My Wellness

Alternativas ao Leite! Leite de aveia, amêndoas e arroz!

Muitas pessoas, por opção ou por intolerâncias alimentares, não bebem leite. Eu, sou uma delas. Deixei de beber leite há alguns anos, porque tinha bastantes problemas digestivos, tomava medicamentos para conseguir fazer a digestão e desde que tirei o leite da minha dieta, deixei de tomar medicação e passei a conseguir fazer a digestão normalmente.

Normalmente bebo chá ao pequeno almoço, quando faço papas de aveia uso água, quando como cereais, uso iogurte, mas nos últimos tempos, tem-me apetecido fazer Overnight Oats e precisava de uma alternativa ao leite. E por isso vou falar de algumas alternativas ao leite, porque imagino que haja alguns interessados na matéria. E apesar de lhe darmos o nome de leite são bebidas vegetais e podem ser feitas em casa ou compradas em qualquer supermercado. Quando compramos, devemos ter em atenção o açúcar adicionado!

Leite de Soja

Evitar o leite de soja. É um produto altamente processado. Além disso tem muitos aditivos, como adoçantes. É só ler o rótulo. Para mais informações, sobre o porquê de evitar a soja, ler este artigo.

Leite de Amêndoas

Rico em vitamina D, B e E e em minerais como o manganês, potássio, magnésio e selénio. Baixo teor em hidratos de carbono e não contém gorduras saturadas ou colesterol. Devido a ser feito a partir de amêndoa, é rico em ómegas, importantes para um bom nível de colesterol e para um bom funcionamento cerebral. Adequado para diabéticos e hipertensos. É rico em fibras.
Tem um baixo teor de proteína, logo não deve ser visto como uma fonte de proteína. É alcalino, ao contrário do leite de fonte animal. Por ser um leite de amêndoas, um fruto seco, pode ser uma fonte de alergia, visto que há muitas pessoas alérgicas aos frutos secos.

Leite de Arroz

O leite de arroz tem um baixo potencial alergénico, o que o torna uma boa opção para pessoas com alergias. Tem um elevado teor em hidratos de carbono e não contém gorduras saturadas ou colesterol. Tem um baixo teor em proteína e vitaminas. Por ter um baixo teor em vitaminas e cálcio, a maioria dos leites de arroz que compramos, são enriquecidos com cálcio e vitaminas.

Leite de Aveia

O leite de aveia é muito rico em fibras, vitaminas e minerais. Tem um elevado teor em hidratos de carbono e não contém gorduras saturadas ou colesterol. Tem um baixo teor de proteína, logo não deve ser visto como uma fonte de proteína.

Leite de sementes de girassol

Com alto teor em proteínas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco e ferro e vitaminas B6, E e K. Um dos mais importantes nutrientes contidos na semente de girassol é o triptofano, um aminoácido capaz de aumentar a produção de serotonina no cérebro, o que é de especial importância em pessoas que sofram de depressão. Tem também elevado poder antioxidante.

 

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

Nenhum Comentário

Deixar uma resposta

Gostou do artigo?

Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

Obrigada e até breve!