Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Neurocosméticos: o que são?

O que são neurocosméticos? Simplificando, são cosméticos não-tóxicos,que contêm ingredientes específicos que funcionam a nível neurológico.

O conceito não é novo e começou em 2007, com o conhecimento das interações mediador-receptor entre a pele e o sistema nervoso que levaram a uma nova abordagem quando se trata de saúde e envelhecimento da pele. O conceito da neurocosmética deriva de uma combinação dos sistemas NICE (nervoso, imunológico, cutâneo e endócrino) e TCM (medicina tradicional chinesa). Os ingredientes ativos nos neurocosméticos têm como alvo as terminações nervosas da pele que são sensíveis ao frio, ao calor, à dor, à pressão e ao prurido. Por exemplo, são benéficos para os consumidores que têm uma pele intolerante e pele sensível. Afinal, se for possível combater o prurido intenso (comichão) com um cosmético, será muito mais benéfico do que usar um medicamento à base de cortisona.

Outra aplicação da neurocosmética está relacionada com os produtos antienvelhecimento, pois existem neuro-cosméticos que combatem o stress e o envelhecimento. Os produtos desta categoria são capazes de produzir uma sensação perceptível de uma pele mais suave, mais radiante, mais saudável e menos enrugada. Diminuição de rugas, pele visivelmente mais lisa, diminuição da resposta inflamatória e um efeito geral de bem-estar ou calmante. Interessante, certo?

A pele e o cérebro estão intimamente ligados e cada vez mais o consumidor quer produtos cosméticos que o façam SENTIR, seja mais relaxado, seja SENTIR a pele mais lisa ou menos enrugada ou SENTIR a pele mais fresca.

Outros neurocosméticos libertam endorfinas que levam a uma sensação de bem-estar geral. Outros produtos neurocosméticos funcionam pela cor que melhora o bem estar ou pela sensação de frio ou calor. Por exemplo, muitos produtos asiáticos têm edições especiais no Verão, com ingredientes que baixam a temperatura da pele!

Esta será uma das maiores tendências da cosmética dos próximos tempos!

Exemplos de neurocosméticos

Porque sei que querem exemplos, vou falar de alguns produtos disponíveis no mercado que são neurocosméticos!

  1. Talika Photo-hydra sérum hidratação profunda – com lipopéptidos que promovem a produção de beta-endorfinas, que por sua vez ajudam a acalmar incrementar a tolerância da sua pele.
  2. Karin Herzog – Choco2. Cuidado anti-envelhecimento com oxigénio a 1%, que devido ao cacau estimula a libertação de endorfinas para um total prazer e bem-estar. Com chocolate, como não poderia melhorar o bem-estar?
  3. Oh-Yeahh – Bálsamo labial dose diária de felicidade – Aumenta os níveis de serotonina, também  conhecida como hormona da felicidade, devido a  ingredientes naturalmente ricos em triptofano como o cacau e o extrato de Griffonia.
  4. LIRIKOS Hot Melting Máscara de Limpeza. Máscara de argila quente que não seca na pele, ajuda a absorver a oleosidade, fecha os poros e remove as células mortas da pele. O calor que se sente no momento da aplicação ajuda a abrir os poros e a remover eficazmente todas as impurezas contidas e a relaxar.

Os neurocosméticos vão ser claramente uma das maiores tendências da cosmética que vai começar a ser seguida pelas marcas gigantes da cosmética. Já conheciam? Curiosos por experimentar?

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Vamos falar de manchas na pele?