Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Ingredientes iluminadores ou brightening!

Os ingredientes iluminadores ou brightening têm como objectivo iluminar a pele. Muitas vezes também fazem parte juntamente com ingredientes despigmentantes de produtos anti-manchas, porque usualmente os produtos anti-manchas actuam por diversos mecanismos. Os ingredientes iluminadores não são exclusivos dos produtos anti-manchas e são fundamentais para peles baças e apagadas.

Um dos ingredientes-estrela iluminadores é a niacinamida (vitamina B3). Melhora a hidratação da camada córnea e estimula a síntese de ceramidas. O seu mecanismo de ação funciona por inibir a transferência da melanina dos melanossomas para as camadas mais externas da pele, resultando em redução de manchas e aumento da luminosidade.

Outros ingredientes iluminadores funcionam pelo seu efeito antioxidante [vitamina C, ácido elágico, ginseng] e outros por serem renovadores celulares ou exfoliantes químicos como os AHA, ácido glicólico, ácido láctico ou mandélico para as peles mais sensíveis.

Usualmente os produtos iluminadores funcionam por conjugarem diversos ingredientes com diferentes funções de forma a terem uma ação mais completa.

E quem nunca teve a pele baça, apagada, após o Verão ou devido a dias de Inverno rigorosos, noites mal dormidas ou stress? E aí é que os produtos iluminadores entram e funcionam muito bem. Curiosamente, a maioria dos produtos coreanos nomeadamente os cremes contêm sempre ingredientes iluminadores!

Exemplos de Produtos com ingredientes iluminadores:

  • A’PIEU Madecassoside Sleep Mask: máscara com ação iluminadora devido à niacinamida. Pelos seus outros ingredientes como a centella asiática é ideal para peles sensíveis ou com vermelhidão.
  • Guérisson 9 Complex Cream: creme de rosto hidratante com ação iluminadora devido à niacinamida, vitamina E e chá verde.
  • The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1% [niacinamida]: neste sérum, a niacinamida é conjugada com zinco que ajuda regular a oleosidade.
  • Lierac Mesolift serum: ação iluminadora devido a antioxidantes [vitamina C e E]. Existe também o creme da mesma gama, mas eu prefiro o Serum por ser mais concentrado. Ideal para peles baças e cansadas.
  • Clarins Double-serum: um daqueles séruns-estrela anti-envelhecimento para a pele mista, que também ajuda a fechar os poros! Tem ação iluminado devido a variados antioxidantes como o gengibre e o açafrão.

Exemplos de produtos com exfoliantes químicos que por serem renovadores celulares funcionam bem conjugados com outros ingredientes como antioxidantes para um efeito iluminador:

Eu sou muito fã de produtos com ingredientes iluminadores. Uma pele luminosa e radiante é algo que eu procuro sempre e por ter tendência a manchas, muitas vezes acabo por usar produtos com ingredientes despigmentantes e iluminadores. E vocês, gostam deste tipo de produtos? Partilhem nos comentários quais os vossos produtos e ingredientes iluminadores favoritos!

Mais histórias
Gua Sha facial: o que é?