E faz aproximadamente um ano que eu faço uma dieta sem glúten. Não por modas, não por achar que seja mais saudável, mas porque há um ano atrás estava severamente doente, sempre MUITO inchada, com dores de barriga e a sentir-me pessimamente mal.
Comecei por fazer uma dieta FODMAP, em que se retira os alimentos que são mal absorvidos e sofrem fermentação pela flora intestinal, causando sintomas como má digestão, excesso de gases, inchaço abdominal, cólicas, etc. Durante bastante tempo mantive-me a fazer uma dieta FODMAP associada a uma dieta sem glúten. Numa primeira fase, foi difícil perceber quais os alimentos que me causavam inflamação, visto que como o intestino estava sensibilizado, tudo me causava mal-estar. Mas, melhorei drasticamente e a partir daí foi introduzir alimentos gradualmente.
E o que mudou na minha dieta habitual? Não como alimentos com glúten. Infelizmente aqui na Ásia as farinhas são geneticamente modificadas, os pães não são fermentados o que aumenta o potencial de alergias. Já tentei voltar a introduzir alimentos com glúten, mas tenho sempre uma reação fortíssima e já aceitei bastante naturalmente que há alimentos que não como. E como me sinto muito melhor, no final do dia é isso que importa. E vivo bastante bem com isso, a menos que me passe uma bola de Berlim pela frente. ? Se há quem não perceba? Claramente. Mas não são essas as minhas pessoas.
Em baixo deixo-vos duas fotos com semanas de diferença para perceberem o que vos digo. Se tiverem histórias de alergias seja alimentares, ou de pele, partilhem!
