Acne? 7 dicas para uma maquilhagem adequada!

Para quem tem acne, a maquilhagem pode agravar o seu estado. Portanto, é necessário um conhecimento do que deve ser evitado. E muitas vezes, acaba por ser um ciclo vicioso, porque mais acne, mais maquilhagem, que por sua vez causa mais acne. Vamos quebrar o ciclo?

1. Escolher produtos não comedogénicos

Os produtos de maquilhagem para peles oleosa devem ser oil-free e não-comedogénicos, que significa que que não congestionam os poros.

2. Evitar usar primers

Apesar de parecer que alguns primers são adequados para pele oleosa e acne, pois fecham os poros, etc, não devem ser usados diariamente. O primer é uma camada oclusiva, que acaba por congestionar os poros. Em alternativa, usar um hidratante adequado a pele oleosa que funcione como um primer.

3. Evitar usar maquilhagem de alta-cobertura ou resistente ao suor

As imperfeições devem ser camufladas pontualmente com um corrector, mas a base de maquilhagem deve ser de cobertura ligeira. Bases resistentes à água, ao suor devem ser evitadas.

Mas, Andreia, tenho tanto acne que não consigo camuflar imperfeições apenas com corrector e preciso de usar uma base de alta cobertura! O que usar?

Para quem sofre de acne severo, difícil de camuflar com corrector, a base que eu aconselho é a Dermbalend da Vichy. Altamente pigmentada, apesar de fluida, tem uma excelente cobertura. É não comedogénica.

4. Evitar determinados ingredientes

Eu já disse que as bases e produtos de maquilhagem devem ser oil-free, certo? No entanto, para quem não tem a pele oleosa isso não é uma necessidade. Mas formulações com óleos como o óleo de coco, manteiga de karité devem ser evitados e são cada vez mais uma constante especialmente na cosmética natural. Por exemplo o Soleil Tan da Chanel que foi reformulado contém óleo de coco que pode agravar o acne.

5. Ter em consideração o tipo de embalagem

A maquilhagem deve ser ao máximo em embalagens doseadoras e não em frascos, de forma a evitar a contaminação bacteriana. Produtos líquidos usualmente têm embalagens doseadoras, portanto, porque não passar a usar blush, bronzer líquidos?

6. Evitar usar pó fixador

O pó fixador fixa a maquilhagem, mas também congestionam os poros e o seu uso diário deve ser evitado.

7. Manter os pincéis e esponjas de maquilhagem limpos

De nada serve ter uma rotina de cosmética e de maquilhagem adequada, se os pincéis de maquilhagem e esponjas não são limpos diariamente. As esponjas de maquilhagem (especialmente se usadas húmidas) são um dos piores inimigos de uma pele com acne. Para quem não tem tempo nem consegue manter este compromisso, o melhor é aplicar a maquilhagem com os dedos.

Mais histórias
Perda de Peso. Cremes Reafirmantes e Anti-Estrias!
Don`t copy text!