AHA e BHA: diferenças e como usar!

A esfoliação é algo que deve fazer parte de uma rotina de skincare e muitas vezes é desvalorizada.
A nossa pele está a ser renovada constantemente, um ciclo de turn-over celular tem a duração aproximada de 28 dias. E o que muitas vezes nos esquecemos de fazer? De ajudar a nossa pele a retirar as células mortas que são responsáveis por poros abertos, borbulhas e uma pele baça e com um tom irregular.

Existem vários tipos de esfoliantes. Hoje vou falar de esfoliantes químicos, AHA e BHA, alfa e beta-hidroxiácidos, respectivamente, que removem quimicamente as camadas mais superficiais da pele. [Eu própria, neste momento em que vos escrevo, estou a fazer um peeling de ácido glicólico ao som da Nina Simone. Pequenos prazeres da vida!]

Qual a diferença entre AHA e BHA?

Ambos melhoram a hidratação da pele, reduzem rugas, estimulam a produção de colagéneo e ajudam que o tom de pele seja mais regular. E ainda ajudam a que os produtos usados a seguir sejam melhor absorvidos.

  • Os AHA são solúveis em água enquanto que os BHA são solúveis em óleo.
  • Os AHA são mais adequados para esfoliar a pele normal a seca ou com manchas. OS BHA são mais adequados para quem tem poros dilatados, pele acneica e pontos negros.
  • Os BHA têm ação anti-inflamatória e antibacteriana, o que os tornam mais adequados para pele com acne ou com rosácea.
  • Quem é alérgico à aspirina não deve usar BHA.

Como usar?

Os hidroxiácidos devem ser aplicados na pele previamente limpa e não podem aplicados na pálpebra nem no contorno de olhos.

Eu considero que usar 1 a 2x por semana é o ideal. Como é óbvio, depende da reação da pele ao produto, há quem consiga usar diariamente, mas nesses casos, aconselho a passar a usar um produto mais concentrado.

Exemplos de AHA!

  • Ácido Glicólico. A sua estrutura molecular é muito pequena, logo, penetra melhor e é mais eficaz. No entanto, é esta característica que o torna mais irritante.
  • Ácido Láctico. Adequado para peles sensíveis e para peles com rosácea, em baixas concentrações.
  • Ácido mandélico. Ideal para pele acneica e sensível.
  • Ácido Kójico. Ideal para manchas e não é fotosensibilizante.

Exemplos de BHA!

O ácido salicílico é o mais conhecido desta classe. Tem a vantagem de não ser fotosensibilizante. Está presente em quase todos os produtos para o acne.

Produtos com AHA e BHA:

 

  1. Neostrata Espuma de limpeza. Com 18% de ácido glicólico e ácido lactobiónico que ajuda na renovação celular. Para peles não sensíveis ao ácido glicólico.
  2. Dr. Wu Intensive Renewal Serum With Mandelic Acid 18% 15ml. Funciona como um esfoliante químico peeling muito suave. Com ácido mandélico,  indicado para a pele sensível e para pele intolerante a outros AHA.

  3. Caudalie Máscara Peeling Glicólica. Máscara com ácido glicólico, adequada para quem tem uma tez baça. Este cuidado faz o trabalho de um esfoliante e de um peeling para renovar a pele. A sua fórmula contém 85,7% de ingredientes de origem natural. Aplicar 2 vezes por semana esta máscara de rosto na pele seca, evitando o contorno dos olhos. Deixar atuar 10 minutos e passar seguidamente por água.
  4. REN Glycolactic Radiance Renewal Máscara. Esta máscara é um produto de culto e tem razões para isso. Reduz o tamanho dos poros, melhora o tom de pele e a aparência de rugas e linhas de expressão. Com uma mistura de ácido glicólico, láctico, cítrico e tartárico extraídos de frutas, esfolia, descongestiona e purifica. Com ómegas-3 e 7 para manter a pele apaziguada.

Photo Credits: a linda Jennifer Gardner, fotografada por Patrick Demarchelier, para a Vanity Fair, 2016.

Don`t copy text!