Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Despigmentantes: ingredientes e produtos a conhecer!

Usualmente vamos ouvindo falando de produtos clareadores e despigmentantes, muitas vezes ambos os termos são usados em simultâneo no mesmo produto. E no artigo de hoje, vamos falar de despigmentantes!

Ingredientes despigmentantes

Ingredientes despigmentantes ou whitening nada têm a ver com despigmentar a pele ou tornar a pele branca. O único efeito destes ingredientes é reduzirem as manchas de pigmentação e prevenirem a formação de novas manchas. Actuam por inibirem a tirosinase, [tirosinase é que leva à formação de melanina].

Portanto, os produtos que contêm ingredientes despigmentantes ou whitening estão indicados para quem tem manchas ou melasma, quer prevenir novas manchas e tem um tom de pele irregular. Usualmente os produtos com maior ação despigmentante são em sérum. Portanto, se em dúvida entre um despigmentante em sérum ou creme, escolham o sérum! Devem ser sempre complementados com proteção solar 50+. E o melhor protetor solar é aquele que não nos esquecemos de usar todos os dias!

Ingredientes despigmentantes:

  • ácido kójico,
  • alfa-arbutina,
  • fenil-etil resorcinol,
  • timol,
  • hidroquinona.

E nem todas as peles precisam de produtos despigmentantes, porque felizmente, nem todas as pessoas têm manchas de pigmentação ou tom de pele irregular.

Exemplos de Produtos com ingredientes despigmentantes:

  • Martiderm Pigment Zero dsp máscara despigmentante de noite [ácido kójico, alfa-arbutina].
  • Sesderma Kojicol gel despigmentante [ácido kójico, alfa-arbutina].
  • Isdinceutics Pigment expert ampolas[4-butilresorcinol]
  • The Ordinary Ascorbic Acid 8% [vitamina C] + Alpha Arbutin 2%
  • The Ordinary Alpha Arbutin 2% + HA [ácido hialurónico]
  • Neostrata Targeted treatment gel despigmentante forte [ácido kójico 3%]
  • La Roche-Posay PigmentClar sérum tratamento intensivo antimanchas [fenil-etil resorcinol] – pode ser usado na gravidez ou a amamentar!
  • Dr. Morita Arbutin Essence Mask [alfa-arbutina]
  • Melano CC – Sérum Intensivo [timol]

Os produtos despigmentantes usualmente não contêm apenas ingredientes despigmentantes mas são conjugados com ingredientes iluminadores, os quais vou falar no próximo artigo. Quais são os vossos ingredientes ou produtos despigmentantes preferidos?

  1. Olá Andreia! Eu tenho 40 anos, pele mista, manchas de pigmentação e rugas. Na minha rotina uso o serum c-vit da Sesderma de dia, junto com o protector solar Active Unify Color Fusion Fluid SPF 100+,da Isdin. Há noite uso o sleep and peel, mas gostaria de ir alternando o sleep and peel por outro tipo de cuidado, porque de vez enquando a minha pele reage ao sleep and peel, provavelmente por usar todas as noites…
    Para além destes cuidados ainda uso da filorga o time filler eyes de manha e noite.
    Acha que estes cuidados estarão bem? que outro creme posso usar à noite para alternar com o sleep and peel, que fosse bom para rugas e as manchas de pigmentação?

    Obrigada
    Vânia

    1. Olá Vânia,
      a sua rotina está muito bem.
      Essa máscara da Martiderm é uma boa opção para ir alternando. Eu acrescentaria um sérum com ação anti-rugas à noite, como o Double serum da Clarins ou o Sesderma repaskin, por exemplo! 😊

      1. Olá Andreia, Eu não uso mascara Martiderm, uso o Sleep and peel que é da Filorga. Acha que deveria usar uma mascara da Martiderm?
        desculpa a minha ignorância mas ao pesquisar na net pelo Sesderma repaskin, só me aparece creme de proteçao solar, mas o que me indicou era suposto ser um creme para a noite, certo?
        Então na sua opiniao, a rotina da noite podia ser o Sleep and Peel da Filorga num dia e noutro por ex o double serum da Clarins?

        Obrigada

          1. Eu só uso serum na minha rotina quer de dia ou de noite, porque tenho a pele mista e os cremes normalmente deixam-me a pele muito gordurosa ao fim de algumas horas na zona T.
            Na rotina da noite então aconselha a que use por exemplo o doube serum da clarins + o sleep and peel, todas as noites? Ou acha que deva usar o double serum com outro creme? se sim, qual seria o creme mais indicado, para as minhas caracteristicas?

            Obrigada

  2. Olá Andréia! Tudo bem?
    Como sempre vc vem enriquecer-nos com mais um post maravilhoso, ainda mais pra quem já tem manchas bem instaladas como eu. Tenho melasma e todo ano uso suavicid(tretinoina+hidroquinona+fluocinolona acetonida). Este ano já tem três meses que estava a usar esta pomada e tive que parar, o sol também começou a aquecer(eu vivo na sua terrinha linda🤗) o meu problema é quando paro, em duas semanas minha pele já fica horrível, as manchas escurecem muito, mesmo usando filtro solar sempre(uso o heliocare360 físico) além disso coloco filtro compacto durante o dia. Minha dúvida é a seguinte: se eu não me expuser ao sol posso usar outros produtos durante a primavera e verão? Ex.: tónico da vichy( idealia peeling) ou o tónico glicolico da pixi? Na minha ansiedade acabo comprando vários produtos e depois não sei se dá pra usar ou usar com outros. Pra vc ter uma ideia tenho fechado o serum da dior( capture totale )também amo a base mas comprei o tom errado imagine! Depois da lierac comprei um creme peeling a base de ahas para uso diurno e noturno segundo as indicações. Ainda mais, mas não posso te escrever uma carta né. É só um desabafo, tenho que me concentrar e controlar pq sei que sair comprando tudo não resolve. Mais uma coisa, vc acha que os filtros da bioré são melhores pra quem tem melasma? Acha melhor do quer o heliocare? Beijo! Desculpa o textão. E obrigada!

    1. Olá Flávia!

      O heliocare é excelente, mantenha! O problema é para quem tem melasma, até a temperatura alta é suficiente para causar manchas. E sim, pode usar o Idealia peeling ou o Pixi ou o Lierac peeling mas só à noite. E durante o dia usa a sua rotina normal com o protetor, sem problema! 😊 É um crime ter esses produtos da Dior por abrir, 😊 em relação à base se é do tom errado, se for mais escura misture com o creme hidratante, senão existe um produto da Body Shop para ajustar o tom da base, mas não sei se existe por esta terra linda! Beijo 😊

  3. Olá Andreia, mais um post Top. Impossível não comentar quando tenho uma pele que ganha manchas por dois motivos : por tudo e por nada.
    Brincadeira à parte vamos ao tema. Tenho melasma e manchas de acne e fiz (sob orientação da dermatologista) pigmetasa, hidrospot, azelac ru . De agosto até agora só tenho feito serum da shiseido Even skin tone, por tolice minha não repeti a hidroquinona e o resultado é visível a olho nu: manchas. Em tempos , tb por auto recriação usei estee lauder enlighten em sérum.
    Estou tão triste com meu rosto porque torna-se difícil ter um rotina para pele >40’s + mista + manchas + propensão para a acne (de momento comedões ). O que tem corrido bem é o hidratante NCTF-REVERSE MAT e o protetor solar. Se quiser opinar sou toda ouvidos.
    Estou numa fase oposta à descrita pela Flávia 😕 ou seja não compro quase nada.

    Bjs

  4. Adorei o post, Andreia. Quem vive com melasma sabe bem o tormento diário que passa! Já não sei o que é andar sem maquiagem…. já não sei o que é estar sentada numa esplanada a apanhar um bocadinho de sol… enfim!
    Desabafos à parte… o que a Andreia acha do Melano gel touch?

  5. Parabéns pelo blog e pelo post!
    Tenho 41 anos e fui mãe recentemente, o que piorou as manchas que já tinha. A minha pele é mista e também tenho algumas rugas. Neste momento queria iniciar um novo tratamento e estou na dúvida entre o Gel Creme SPF 50 da Neoretin + Serum Despigmentante Booster Fluir da Neoretin ou o Pigment Zero DSP da Martiderm + Serum Repaskin Mender da Sesderma. O que acha mais adequado?

  6. Olá Andréia mais uma vez! Tudo bem?!
    Voltei, ando sempre por aqui “passeando” por estes posts maravilhosos que vc publica. Queria tirar mais uma dúvida. Tenho melasma e estou usando o confort peel da Lierac durante o dia e durante a noite para finalizá-lo, mas fui a minha dermatologista e ela passou-me o hidrospot e disse-me que quem tem melasma tem que usar sempre hidroquinona(não há nada a fazer senão bloquear sempre a formação da melanina) ainda não comprei,fiquei com receio apesar de ouvir isso da dermatologista pq do conheço não se deve usar a hidroquinona por mais de três meses( a pele pode ficar com manchas brancas irreversíveis) acha que posso usar sempre, sem interrupção e a noite durante a primavera e o verão? Essa é a minha dúvida. Tenho pesquisado bastante tratamentos alternativos como os óleos essenciais( ouço falar muito bem de alguns e até já uso alguns em dias alternados, mas não com a frequência que deveria porque como disse quero acabar os cremes que já tenho abertos. Obrigada! Beijinhos

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Tendências de Maquilhagem para a Primavera e Verão!