O que usar para combater a secura da tretinoína?

Tretinoína. Ou Kétrel, Vitanol-A. Usada para o acne e para a prevenção do envelhecimento. Bastante económica, mas que precisa de alguns cuidados extra. Um dos efeitos secundários mais frequentes é a descamação da pele e dos lábios bem como a dermatite irritativa que se caracteriza por prurido [comichão], irritação da pele e ardor. Estes efeitos são muito frequentes e uma das principais razões para se desistir do tratamento com tretinoína.

Qual é a minha abordagem?

Primeiro, eu sei que a minha pele não tolera tretinoína diariamente, por isso uso 2 a 3 vezes por semana e apenas no Inverno. Gosto do efeito que tem na minha pele, o grão da pele fica mais regular, a pele mais lisa e luminosa mas se usar diariamente fico com a pele irritada e com comichão e ardor. No entanto, no meu caso a pele descama sempre, e nem a base de maquilhagem fica com um aspecto uniforme. Mas já encontrei a minha rotina de produtos que resultam para combater a descamação da pele, que é sempre bastante incómoda. E como tenho a pele mista, também não tolero nem gosto da sensação de produtos demasiado ricos, portanto hoje vou falar dos meus favoritos!

  1. Sulwhasoo Overnight Vitalizing Mask. É um creme de noite que se pode colocar como máscara que hidrata e suaviza a pele sem pesar. Com extratos de Scutellaria, Angelica Acutiloba nutre a pele e dá luminosidade à pele. Tem uma textura leve e suave que deixa a pele macia e hidratada. Não é barata, mas tem 120 mL o que significa que tem 4x mais que um creme normal, portanto o preço compensa!
  2. Laneige Cream Skin Refiner. Um produto revolucionário que prepara e suaviza a pele como um tónico e hidrata como um creme. Deixa a pele hidratada logo no primeiro passo. Com extratos de chá branco que suaviza e fortifica a barreira da pele. Ideal para peles secas ou/e desidratadas. Pode ser usado como tónico ou como creme ou após a maquilhagem para dar luminosidade à pele. Eu tenho usado e abusado deste produto para uma hidratação extra. Pode ser usado em peles mistas e oleosas e desidratadas em substituição de um creme hidratante!
  3. Máscaras de tecido. Sempre que a minha pele necessita de hidratação extra, o meu truque é fazer uma máscara de tecido antes do creme de noite, que no meu caso tem sido a Sulwhasoo Overnight Vitalizing Mask. É algo que eu adoro, porque o efeito hidratante é imediato! Nas noites que não uso a tretinoína, faço uma máscara de tecido e faz toda a diferença para uma pele hidratada na manhã seguinte. As minhas preferidas para este efeito são as Mediheal Collagen Impact Mask, Papa Recipe Bombee Honey Mask e Dr. Wu Deep Hydrating Mask.

Isto é o que melhor resulta para mim. Há quem goste bastante do Cerave, mas eu não sou muito fã de cremes gordos. Gosto de ter a pele hidratada com produtos leves. Outra alternativa é o La Roche-Posay Cicaplast Baume B5 ou o simple Bepanthene. O fundamental é perceber o que melhor resulta para cada pele e dar um cuidado especial à pele durante este tratamento. Eu tenho sempre imensos cuidados com a pele, mas sempre que uso tretinoína tenho mesmo que alterar a minha rotina e os meus produtos, fazer máscaras de tecido com mais frequência e voltar a colocar uma camada de sleeping mask antes de dormir.

Estes produtos funcionam também para quem tem a pele desidratada e irritada do frio e do vento do Inverno. Aqui em Macau não é o caso, mas quem está em sítios frios deve mesmo reforçar a hidratação, mesmo quem tem uma pele mista como eu. 😊

E vocês usam tretinoína ou algum produto mais agressivo no Inverno? O que fazem para combater a secura e a desidratação da pele?

Mais histórias
Endocare Day SPF30
Don`t copy text!