISDIN Spot Prevention por ver que o recomendavas, e neste momento estou a utilizar o Bioderma Photoderm M por recomendação da dermatologista, parece que nenhum deles chega para proteger o suficiente.
    Obrigada por continuares os teus artigos fantásticos!
    Beijinhos

  8. bom dia Andreia. Fiquei com uma dúvida com relação a este filtro da skinceuticals, na embalagem mostra apenas UVA. Se este filtro é físico porque a embalagem não demonstra preteção UVA e UVB? isso acontece também muito com os filtros da ISdin. Obrigada
    Márcia

    1. Olá Márcia,

      todos os protetores solares protegem dos raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras solares e é isso que é medido no SPF. A proteção UVA não é medida no SPF, é quantificada no PPD ou no PA, no caso de protetores solares asiáticos [por ex. PA++++ é o máximo]. E por isso, a proteção de dois protetores solares SPF50, pode ser bastante diferente para os raios UVA. Por protegerem dos raios UVA, é que certas marcas colocam essa menção na embalagem. Como profissional de saúde, preferia uma abordagem mais uniforme em que todas as marcas quantificassem também a proteção UVA, mas não existe regulamentação nessa área. Espero ter sido clara, visto que isto é algo complexo 😉

Deixar uma resposta

Mais histórias
Como escolher um Protetor Solar?
Don`t copy text!