My Wellness

Depois das festas: Alimentos detox!

Espero que tenham entrado em 2015 da melhor forma! E que 2015 seja um ano em grande!

Como é natural em alturas de festas, por vezes cometem-se alguns excessos. Demasiada comida, demasiada bebida, poucas horas de sono e pouco exercício físico.

E qual é a melhor forma de começar 2015? Com uma alimentação saudável, exercício físico e desintoxicando dos excessos! 

Dieta Detox!

Os líquidos e alimentos diuréticos e desintoxicantes devem ser privilegiados. Sumos, água, [muita água!], chás, bem como sopas e cremes são excelentes soluções!

Para quem for mais radical e quiser fazer uma dieta exclusivamente líquida, deve-se lembrar que essa dieta deve ter no máximo a duração de 3 dias, porque a ingestão de proteína, hidratos de carbono e gorduras é insuficiente, levando a que o organismo consuma massa muscular e aumentando a propensão para anemia.

Alimentos desintoxicantes

Agrião

O agrião contém carotenos, luteína e vitamina C, com acção no sistema imunitário e no sistema circulatório, bem como vitaminas B e E, e é muito rico em  ferro. Por ser muito rico em ferro, é um bom aliado para quem sofre de anemia. E por ser muito rico em vitaminas e minerais e pelo seu poder antioxidante, deve ser introduzido frequentemente em saladas e sopas.
O agrião, quando consumido cru, contém substâncias  que suprimem a função tiroidea, levando a um alargamento da tiróide e supressão das hormonas da tiróide. Portanto, pessoas com hipotiroidismo devem evitar consumir agrião cru com frequência!

Ananás/Abacaxi

O ananás e o abacaxi são frutas extremamente diuréticas. Com um elevado teor em água e vitamina C, ajudam a desintoxicar o organismo e melhoram o aspecto da pele. Ajudam também na digestão, devido ao seu elevado teor em bromelaína, que é uma enzima que favorece a eliminação da celulite.

Chá verde 

O Chá verde é uma bebida com efeitos poderosíssimos. Devido ao seu elevado teor em catequinas e outros antioxidantes, ajuda a desintoxicar o organismo. Melhora também o aspecto da pele!

Couve

A couve ajuda na desintoxicação pelo fígado. É antioxidante e rica em vitaminas A e C. Acelera também o trânsito intestinal.

Gengibre

O gengibre estimula o metabolismo e ajuda na microcirculação do organismo e elimina a flatulência.

Hortelã

Erva aromática rica em vitaminas A, B e C. Estimula o sistema digestivo e actua nas más digestões e enfartamentos.

O uso de suplementos de carvão activado, zinco, vitaminas B e cardo mariano, também são benéficos, pois ajudam o fígado a eliminar as toxinas.

Estes são alguns exemplos de alimentos desintoxicantes, que podemos incluir na nossa alimentação regularmente e sempre que precisemos de purificar o nosso organismo!

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Eliana R Fevereiro 11, 2016 at 12:14 am

    Olá Andreia,
    Eu gosto, e varios elementos do meu circulo de amigos também, do chá BORUTUTO. É diurético e dietetico. É uma raiz de uma arvore angolana. Ajuda o figado, para hepatites. Existe em versão capsulas, comprimidos e chã.
    O Chã Borututo elimina os excessos, ajuda a perder barriga e limpa o organismo. Tem uma cor de caramelo…assim que a água começa a ferver deve-se apagar e ficar em infusão. Como se destina ao figado, não altera o sono, nem faz mal ao estomago, pode-se beber em jejum e antes de dormir… é simplesmente maravilhoso e eficaz!
    Espero que goste. Beijinhos
    Eliana

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!