Alimentação Anti-envelhecimento Pele Relax Saúde Suplementos Viagens

Melatonina. Tudo sobre esta super hormona!

A melatonina. Acredito que não seja desconhecida de muitos, pois os suplementos de melatonina são muito falados para combater o jetlag e as insónias. Como a melatonina é uma hormona com funções tão importantes no nosso organismo, hoje vou falar-vos um pouco dela.

A melatonina é uma hormona que é produzida maioritariamente na glândula pineal, apesar de outros orgãos produzirem melatonina, como a pele, retina e glândulas salivares. Além de ser um poderoso antioxidante, que retarda o envelhecimento, a melatonina também é um modulador biológico do humor, sono, comportamento sexual e ritmo circadiano.
Baixos níveis de melatonina estão associados à doença de Parkinson, Alzheimer, insónias, epilepsia e também ao desenvolvimento de cataratas. A melatonina é um derivado do triptofano. Esta hormona é produzida durante a noite e o mecanismo que leva à sua produção é inibido pela luz. Fisiologicamente, a secreção de melatonina aumenta pouco depois de começar a escurecer, atinge o seu pico entre as 2 e as 4 horas da manhã e diminui durante a segunda metade da noite.
Estudos demonstraram que os níveis de Melatonina são maiores na mulher, tornando-a mais sensível às mudanças sazonais da luz que os homens. No outono e inverno, a mulher está mais exposta aos distúrbios sazonais psíquicos [depressão, etc.] e a ganho de peso.
O declínio da produção de Melatonina pode ter várias causas, entre elas: desnutrição, interação de drogas e medicamentos, stress e o envelhecimento.

Melatonina como antioxidante
A melatonina sequestra radicais livres e estimula a produção de várias enzimas que também têm actividade antioxidante. A melatonina tem um efeito neuroprotetor em várias doenças, como a epilepsia, doença de Parkinson, Alzheimer, visto que nestas doenças a perda de neurónios e a disfunção mitocondrial está relacionada com os radicais livres.

Melatonina como indutor do sono
A Melatonina prepara e induz o sono e é responsável por um sono reparador e profundo. Com a idade, torna-se mais difícil ter uma boa noite de sono. O sono já não é tão profundo e está-se mais alerta e desperta-se mais vezes. Uma das razões para tal, é a diminuição dos níveis de melatonina com a idade.

A melatonina em suplementos [Valdispert Noite, por ex.] e em medicamentos [Circardin] é usada para tratar a insónia e o sono de má qualidade.

Muitas vezes também-se usa a melatonina para evitar o jet lag. Usualmente é recomendada em adultos que viajam para zonas com um fuso horário diferente em 5 horas, especialmente se essa viagem for feita para este e se já sofreram dejet lag em viagens anteriores.

Fontes Naturais de Melatonina:

A melatonina existe em pequenas quantidades em frutos e vegetais como a cebola, a cereja e a banana, em cereais como o milho, a aveia e o arroz, em plantas aromáticas como a hortelã, a verbena, a salva e o tomilho, e no vinho tinto.

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Higiene do Sono. Como ter um sono profundo e reparador? | Projeto Pele de Princesa Abril 6, 2015 at 10:19 am

    […] para a nossa pele. No sono NREM, o sono profundo, são libertadas hormonas de crescimento, como a melatonina, que ajudam a reparar a pele. Para tal, é necessário ter uma boa noite de sono, de sono profundo […]

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!