Como perceber a lista de ingredientes de um cosmético?

Para a maioria, ler a lista de ingredientes de um produto cosmético pode assemelhar-se a ler um artigo em alemão. Ou chinês. É algo que não é básico, mas hoje vou dar dicas de como tornar essa tarefa mais fácil e perceberem o que realmente estão a comprar.

A lista de ingredientes está pela ordem de concentração dos ingredientes, excepto para os ingredientes com uma concentração inferior a 1%.

Usualmente os primeiros ingredientes da lista são:

  • Solventes como a água, glicerina [que também funciona como humectante ou seja hidrata a pele]
  • Glicóis como propilenoglicol, butilenoglicol, que melhoram as texturas dos produtos e são também humectantes
  • Álcoois como o Etanol que melhoram a textura dos produtos. O álcool não está na lista de conservantes, mas quando presente em concentrações superiores a 10%, tem um efeito bacteriostático, ou seja, impede a proliferação de microorganismos.  Portanto, quando um produto alega que não tem conservantes, provavelmente tem álcool na sua composição associada a outras substâncias de forma a que o produto não necessite de nenhum ingrediente da lista de conservantes autorizada por lei. Usualmente, só em concentrações superiores a 20% como em tónicos ou produtos de barbear é que tem um efeito desidratante. Visto que o álcool é sujeito a taxas, usualmente na cosmética usa-se o álcool denat [alcohol denat, alcohol SD] de forma a minimizar custos. São os ingredientes usados nesse processo como os ftalatos que são sensibilizantes para muitas pessoas com a pele sensível. Alternativa? Para quem tem pele sensível evitar produtos com álcool denat.
  • Fenoxietanol [phenoxyethanol] e os parabenos são conservantes cuja concentração máxima permitida por lei é 1% para o fenoxietanol e 0.8% para os parabenos, portanto, se na composição, todos os ingredientes que se seguem a estes ingredientes estão em concentração inferior a 1%. Portanto se virem ascorbic acid [Vitamina C] seguido ao fenoxietanol é porque a concentração de vitamina C presente é inferior a 1% e não é relevante!
  • Existem alguns ácidos ou ingredientes activos como o retinol e vitaminas como a vitamina E que as suas concentrações usuais são inferiores a 1% e isso é natural.

Exemplos!

Shiseido Ultimune: water (aqua/eau)・alcohol denat.・glycerin・butylene glycol・peg/ppg-17/4 dimethyl ether・triethylhexanoin・cyclohexasiloxane・dimethicone・phenoxyethanol・trehalose・ammonium acryloyldimethyltaurate/beheneth-25 methacrylate crosspolymer・peg-14m・acrylates/c10-30 alkyl acrylate crosspolymer・tocopheryl acetate・peg/ppg-14/7 dimethyl ether・rosa damascena flower water・fragrance (parfum)・disodium edta・potassium hydroxide・silica・isoceteth-10・linalool・lauryl betaine・ginkgo biloba leaf extract・geraniol・citronellol・origanum majorana leaf extract・nelumbo nucifera germ extract・alcohol・sodium carboxymethyl beta-glucan・bht・thymus serpyllum extract・perilla ocymoides leaf extract・sodium bicarbonate・iris florentina root extract・sodium benzoate・ganoderma lucidum (mushroom) stem extract

Ingredientes em alta concentração: água, álcool denat, glicerina e butylenoglicol. Solvente e ingredientes que melhoram a textura do produto. Dimeticone que é um silicone e é responsável pela textura sedosa de alguns produtos. Fenoxietanol. Ou seja todos os ingredientes que a marca considera ingredientes activos seguem-se ao fenoxietanol, logo presentes numa em concentração inferior a 1%.

CNP Laboratory Green Propolis: Water, Butylene Glycol, Propolis Extract, Glycerin, 1,2-Hexanediol, Niacinamide, Sophora Angustifolia Root Extract, Polysorbate 20, Imperata Cylindrica root extract, Propanediol, Hydroxyethylcellulose, Arginine, Carbomer, Honey Extract, Madecassoside, Allantoin, Troxerutin, Dipropylene glycol, PEG-8, Sodium Hyaluronate, Adenosine, Disodium EDTA, Fragrance, Beta-Glucan, Codonopsis Lanceolata Root Extract, Melissa Officinalis Leaf Extract, Ficus Carica Fruit Extract, Punica Granatum Fruit Extract, Melia Azadirachta Flower Extract, Melia Azadirachta Leaf Extract, Sodium Hyaluronate Crosspolymer, Camellia Sinensis Leaf Extract, Grape Seed Extract, Ubiquinone, Thioctic Acid

Ingredientes em alta concentração: Água [solvente], butilenoglicol e glicerina que melhoram a textura do produto e hidratam. Extrato de propólis que revitaliza e acalma a pele. A marca indica que a sua concentração é 13%, o que facilita a leitura do produto! A Niacinamida que é outro ingrediente activo a sua concentração deverá rondar os 2-5% para ser efectiva. Eu diria que todos os ingredientes a partir do Disodium EDTA estão numa concentração inferior a 1%, o que é o usual. Portanto, este produto acaba por ter ingredientes activos – propólis, niacinamida, madecassoside e extratos antioxidantes em considerações respeitáveis!

Skinceuticals C E Ferulic: aqua /water / eau, ethoxydiglycol, ascorbic acid, glycerin, propylene glycol, laureth-23, phenoxyethanol, tocopherol, triethanolamine, ferulic acid, panthenol, sodium hyaluronate

Ingredientes em alta concentração: Água [solvente], glicóis [etoxidiglicol e propilenoglicol] e glicerina que melhoram a textura do produto e hidratam. Vitamina C [ascorbic acid] está também numa elevada concentração. Como a marca é transparente e afirma que a concentração de vitamina C é 15%, torna-se ainda mais fácil. Posteriormente, encontramos o fenoxietanol a iniciar os produtos com concentrações inferiores a 1%. Segue-se a Vitamina E [tocopherol] e o ácido ferúlico, que a marca afirma que está presente numa concentração de 0.5%.

Espero que esta informação vos ajude a ler mais facilmente os rótulos dos cosméticos! Claro que ajuda fazer o trabalho de casa e pesquisar as marcas para perceber se são indicadas percentagens para os ingredientes activos!


  1. Muito útil esta indicação! Estou a verificar os ingredientes de um creme da yves rocher, o pure calmille, que alega possuir 93% de ingredientes naturais, sem corantes, óleos minerais e parabenos. O último ingrediente é o tocoferol. Para além do álcool (5º ingrediente) não vejo outros agente antibacteriano a não ser no final da fórmula. Será que para os conservantes naturais também existe a indicação que não poderão exceder 1%? Ou a lógica será diferente? Se o tocoferol, o tocopheril acetate e o tetrasodium edta são dos ultimos ingredientes, significa que terá boa concentração dos demais ingredientes? Um potencial boa fórmula? Obrigada, beijinhos

    1. Olá Maria Luísa,

      na altura fui à procura da composição deste creme, mas esqueci-me de lhe responder. Não dá para tirar conclusões apenas baseada na sua explicação, foi mesmo preciso olhar para a fórmula. Esse creme tem como conservante o Sodium Benzoate, que pela lei tem a concentração máxima de 0.5% nos produtos que não sejam de limpeza. O tocoferol que fala é a vitamina E. Eu diria que os ingredientes acima do Perfume nessa fórmula terão uma boa concentração. Mas por exemplo, retinol deverá estar num produto numa concentração de 1% e quem ler a lista de ingredientes verá que está no final! Basicamente pela fórmula esse produto é um creme hidratante com glicerina, óleo de coco que hidratam e tem extratos de camomila. É um creme simples, que tem a função de hidratar. 😊 Beijinho

      1. Obrigada pela ajuda! Sim parece um hidratante com uma formulação simples. A minha dúvida seria se é eficaz. Mas tenho usado a seguir ao redermic r e sentido a pele confortável. Beijinho e boa continuação de sucesso 😘

Deixar uma resposta

Mais histórias
Óleo essencial de Lavanda: usos e benefícios!
Don`t copy text!