Dieta alcalina: o que é?

Ouvimos cada vez mais falar em dieta alcalina. Portanto, hoje vou tentar explicar o que é, quais os alimentos a comer e quais as razões por detrás desta dieta!

Dieta Alcalina

Uma dieta alcalina é uma dieta em que a base da alimentação são alimentos cujo o pH é alcalino de forma a que o corpo mantenha um pH saudável. Um pH, potencial de hidrogénio, entre 1 e 6.4 é considerado ácido, um pH entre 6.5 e 7.4, é neutro e acima deste valor é alcalino.

Com a exceção do estômago, bexiga e área vaginal que são zonas ácidas, o organismo funciona melhor a pH neutro ou alcalino. No entanto, é de notar que o organismo tem formas de ajustar o pH sanguíneo, e que este não é afetado pela dieta. Um excesso de ácido no organismo causa inflamação, o que é explicado também (mas não só!) pelo facto de todos os alimentos inflamatórios serem ácidos.

Que alimentos comer numa dieta alcalina?

Uma dieta alcalina inclui a maioria dos vegetais como espargos, beterrabas, cenouras, batata doce, tomate, abóbora, alho, cebola, courgette e vegetais de folhas verdes. Amêndoas, cajus, coco são também alcalinos. Quinoa, millet também podem ser incluídos.

As frutas também são alcalinas e mesmo aquelas que consideramos ácidas como o limão e a toranja, no organismo transformam-se em alcalinas.

Alimentos a evitar são aqueles que produzem bastante ácido no organismo. Nesse grupo incluem-se todos os lacticínios, cogumelos, fermentos, molho de soja. Bebidas alcoólicas, café e chá preto também são ácidos para o organismo. Para quem segue uma dieta alcalina, os chás herbais são os mais aconselhados.

Alguém segue uma dieta alcalina? Contem-me tudo! ?

Don`t copy text!