Pele sensível e pele intolerante. Fácil ficar confuso com estes conceitos que parecem tão idênticos. E mais difícil fica escolher os produtos adequados para este tipo de peles. Mas quais as diferenças entre uma pele sensível e uma pele intolerante?
O que é que caracteriza uma pele sensível?
Usualmente a pele sensível é uma pele fina e que está associada a um fototipo mais baixo. Ou seja, quem tem uma pele clara tem mais probabilidade de ter uma pele sensível.
Numa pele sensível, os receptores sensoriais estão mais à superfície da pele, portanto, são mais facilmente estimulados. Portanto, todos os estímulos externos como o vento, frio, calor, fumo do tabaco, estimulam mais facilmente a pele, provocando ardor, vermelhidão ou comichão/prurido. Uma pele sensível pode ser acneica, oleosa, seca ou normal. Ter uma pele sensível é um complemento do tipo de pele. Portanto toda a rotina tem que ter construída tendo em consideração o tipo de pele.
Peelings e exfoliantes abrasivos devem ser evitados. Mas eu acredito que os exfoliantes físicos devem ser sempre evitados, não é à toa que na cosmética asiática não há exfoliantes físicos. ?
Estímulos externos:
- vento
- mudanças de temperatura [frio, calor]
- ar condicionado
- fumo do tabaco
- álcool
O que é que caracteriza uma pele intolerante?
Quem tem a pele intolerante tem por norma também outro tipo de alergias nomeadamente asma. A pele intolerante reage muito rapidamente a alergenos externos, usualmente em poucos minutos. A reação obtida é uma reação alérgica. Uma pele intolerante reage facilmente a cosméticos.
Que cosméticos escolher?
Cosméticos e maquilhagem deve ser hipoalergénica, o que significa que tem um menor potencial de desenvolver alergias. Os cosméticos para a pele intolerante devem conter uma lista de ingredientes simples e evitar ter óleos essenciais e fragrâncias. Usualmente as linhas para peles intolerantes têm a designação Tolerância e são em embalagem airless, de forma a minimizar o uso de conservantes.