Milium ou milia: o que é?

O que são estas bolinhas no contorno de olhos? Isto era algo que muitos dos meus clientes me perguntavam quando trabalhava em farmácia. Estas bolinhas pequenas que parecem pequenas borbulhas mas que não desaparecem se as tentarmos espremer [Não que se deva tentar espremer borbulhas!]. A isto chama-se milium ou milia (no plural), e que apesar de poder surgir em outras zonas do rosto, é mais comum no contorno de olhos.

Milia são quistos pequenos e apresentam coloração branca ou amarelada. A sua textura dura é devida à queratina.

O aparecimento de milium não tem uma causa definida. No geral, ele surge de forma espontânea, quando as células proliferam, fazendo com que a pele morta fique “presa”, formando as pequenas bolsas. Isso pode acontecer com qualquer tipo de pele, tanto oleosa como seca ou normal. Pode também ser causado pela exposição solar.

Podem os cosméticos causar milia?

Sim, alguns ingredientes dos cremes de olhos ou de outros produtos cosméticos usados no contorno de olhos que sejam mais oclusivos, ou seja, que previnam a perda de água como petrolatum, mineral oil, podem levar ao aparecimento de milia em pessoas com propensão a milia, pois a pele do contorno de olhos é mais fina e frágil, não tolerando tão bem produtos oclusivos e demasiado ricos.

Como tratar?

Usualmente, o tratamento consiste na remoção das lesões pelo dermatologista através de extração simples. Não é aconselhado fazer esta extração em casa, porque pode levar a cicatrizes ou infeção.

Outra alternativa, é quando se suspeita que o milia está a ser causado por um produto cosmético em específico, o que se sugere é suspender esse produto e simultaneamente usar um exfoliante químico para ajudar a dissolver as células mortas acumuladas no quisto.

Para quem tem tendência a milia, o que sugiro é usar um creme de olhos em gel e usar protetor solar leve diariamente. Quando o objectivo é apenas hidratar, o que pode ser feito é usar apenas o sérum facial no contorno de olhos, que é muito mais facilmente absorvido. O uso de cremes de olhos com retinol também ajuda a evitar o aparecimento de milia.

Mais histórias
Chiado Macau