Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Deficiências alimentares e depressão!

Quando se pensa em tratamento da depressão e ansiedade pensa-se em anti-depressivos. No entanto, é possível melhorar os sintomas da depressão ou ansiedade através da alimentação e que pode funcionar como um complemento da medicação. E muitas vezes à depressão e ansiedade estão associadas deficiências vitamínicas ou minerais. Vamos conhecê-las?

  • Vitamina D. A vitamina D é um antidepressivo natural e melhora a qualidade do sono. Usualmente pessoas com depressão, ansiedade ou insónia têm níveis de vitamina D muito baixos. Apanhar algum sol e tomar um suplemento são boas estratégias. Em caso de dúvida, pedir ao médico análises aos níveis de vitamina D.
  • Magnésio. O magnésio é um mineral que ajuda no relaxamento muscular. Deficiências em Magnésio causam irritabilidade, caibras (nomeadamente na pálpebra), dores de cabeça, náuseas e fraqueza muscular. Mulheres que tomem contraceptivos orais têm uma maior probabilidade de ter deficiência em magnésio.
  • Selénio. A fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas são os sinais de deficiência de selénio mais comuns. Usualmente, problemas da tiróide podem também estar associados a depressão e nesses casos, a deficiência em selénio também está presente.
  • Ómegas-3. A suplementação com ómegas-3 é importante também na depressão. No entanto, os novos estudos indicam que o suplemento deve ser líquido e não em cápsulas, para uma melhor absorção.
  • Vitamina B12: Essencial no sistema imunitário, na absorção do ferro e na formação dos glóbulos vermelhos. Presente em produtos de origem animal, logo, pessoas vegetarianas ou vegans têm de fazer suplementação em vitamina B12. A vitamina B12 melhora a imunidade, o  humor e a concentração. A falta de vitamina B12 manifesta-se por falta de concentração, cansaço e fadiga persistentes e cabelos brancos precoces.
  • Ashwagandha. Adaptógeneo. Também conhecida por gingeng indiano, ajuda o corpo a lidar com o stress e depressão. Baixa os níveis de cortisol no organismo [a hormona do stress]. Diminui a irritabilidade e os desejos por hidratos de carbono, que sentimos quando estamos stressados. Ajuda na memória, inflamação e artrite. Também melhora a função da tiróide. Aumenta os níveis de energia enquanto em simultâneo acalma. Ideal para pessoas que se sentem muito cansadas mas muito stressadas. Pode ser usado na depressão pós-parto.
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Beauty for All.