Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

HealthyTalks: Quando ser saudável deixa de ser saudável.

Ser saudável e tentar ser saudável é excelente, com tudo o que isso engloba, exercício, alimentação. Infelizmente, cada vez mais existe uma obsessão por ser-se saudável. E tudo o que é obsessivo, não é [pasmem-se!] saudável.

Uma alimentação equilibrada. Exercício físico regular. É algo que só nos pode fazer bem, certo? Desde que não seja uma paranóia. Mas cada vez mais, muitos de nós não pensam em mais nada que no ginásio e nas marmitas. Para alguns, a primeira coisa a fazer nas férias num sítio novo, é ir a correr ao supermercado, comprar exactamente os mesmos alimentos que comem durante todo o ano. E isso, não é saudável. E o que torna tudo isto menos saudável? Influenciar as outras pessoas a fazer exactamente o mesmo. E isso passa pelos profissionais de saúde que pela forma como comunicam a alimentação, muitas vezes, tornam o comum dos mortais culpado pelas suas escolhas alimentares. E cada vez mais existem mais casos de distúrbios alimentares relacionados com a forma como lidamos com a comida. E não, não temos todos de cortar o glúten da alimentação. E sim, podemos cozinhar sem óleo de coco. Andamos todos a comer o mesmo, mas somos realmente mais saudáveis? E mais importante, somos mais felizes?

Ser saudável passa [e muito!] pela nossa saúde mental. E isso engloba não dar carga negativa a alimentos. Não associar sentimentos de culpa à comida. E fundamentalmente, não viver para comer saudável. E não passar a vida a pensar em comida! Comer saudável para viver bem, isso sim. E isso engloba saber abrir excepções e ser equilibrado. Saber que há dias em que a alimentação não está totalmente no nosso controlo, mas não é por aí que vem algum mal ao mundo. Saber aproveitar novos lugares, conhecer novas comidas e saborear o que a vida nos traz. E é possível fazer isso de uma forma saudável. E sem culpas.

Photo Credits: Photo by Brooke Lark

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Yasmin e Diane 35. Pílulas e Episódios de Tromboembolismo!