Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ano Novo Chinês – Ano do Porco

E dia 5 de Fevereiro, começa o novo ano chinês – o ano do Porco. O ano novo chinês é a celebração mais importante para os chineses, ao mesmo nível do Natal para os ocidentais. Uma celebração e festa para comemorar em família. Usualmente, os chineses não trabalham nos 3 primeiros dias do ano, que este ano começa dia 5 de Fevereiro.  

O que fazer antes do Ano Novo Chinês!

  • Limpar a casa. Fazer uma limpeza geral é fundamental para dar as boas-vindas ao novo ano! Limpar a casa significa abrir a casa ao novo ano e varrer a má sorte e as coisas menos boas do ano que termina. E nada de limpar a casa durante o início do novo ano, não vá a sorte e o dinheiro varrer-se!
  • Comprar roupas novas. Segundo as tradições, deve-se acolher o novo ano com roupa nova, de preferência com cores vibrantes como o vermelho, para chamar boas energias e dar sorte! Para além disso, usar-se lingerie vermelha é um must.
  • Decorar a casa. A casa deve ser decorada com palavras em vermelho, com desejos para o ano novo chinês.  As tangerinas e as laranjas são sempre um símbolo do ano novo chinês! A palavra tangerina têm um som parecido ao de sorte e laranja tem um som parecido com riqueza. Portanto, oferecer laranjas e tangerinas e tê-las em lugar de destaque em casa [pode ser uma árvore em miniatura também] é um símbolo de felicidade e prosperidade e traz também boa sorte.

O que fazer no Ano Novo Chinês!

  • Rezar nos templos. Nos 3 primeiros dias do ano novo chinês, a maioria das pessoas vai aos templos pedir sorte para o ano novo e é usual queimar-se incenso.
  • Lançar foguetes e fogo de artifício. Quanto mais barulhentos, melhor e devem ser lançados a partir da meia noite!
  • Comer em família. O ano novo chinês é acima de tudo uma festa de família e de amigos. Por isso, a tradição é juntarem-se à mesa e comer iguarias deliciosas como dim sum, peixe [pois dá sorte começar o ano a comer peixe!]
  • Entregar envelopes com dinheiro, que se chamam Lai see. Usualmente são dados pelas pessoas casadas às crianças, mas também é de bom tom dar um envelope vermelho [red pocket] aos empregados, porteiros, etc. É o chamado dinheiro da sorte!

Para todos que quiserem entrar no espírito do ano novo chinês, na noite de dia 4, vistam uma roupa com cores vibrantes e procurem um restaurante chinês com dim sums. Escolham muitos vegetais, dim sum e peixe! Kung Hei Fat Choi, Feliz ano Novo! 😉

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Cabelos finos. Cuidados e os melhores champôs!