Cuidados de cabelo para um cabelo bonito e saudável!

No Verão, com as agressões várias como o ar condicionado, sol, sal e cloro dos dias de praia e piscina, o cabelo fica mais danificado e a precisar de mais cuidados. Vamos falar de como tratar do cabelo no Verão para um cabelo mais bonito e saudável?

Para tratar adequadamente do cabelo, para além da limpeza é necessário hidratar, nutrir e reconstruir. Cada cabelo tem necessidades diferentes e é necessário adaptar os cuidados ao tipo de cabelo.

Hidratar, nutrir e reconstruir!

Um cabelo baço, seco, embaraçado precisa de hidratação. Todos os cabelos precisam de hidratação e usualmente deve-se usar um condicionador ou uma máscara com poder hidratante sempre que se lava o cabelo.

Um cabelo com frizz, crespo precisa de nutrição. Os produtos nutritivos devolvem os óleos perdidos ao cabelo e mesmo os cabelos oleosos têm benefício em fazer uma nutrição 1x por semana ou em semanas alternadas. Óleo dissolve óleo e pode ajudar a controlar a oleosidade. Pode-se fazer com um óleo como o óleo de coco ou usar uma máscara nutritiva à base de óleos.

Um cabelo que está poroso, fino e quebradiço é um cabelo que precisa de reconstrução. A reconstrução ajuda a repor a proteína perdida da fibra capilar. No entanto, para uma boa reconstrução, o cabelo precisa de estar hidratado e nutrido. Por isso, é fundamental hidratar e nutrir o cabelo nos dias anteriores à reconstrução, de preferência, num dia hidratar e no dia seguinte nutrir. Os produtos para reconstrução são produtos altamente concentrados em queratina e que tornam os cabelos mais fortes e preenchidos. Exemplos? Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor ou Olaplex Hair Perfector n.º 3. A reconstrução é algo que só deve ser feita 1-2x por mês porque demasiada queratina torna o cabelo rígido e com tendência a partir.

E vocês, já costumam ter esta rotina para um cabelo bonito e saudável? Contem-me tudo!

Photo Credits: Patricia Clarkson photographed by Justin Bishop for Vanity Fair.

  1. Eu sigo o cronograma capilar para cabelos muito danificados (porque tenho madeixas). Vou alternando máscara de hidratação, nutrição e reconstrução conforme indicado pelo cronograma e nunca com intervalos inferiores a 48h. Uso sempre condicionador depois da máscara porque as funções são diferentes (o condicionador fecha a cutícula que foi aberta pelo shampoo e que a máscara não fecha – ou serão poucas as que o fazem).
    O cronograma capilar faz realmente diferença (faz mais diferença mesmo usando máscaras baratas do que usar algumas muito caras de forma incorreta!)
    Para quem tiver interesse há um grupo de facebook dedicado a este tema.

  2. Olá. Este artigo levou-me a aferir qual a diferença entre hidratação e nutrição dos cabelos.
    Tenho cabelo encaracolado por natureza mas esticava sempre com secador e escova, logo há que aplicar creme térmico para proteger.
    Lavo sempre com shampoo e máscara; produtos anti frizz não podem faltar sobretudo em dias de chuva ou nevoeiro.
    Faço coloração apenas para tapar meia dúzia de brancos que apareceram na franja.

    maior asneira: fiz um alisamento térmico e repeti ao fim de 6 meses. Lado positivo = cabelos ainda mais brilhante; negativo = creio que foi o que agravou queda.

    bjs

    1. Olá Lu,
      pode ter agravado a queda, sim. E se tem tendência a frizz, os produtos para reconstrução com queratina dão uma ajuda. Apesar de em dias de muita humidade, não há nada que nos salve! 😉 Beijinho

  3. Olá Andreia.
    Obrigada por mais um excelente artigo.
    Em relação ao cabelo, devo dizer que cometi um grande erro à uns bons muito bons anos atrás, quando meti na cabeça que devia fazer uma permanente.
    Para além de não ter gostado do resultado, o meu cabelo ficou estragado e nunca mais foi o mesmo, depois começaram os brancos a aparecer e por consequência as pinturas. O cabelo ficou frágil, quebradiço e espigava com muita facilidade.
    À um par de anos para cá, coincidência ou não, devo ter conseguido finalmente reunir os produtos essenciais para o meu cabelo que está otimo, como à muito não me lembrava e também alterei algumas rotinas.
    O meu cabelo é oleoso e neste momento esta é a minha rotina em relação ao meu cabelo:
    – antes de entrar no duche escovo bem o cabelo,
    – uso o champô da Garnier (limão e argila suave),
    – no fim do duche coloco da Garnier, spray amaciador sem passar por água (creme de arroz e leite de aveia) e só depois escovo o cabelo,
    – reparto o cabelo em 4 partes e coloco da Garnie, creme de pentear sem passar por água (tesouros de mel) espalho bem pelo comprimento do cabelo e não volto a pentear
    – no dia a seguir coloco um sérum hidratante que comprei na cabeleireira o meu é da “artègo”.

    Cumprimentos
    Laureana

    1. Olá Laureana,
      obrigada por partilhar a sua rotina. E tem toda a razão, às vezes cometemos erros com o nosso cabelo, que levam tempo a recuperar!

  4. Olá Andreia,

    Mais uma vez, parabéns pelos seus artigos elucidativos. Vejo sempre. Grata por isso. Uma questão: no caso de um cabelo pintado, qual o champoo que poderia usar com o Joico K-Pak Reconstrutor ? A salientar que lavo o cabelo todos os dias, por causa do exercício físico.

    Um abraço.

    1. olá Elizabeth,

      muito obrigada! Na verdade, pode usar o champô que quiser, não há obrigatoriedade de usar um em específico. Como lava o cabelo todos os dias (eu também) será melhor usar um para cabelos pintados, que ajude a preservar a cor do cabelo. A linha Joico K-Pak tem também um champô específico para cabelos pintados, Color Therapy. Abraço!

Deixar uma resposta

Mais histórias
Depois das Festas: Programa Detox
Don`t copy text!