Cauterização capilar! Já ouviram falar? Num dos últimos artigos, falei sobre reconstrução capilar e hoje vou falar de Cauterização capilar, que tem o mesmo objetivo, devolver queratina aos cabelos, mas é feita de outra forma. Vamos lá saber mais?
A Cauterização capilar é um tipo de reconstrução capilar, visto que repõe aminoácidos e proteínas nas fibras capilares. O que caracteriza a cauterização é o uso de uma fonte de calor como o secador ou a prancha para selar a cutícula dos fios e fazer com que os nutrientes que foram depositados permaneçam nos fios por mais tempo.
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a cauterização não alisa os cabelos. O objetivo é repor a queratina, reconstruir as fibras capilares, mas não tem efeito alisante. No entanto, ajuda à redução do frizz.
Como fazer?
- Lavagem do cabelo com um champô que faça uma limpeza profunda. Champôs anti-resíduos ou anti-caspa também são opções!
- Aplicar queratina líquida no cabelo seco com a toalha. Para quem procura opções existe a Queratina Líquida da Novex, que encontram facilmente nas lojas de produtos de cabelo.
- Deixar actuar a queratina líquida durante 15 minutos.
- Seca-se com o secador e posteriormente sela-se essa camada superficial do fio com a prancha no cabelo seco para que os nutrientes não se percam durante a lavagem.
- Para melhores resultados não lavar o cabelo durante 48 horas.
- Se o cabelo estiver extremamente danificado, o ideal é hidratar e reconstruir a fibra capilar primeiro. Afinal o uso de calor em excesso em cabelos muito fragilizados pode levar à quebra dos fios.
- Fazer apenas 1x por mês.
Os cabelos ficam mais macios, sedosos e com menos volume. Como o poder de reconstrução é grande, o tratamento é muito mais profundo e vai ajudar a reparar os danos das fibras capilares causados pelos processos químicos. Ideal para fazer após exposição ao sol, para quem usa e abusa do secador e alisadores.
Photo Credits: Gemma Chan photographed by Elisabeth Hoff