My Beauty My Wellness

Astaxantina e a pele!

Nos últimos anos, a astaxantina tem sido alvo de muitos estudos cientifícos e tem despertado a atenção da comunidade científica devido aos seus inúmeros benefícios.

E porquê tanto interesse? Porque a astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. O seu poder anti-oxidante é 1000x mais potente que o da vitamina C e E, 200x mais potente que o dos polifenóis e 150x mais potente que o das antocianinas. E este seu poder antioxidante tão marcado veio revolucionar o mercado dos antioxidantes.

O que é a astaxantina?

É um carotenóide que está presente no salmão, no atum e em microalgas e é responsável pela cor rosada dos mesmos.

Benefícios!

  1. Por atravessar a barreira hemato-encefálica, protege o cérebro e os olhos do stress oxidativo. Estudos indicam que a astaxantina previne doenças neurodegenerativas.
  2. Melhora a resistência física e a recuperação física após o exercício.
  3. Melhora a visão e a acuidade visual e diminui a fadiga ocular, que usualmente se manifesta por vermelhidão.
  4. Reduz as rugas e diminui as manchas da pele.
  5. Protege a pele dos raios UV.

A astaxantina não absorve a luz solar, logo, não é um protetor solar, mas tem um efeito protetor em relação aos raios UV. Os estudos indica, que a pele torna-se menos sensível ao sol, quando se faz suplementação com este anti-oxidante. Além disso, a pele recupera mais facilmente de uma queimadura solar com a aplicação tópica de astaxantina. Por isso, pessoas intolerantes ao sol e que fazem alergias solares têm benefícios em fazer suplementação.

A astaxantina por ser liposolúvel e ter um baixo peso molecular, penetra facilmente na pele e dá hidratação, estimula a produção de colagénio, que é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Para além disso, inibe a produção de melanina em 40%, diminuindo assim as manchas e as olheiras, o que torna a astaxantina muito popular na cosmética asiática, por atuar como despigmentante.

Existem inúmeros estudos que demonstram que a astaxantina melhora as rugas, as manchas e a elasticidade e hidratação da pele. A dosagem habitual varia entre 2 a 6 mg em suplementos orais.

Cremes com astaxantina? Astalift, da japonesa Fujifilm [sim, a marca de tecnologia] e da também japonesa DHC. Acredito que nos próximos tempos, vamos ver surgir no mercado muitos produtos de cosmética com astaxantina. Eu estou a usar os da imagem, oferecidos num congresso. E confesso que estou surpreendida!

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

14 Comentários

  • Responder Camila Outubro 26, 2015 at 11:26 am

    Oi, por favor, qual o nome do cosmético com astaxantina que vc está usando? Quero também?.

    • Responder andreia Outubro 28, 2015 at 2:57 am

      Olá Camila. É de uma empresa farmacêutica de Zuhai, na China, e não sei como se compra. Vou ter que mandar um email a perguntar e os preços, etc! 😉

  • Responder Adriana Rangel Outubro 26, 2015 at 4:33 pm

    Olá. Amando o seu site e as suas dicas de cosmeticos. Meu problema maior são as manchas..como é dificil acabar com elas. Tem horas que dá vontade de desistir..kk Mas ok. Um bjo grande. Deus te abençõe!

    • Responder andreia Outubro 28, 2015 at 3:00 am

      É uma luta para a vida, Adriana!

  • Responder Michelle cruz Novembro 5, 2015 at 12:06 pm

    Olá Andreia, quero saber se qualquer pessoa pode usar a astaxantina, e se ele é um suplemento ou um creme(a quantos %), e quanto tempo dura o tratamento ?
    Obrigada, um grande beijinho ???

    • Responder andreia Novembro 8, 2015 at 11:55 am

      Olá Michelle. Pode ser um suplemento ou um creme. A dose habitual em suplemento é entre 6 a 8mg, em creme, no máximo 5%. Não há efeitos adversos conhecidos, logo este suplemento pode ser tomado por qualquer adulto saudável.

  • Responder Márcia Ramos Novembro 6, 2015 at 3:23 pm

    Andreia qual a sua opinião sobre os cosméticos asiáticos tão falados ultimamente? valem realmente a pena par a pele ocidental?

    • Responder andreia Novembro 8, 2015 at 10:35 am

      Olá Márcia! É como tudo, existem alguns interessantes, outros nem tanto. Eu pessoalmente gosto dos produtos de limpeza, das máscaras de algodão. Existem alguns séruns que também acho interessantes, mas tenho primeiro que usar os que eu trouxe de Portugal! 🙂

  • Responder Alessandra Nobre Abril 3, 2017 at 4:11 am

    Olá Andreia! Tenho Hashimoto e por conta dessa doença imunológica desenvolvi alergia aos raios UVB e UVA. Hj tomo um suplemento de Ineov solar, que hoje não tem mais esse efeito tão eficiente. Gostaria de saber como esse suplemento pode me ajudar com essa alergia ao sol?

    • Responder Andreia Abril 3, 2017 at 12:36 pm

      Olá Alessandra!
      Sim, astanxantina a 12mg ajuda nas alergias solares! Tome diariamente e depois diga-me se não resultou! 🙂

  • Responder asanASIAN: Especial Abril! ⋆ My Beauty Prescription Março 29, 2018 at 3:55 pm

    […] Sérum de Astaxantina 30 ml. Sérum em óleo concentrado com 98.7% de astaxantina, o antioxidante mais potente presente na natureza. Tem um efeito protetor em relação aos raios […]

  • Responder Envelhecimento cutâneo e radiação solar! ⋆ My Beauty Prescription Abril 16, 2018 at 9:37 am

    […] A astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. O seu poder anti-oxidante é 1000x mais […]

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!