Cremes Cien do Lidl: o que eu acho!

Nos últimos tempos tenho recebido pedidos para falar dos cremes da marca Cien do Lidl, visto que em 2014 o creme Cien Creme de dia Q10 recebeu o prémio de melhor produto anti-rugas e agora o Cien Aqua Hidratante foi considerado o melhor hidratante do mercado. 

Cien Aqua hidratante ficou em primeiro lugar da lista seguido do Vichy Aqualia Thermal ligeiro. É de notar que o estudo teve em conta a relação preço/qualidade, logo, o Cien ganha pontos por apenas custar 2,99€.

O que contém na sua composição?

  • Contém SPF de 4. Eu pessoalmente, considero que marcas que colocam um factor de proteção solar abaixo de 15, não deveriam poder colocar na sua designação SPF, ou poder dizer que contêm filtros solares, visto que, leva o consumidor a pensar que está a ser protegido dos raios solares e não necessita de usar protetor solar a seguir.
  • Contém perfume e parabenos. Para a maioria das pessoas não é um problema, mas não deverá ser usado por pessoas com peles reactivas e intolerantes.
  • Contém glicerina. Humectante que ajuda a promover a hidratação da pele.
  • Contém pantenol que ajuda a hidratar e a reparar a pele. Para mim o melhor ingrediente presente neste creme.
  • Contém vitamina E que é antioxidante.

Para quem quer um hidratante básico este creme é uma boa opção! No entanto, para ser usado como creme de dia deve ser seguido de protetor solar. A fórmula é simples, mas funciona bem como hidratante. Gosto do facto de ter pantenol e vitamina E.

Quanto ao Cien Creme de dia Q10 ter recebido em 2014 a classificação de melhor creme anti-rugas eu já torço um bocadinho o nariz. Não pelo creme em si, mas porque não acredito no tipo de testes usados. Porque o que estes testes analisam é a superfície da pele após a aplicação de um produto e como as rugas foram suavizadas após o uso do mesmo.

Logo, nós sabemos que o efeito anti-rugas de um produto não é imediato e demora a ser visível. Se estamos a medir o efeito imediato, os cremes que vão ter melhor resultado são os cremes hidratantes, nutritivos e com efeito tensor. Por exemplo, se usarmos um creme com retinol, que é um dos ingredientes com ação comprovada no envelhecimento, ele não vai ter bom desempenho num teste destes. Porque os seus resultados não são imediatos.

Mas estes testes são muito usados pela indústria cosmética para colocar na publicidade.  E usualmente usam pessoas com mais de 60 anos para esse tipo de testes, porque normalmente têm uma pele bastante seca, logo, os resultados são bem mais dramáticos. Logo, não acredito muito neste tipo de testes para cremes anti-rugas e peço para se focarem nos ingredientes. Este anti-rugas da Cien considero mais apropriado para quem tem a pele seca e precisa de um creme nutritivo. E para quem quiser um anti-rugas de preço simpático, aconselho que escolham um com retinol que também é possível encontrar. 🙂 Neste post também têm boas sugestões de anti-rugas!

  1. Oi Andreia, tenho 46 anos e nunca usei cremes, hoje pesquisandp sobre ese creme do Lidl acabei chegando aqui, acho que vou experimentar esse creme pelo menos um par de meses para ver que acontece, tomara consiga ser disciplinada com essa historia de usar cremes porque a verdade não gosto de colocar nada no rostro, so um batom, não tenho rugas mas no meio das sombracelhas as veces quando não durmo bem aparecem aquelas horriveis… beijos

  2. Amei o post e estou adorando o seu site. Obrigada pelas informações claras e limpas.Hoje em dia temos tantas opções, tanta propaganda, que fica difícil decidir em quê investir. O seu site está a ser de grande ajuda.

  3. A cien não paga publicidade… A lidl nao está interessada em pagar este tipo de situação… Logo, o seu argumento é um nao argumento…. Outras marcas pagariam horrores para ficarem no topo se pudessem. Ja tive acesso a testes onde o q10 cien aparecia como melhor comparativamente a dezenas de outras marcas, e nada tinha que ver com a qualidade/preço… Aceito que como farmaceutica tenha a sua opiniao. E como conhecedora quimica das composiçoes saiba dar opiniao fundamentada. Mas os testes.. esses.. nao foi a andreia que fez. e nem todos sao dependentes ou pagos…… Uso cen. Ja usei inumeras marcas de farmacia e perfumaria. O q10da cien é de longe o melhor que ja usei. A minha mae usou estee lauder e la mer anos a fio.. ultimamente tem usado o 1% ouro da cien e com melhores resultados! Por isso.. gostei de ler o seu artigo mas nao concordo! acho que deveria ser imparcial e mais verdadeiro 😉

    1. Olá Raquel,

      o meu artigo baseia-se nos meus conhecimentos como farmacêutica. Na verdade, eu digo no artigo que o Cien Q10 é um bom hidratante e adequado para quem tem a pele seca e precisa de um cuidado nutritivo. O La Mer que fala é também basicamente um creme nutritivo. O que eu refiro é que o tipo de testes usados não são adequados para perceber se um produto é um bom produto anti-rugas ou não. E de acordo com os estudos científicos existem poucas substâncias com ação comprovada anti-rugas. Um dos poucos com ação comprovada é o retinol. Simplesmente isso. Pode discordar comigo, não tem problema. E como podemos ter opiniões diferentes, respeito a sua. 😉

  4. Tenho umas borbulhas castanhas que me foram aparecendo do lado esquerdo da cara começou por aparecendo uma a uma agora tenho a cara do lado esquerdo carregada de vez em quando tenho comichão sabe me aconselhar o melhor creme ? Beijinhos

  5. Eu tenho a pele reactiva e este Cien…bom…é bom para muito raramente e talvez para o pescoço; já experimentei de tudo, avene, roche posay, muito dinheiro e zero resultados; experimentei umas amostras de uma marca que se chama «Pai» e quem é do UK; o inconveniente é vir pela internet; é orgânica/biológica e se o creme for igual às amostras foi a melhor coisa que a minha pele experimentou; conhece? a conselho da dermatologista estou a “controlar o stress” e uso – isto já não a conselho dela – óleo de côco biológico para hidratar – Cien, quem me dera… 🙂 e tou a tomar cholagutt, para limpar, chegada aos 40 🙂 gostei do conselho dos protectores para pele reactiva, obrigada.

    1. Adoro o Cholagutt, Filipa! 🙂 Na verdade já ouvi falar muito bem da PAI mas nunca experimentei! E sim, óleo de coco é muito bom para hidratar! Se quiser pode misturar com uma ou duas gotas de óleo essencial de gerânio para acalmar a pele! Beijinho 🙂

  6. Olá Andreia!
    Obrigada por este post. É bastante explicativo.
    Saberia dizer-me para que faixa etária é indicado o creme cien Q10?
    É que o creme de contorno de olhos diz que é para peles maduras, já o creme de dia e de noite dizem só que são para peles sensíveis…
    E, já agora, quando um creme é para peles maduras, é ideal para os 40, 50 ou 60… ?

    Obrigada

    1. Para qualquer idade, porque é um hidratante básico, Sara. Relativamente aos cremes para peles maduras são adequados a partir da menopausa!

  7. Olá
    comprei para experiência e pela curiosidade, o creme de noite e de dia da cien com caviar e o sérum anti rugas. Não conhecendo nenhum produto desta marca, o que pode dizer sobre os mesmos.
    Convém dizer que tenho uma pele madura. Agradecida
    Isabel Oliveira

    1. Olá Isabel, infelizmente não tenho acesso à composição desses cremes que me fala, visto que neste momento não estou em Portugal, logo, não consigo dar-lhe uma opinião!

      1. Olá boa tarde, eu uso há algum tempo a gama Q10 do LIDL e é fantástica. Notei grande diferença na minha pela, muita luminosidade e melhor densidade da pele. Também tenho pele madura (tenho 60 anos). As amigas notam também a melhoria.
        Relativamente a creme que está a usar não tenho experiência. Usei o Creme Hidratante no verão por ter lido que tinha sido considerado o melhor e gostei muito. 🙂

    2. Tenho 54 anos e para experimentar, também comprei o creme de dia e de contorno de olhos com Caviar (a limpeza e creme de noite ainda tinha de outra gama). Devo dizer que tenho pela mista com tendencia a seca. Nesse sentido, não gostei deste creme. A pele repuxa e sinto-a ressequida ao longo do dia e áspera ao toque, pelo que as rugas de expressão acentuam-se. Vou voltar ao anterior, foi uma experiência que não volto a repetir. Foram 10€ deitados fora.

  8. Obrigada Andreia por esta dica!
    E pelo seu site!
    Ando para tratar da minha pele há que tempos e para ler com mais calma as suas dicas.
    Agora que subscrevi o seu site, a ver se é desta…
    A minha pele seca e a chegada dos 40 não se compadecem com a falta de cuidados.
    Bem-haja!
    Diana, Lisboa

    1. Olá Diana! 🙂 Com calma e paciência, vai ver que a sua pele melhora! Principalmente a pele seca necessita de muita hidratação! Tudo de bom! 🙂

Don`t copy text!