Ácido mandélico: como usar!

O Ácido Mandélico é um alfahidroxiácido [AHA] que tem sido muito estudado nos últimos anos e é usado como tratamento no fotoenvelhecimento, rosácea, melasma e acne.

Como funciona?

O Ácido Mandélico ajuda na renovação celular, regula a produção de melanina e controla a produção sebácea. É também um esfoliante suave, comparativamente com o ácido glicólico, que tem tendência a causar irritação.

Indicações:

  • Anti-envelhecimento: promove a renovação celular e ajuda a diminuir rugas e marcas de expressão.
  • Hiperpigmentação: por regular a produção de melanina, leva à diminuição das manchas. A vantagem do ácido mandélico é que usualmente no espaço de 1 mês já se observa bons resultados usando ácido mandélico a 10%.
  • Rosácea: usualmente as peles com rosácea não toleram AHA. No entanto, o ácido mandélico por ser muito suave, ajuda a controlar a vermelhidão e pode ser uma arma no combate às manchas em peles com rosácea.
  • Peeling: Os peelings de ácido mandélico são muito mais suaves do que os peelings com outros AHA. Se for feitos regularmente [num espaço de 10 dias é o ideal] são úteis no tratamento da acne, fotoenvelhecimento e hiperpigmentação.
  • Acne: o ácido mandélico ajuda a controlar o acne e na maioria das vezes, tem melhores resultados do que a associação de antibióticos no tratamento do acne. Controla a oleosidade, previne borbulhas e pontos negros  e uniformiza o grão da pele.

Vantagens!

  • Por ser muito suave pode ser usado durante o ano inteiro, desde que associado a uma proteção solar elevada SPF50+.
  • Pode ser usado em peles sensíveis que não toleram outros alfahidróxiácidos e em peles com rosácea.

Como usar!

  • 1 a 2x por dia, de manhã e à noite.

Produtos com Ácido Mandélico!

  • sesderma-005824se_01Sesderma Mandelac Liposomal Sérum 30 ml. A Sesderma tem uma gama c0mpleta de produtos com ácido mandélico. O sérum, o produto mais concentrado, está indicado em todos os tipos de pele, especialmente a pele sensível e intolerante a outros AHAs. Infelizmente, não sei a concentração porque a marca não divulga, mas é suave o suficiente para ser usado diariamente.

 

  •  drwu-renewal-serumDr. Wu Serum de Ácido Mandélico a 18%Este é um sérum que funciona como peeling, por ter ácido mandélico em elevada concentração. Melhora a textura da pele, diminui as rugas, melhora as manchas e melhora a elasticidade da pele e firmeza. Deve ser usado 2-3x por semana.

 

  1. Andreia, como estás?

    Caso possas, responda-me uma dúvida. Vi uma profissional dizendo que o melhor ácido para pele negra, com acne e melasma é o ácido mandélico. O ácido retinóico causa uma descamação que irrita a pele negra. É verdade?
    Alterno, à noite, a fórmula manipulada de peróxido de benzoíla (1mg/g)+adapaleno (25mg/g) e o vitacid gel 0,025%, já usei por 2 anos parei pq vi o surgimento de manchas e agora, voltei a usar, tem 1 mês. Devo continuar? Ou o que esse profissional menciona sobre a incompatibilidade do ácido retinóico para pele negra procede?
    Beijos.

    1. Olá Cássia,
      o ácido retinóico causa uma descamação que irrita todas as peles, inclusive a pele negra. Mas como é óbvio depende de cada um. Se usou durante 2 anos sabe já se é adequado ou não para a sua pele. Se deve continuar ou não, deve confirmar com o médico que lhe prescreveu esse tratamento. Beijo

  2. Olá Andreia, obrigada por tanta informação ❤️
    Tenho uma dúvida, posso usar mandélico, azelaico, hidratante e protetor solar, nessa mesma ordem??? Também possuo niacinamida, mas está difícil arranjar uma rotina pra eles todos ?

    Beijinhos
    Obrigada

  3. Boa noite, comecei a fazer o uso do ácido mandelico a 10%, usei duas noites seguidas e minha pele está com uma textura grossa, avermelhada em alguns lugares, descamand, muuuuuito ressecada e um pouco dolorida tbm, é normal? Minha dúvida seria se devo usar todas as noites, ou se uso uma noite sim e outra não, e estou fazendo o uso de um protetor fps 50, e comprei cicaplast e água termal, tbm gostaria de saber se uso a água termal antes do ácido, estou usando ela antes do protetor, e se uso o cicaplast junto com o protetor?

  4. Olá ! O sérum ácido mandélico manipulado a 3% eu posso usar todo dia a noite , retirar pela manhã e passar protetor 60 com PPD ?! No meu caso irei aplicar só na área dos olhos, leves olheiras por hiperpigmentação. Grata.

  5. ola Andreia amei o post. me tira uma duvida por favor , posso usar o acido mandélico pela 10% manhã e passar protetor solar fator 50 por cima.
    pois pela noite uso uma outra formula.obrigada

  6. O ácido mandélico a 70% , como deve ser usado no corpo? misturo ele a algum creme? Ou posso passar somente o ácido ? Quanto tempo devo deixar agir? Muito obrigada! Amei a matéria

  7. Comprei com 20% de acido mandelico
    E a farmácia de manipulação colocou tbm álcool absoluto 30ml.
    Vai interferir no resultado? Por quanto tempo eu deixo na pele? E de quanto e quanto tempo posso usar?
    Obs: minha pele branca e com muitas manchas de sol e marcas de acne e linhas de expressão 37 anos.
    Obg pela ajuda bjs

    1. Olá Luciane,
      depende da percentagem de álcool, mas se for elevada vai ressecar a pele…O ácido mandélico usualmente pode ficar toda a noite e só se retira de manhã. Deve usar 2x por semana.

  8. Boa noite Andreia, andei a navegar na net e encontrei o seu blog por acaso enquanto pesquisava algo mais natural no combate à rosácea e deparei-me com este acido mandelico(que confesso, desconhecia). A minha questão é se saberia dizer-me que produtos conseguiria adquirir com a concentração correcta em Portugal.Obrigada

  9. Ola Andreia!
    Cheguei no seu blog ao pesquisar sobre acido mandelico. Estou fazendo uso do acido retnoico todas as noites, posso intercalar as noites com o acido mandelico? Ou usar o retnoico a noite e o mandelico durante o dia? Uso protetor solar 50fps.
    Obrigada, bjs

  10. Oii. Por favor me ajuda. Eu tenho manchas nas axilas, esse acido tbm funciona nas axilas ? Formulei a 10%, sou morena.. está bom pra mim usar todas as noites 15 min?

  11. Olá Andreia! Sempre aprendendo com você, através das suas postagens.
    Hoje mandei manipular o Acido mándelico a 10% com niacinamira a 4%. Minha duvida? Continuo com a vitamina c? Posso usar algum creme por cima? Como usar corretamente. Aqui no Rio está muito quente, então quis usar um acido para não parar de vez com o tratamento com o melasma.

  12. Olá Andreia , queria saber se posso usar ketrel e azelan? Como usar, já uso ketrel a um mês , as acnes aumentaram, e as manchas não saem! O que me sugere? Obrigado!

  13. Bom dia Andréia!!
    Conheci o blog está semana e estou amando suas dicas! ????????????????????

    Tenho algumas rugas finas abaixo dos olhos, faço uso do Vitanol A.
    Gostaria de saber se posso alternar o ácido Mandélico com o Vitanol A?! E se posso passe ele na região dos olhos?
    Ou os dois não se combinam?!????
    Me ajude ????????

    Que Deus abençoe seu dia!????

    1. Olá Viviane! os dois não combinam se usados em simultâneo. Mas se usar o ácido mandélico de manhã já não já problema. se não, em noites alternadas! Beijinho

  14. Obrigado Andreia. E tendo os produtos que menciona, mais os que me foram receitados, como deverão ser usados e quando? Os que mencionou são para hiperpigmentação e rugas? Muito obrigado pelo apoio Andreia.

  15. boa tarde Andreia,

    Tenho 30 anos, pele muito seca e sensivel. Muitas sardas e manchas de pigmentação e, devido á pele seca, rugas de expressões vincadas. O dermatologista aconselhou-me uriage xemose para o rosto e neostrata skin active cellular restoration, protector bioderma 50 + M.no entanto, nenhum creme para contorno de olhos, ou sérum. Pode ajudar-me pfv? estes cremes serão os mais indicados? e qual a sua opinão da marcaCaudelie?poderia ser usada por mim?
    Obrigado

    1. Olá Vera. Os cremes da Neostrata são excelentes. Melhores que a Caudalie. Eu acrescentaria o sérum NEOSTRATA Skin Active Antioxidante e o NEOSTRATA Skin Active Contorno de Olhos. Mas se preferir Caudalie, também lhe digo quais usar, mas estes são muito superiores.

  16. Andreia por favor me informe.
    Comprei o acido mandelico e também comprei acido felurico com vitamina E… mas ainda nao usei NENHUM DOS DOIS, pq nao sei como usar.
    Como uso o ácido mandelico 10%, e o acido felurico no rosto…
    sendo que estou usando SUVICID
    SÓ em cima do melasma….

  17. Andreia, sempre que faz um post, leio com muita atenção ? Mas fico toda baralhada com tanta informação e quero testar de tudo no meu rosto ? Gostaria que dissesse qual o melhor ácido para uniformizar e alizar o rosto. Tipo, retirar imperfeições e que fosse anti-rugas. Aplico finacea à noite e por cima bioderma sebim pore refiner. De manhã tenho skinCeuticals phloretin CF e protetor endocare day 30
    No inverno faço ketrel. Mas também tenho ampolas de vitamina C e A e tenho vichy aqualia thermal para a noite… Qual a ordem Andreia? Obrigada e aguardo a sua preciosa ajuda ✌️?

  18. Olá Andréia, tenho 52 anos, recebo está semana o Vita C Sesderma Mandelac Serum, utilizarei pela manhã e um hidratante seguido de FPS 50 com cor, está correto? E por quando tempo posso usa-lo ?
    Obrigada Solange

  19. Olá Andreia, mais uma vez um post bastante interessante! Muito obrigada por toda a informação que nos disponibiliza sobre bem cuidar da pele. Tenho melasma e apesar de já ter feito tratamento com Neostrata gel despigmentante Forte, não noto qualquer melhoria. Pelo contrário parece que as manchas (nas laterais do rosto) estão a aumentar, apesar de usar protecção solar todos os dias. Neste momento uso o Foto Ultra 100 da ISDIN e o neoretin gelcream despigmentante SPF 50 apenas nas manchas (este ultimo recomendado pelo dermatologista) mas não vejo melhorias. Sendo que indica que o ácido mandélico, desde que associado a protecção solar 50, pode ser usado durante todo o ano, aconselharia a usar o Sesderma Mandelac Liposomal Serum para combater um pouco as manchas? Desde já, muito obrigada pela ajuda!

  20. Olá Andeia
    Tenho seguido o seu blog e gostaria que me desse a sua opinão. Tenho 54 anos e muitas manchas no rosto, já experimentei varios cremes sem resultado. O ultimo tratamento recomendado pelo dermatologista foi a combinação de ketrel+pigmentasa+advantan que fiz durante cerca de 5 meses, tendo em Maio interrompido tratamento, uma vez que a hidroquinona não é recomendavel usar mais de 6 meses, foi o unico tratamento em que vi resultados. Agora passados 2meses as manchas estão de volta, a noite uso cicaplast , de manhã ampola de vitamina C+ protetor solar 50+ como base de maquilhagem. Gostaria de saber se posso substituir o pigamentasa por acido azelaico ou acido mandelico para uso à noite ou outro que me aconselhasse.

    1. Olá Fernanda, podia ter continuado com o Kétrel. Mas se preferir agora no verão fazer um ácido mais suave aconselho o ácido mandélico. Beijinho

  21. Obrigada pelo post! ando sempre à procura de opções para cuidar do meu melasma, em relação ao sérum da Sesderma, existem também ampolas que parecem ter 10%, sabes dizer me se o sérum terá mais efeitos ou apenas por ser um uso mais prolongado? Sabes dizer me a percentagem de ácido no sérum. Obrigada

  22. Comprei o ácido mandélico a 10% na farmácia de manipulação e vou seguir o tratamento por um mês. Depois de interromper o uso, eu posso me expor ao sol sem protetor solar?

  23. Andreia, gostaria de saber em quanto tempo vejo resultados com ácido mandelico. Já estou usando ele a 30 dias, sem dúvida melhorou, mas gostaria de saber se devo continuar e se tem outra opção para cuidar do melasma? Fora o Azelaico.

  24. Adoro o teu blog, continua!!! ?
    Vou deixar só uma sugestão: se algum dia quiseres falar de cicatrizes (de acne principalmente) e respetivos tratamentos/cremes/formas de atenuar etc. Eu sei que tratamentos com laser em consultório é o + eficaz mas também é super caro!!
    Agradecia imenso e acho que muita gente ia achar super útil ?
    Beijinhos!

Deixar uma resposta

Mais histórias
As minhas Resoluções de Beleza para 2016!
Don`t copy text!