My Beauty

Tratamento do Melasma!

O melasma é uma alteração adquirida de pigmentação que se caracteriza por manchas de pigmentação no rosto. É extremamente inestético e leva a uma baixa de auto-estima, por isso não deve ser menosprezado nem desvalorizado. 

Como surge?

O melasma resulta de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc.

Como tratar?

  • O tratamento mais comum para o melasma é a aplicação tópica de hidroquinona, sozinha ou complementada como outros ingredientes, nomeadamente tretinoína e um corticosteróide.
    A tretinoína acelera a renovação da pele e facilita a penetração de hidroquinona e evita a oxidação desta. O corticosteróide suprime a produção de melanina e elimina a irritação provocada pela hidroquinona e tretinoína. No Brasil existe já esta associação em creme chamada Tri-Luma [Acetonido de Fluocinolona 0.01%, Hidroquinona 4%, Tretinoína 0,05%]. Em Portugal, esta associação tem que ser feita usando os componentes separadamente. O tratamento com hidroquinona em média dura 2-3 meses e não pode ultrapassar os 6 meses.
  • Outros agentes tópicos como o ácido azelaico, ácido kójico, alfa e beta hidroxiácidos, ácido tranexâmico têm também sido utilizados no tratamento do melasma.
    Estudos recentes indicam que usar ácido azelaico a 20%, de manhã e à noite, parece ser mais efectivo que usar hidroquinona a 4%.
  • A vitamina C é uma excelente molécula no tratamento do melasma, mas a sua instabilidade e dificuldade de penetração na pele, leva a que os resultados não sejam realmente favorecedores.
    A vitamina C inibe a formação de melanina, e deve ser usada em concentrações entre 5 a 10%. É ainda mais interessante por ser também antioxidante e protetora do envelhecimento cutâneo.
  • Os peelings superficiais e profundos, lasers e luz pulsada também têm sido usados no tratamento do melasma, com relativo sucesso.
  • Aconselha-se nas mulheres que tomam contraceptivos orais e têm melasma, a suspensão do uso dos mesmos, se possível.
  • Nas mulheres que desenvolvem melasma na gravidez, chamado vulgarmente por pano da grávida, devem usar proteção solar elevada ao longo de toda a gravidez e evitar cosméticos e maquilhagem com fragrâncias. Muitas vezes, o melasma desaparece por completo alguns meses após a gravidez.
  • O tratamento do melasma deve sempre ser decidido por um dermatologista. A hidroquinona, a tretinoína e os corticóides são medicamentos sujeitos a receita médica. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.

[Usem os comentários, para me sugerirem temas a falar nos próximos artigos! Estou sempre aberta a sugestões! 🙂 ]

Photo Credits: Maja Topcagic

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

23 Comentários

  • Responder valquiria Novembro 17, 2015 at 7:05 pm

    ola boa tarde tenho acompanhado a pouco tempo o seu blog e tenho gostado banstante
    eu tenho a pele bem vermelha em volta do nariz, queixo e boca o que pode ser isso

    • Responder andreia Novembro 18, 2015 at 10:20 am

      Olá Valquiria, deverá consultar um dermatologista para obter um diagnóstico.

  • Responder raquel machado Novembro 17, 2015 at 11:31 pm

    Gostei muito de seu artigo; obrigada.Gostaria de sugerir, se possível, artigos sobre massagens e exercícios faciais.Qual seria o benefício deles, etc…Um grande abraço

  • Responder sandra Novembro 17, 2015 at 11:31 pm

    Ola Andréia. Fui aconselhada a tomar comprimidos de isotretoina 5 mg com neostata de noite e neoretin de manhã nas zonas da mancha. O neostrata já uso há algum tempo. Tenho medo da isotretoina…não Iára sensibilizar mais a pele e provocar mais manchas?

    • Responder andreia Novembro 18, 2015 at 10:19 am

      Olá Sandra, se usares proteção solar elevada e te protegeres do sol, as manchas melhoram bastante!

  • Responder raquel machado Novembro 17, 2015 at 11:54 pm

    Olá Andréia, eu novamente.Voce faz referencia sobre a vitamina C ; por favor explique-me o que vem a ser Tetraisopalmitato de ascorbita. Segunda a vendedora essa substancia se transforma em vitamina C ao entrar em contato com a pele e não é possível avaliar a porcentagem de vitamina C dessa substancia em questão, devido à sua instabilidade,
    Um pouco confuso para mim.Gostaria muito de ter sua valiosa opinão.
    Muito grata.

    • Responder andreia Novembro 18, 2015 at 10:18 am

      O Tetraisopalmitato de ascorbila é vitamina C encapsulada, em forma de éster, que é mais estável. No entanto, há estudos que indicam que a vitamina C, em forma de L-ácido ascórbico penetra melhor na pele que estes derivados e que deve estar formulada a pH muito baixo. Mas, existem muitos interesses por trás destas alegações.

  • Responder elizabeth Novembro 19, 2015 at 12:55 am

    Boa noite Andreia! Eu deixei-te um MEGA testamento pelo teu contacto. Assim que tenhas um tempinho, dá uma olhadela sff!

    O teu blog é 5 estrelas, os meus parabéns!

    • Responder andreia Novembro 19, 2015 at 3:09 pm

      Respondo no fim-de-semana, Elizabeth! 🙂

      • Responder elizabeth Novembro 19, 2015 at 9:59 pm

        Sem pressa! Obrigada 😉

  • Responder elizabeth Novembro 19, 2015 at 1:06 am

    Sugestão de tema: Lábios secos, gretados, o que é o cieiro, o porquê da importência de protecção UV nos batons, reparação, hidratação… etc. Segundo dizem por aqui as temperaturas vão baixar, começa também a corrida a estes produtos. Penso que seria um tema interessante!

  • Responder raquel machado Novembro 19, 2015 at 2:33 pm

    Muito obrigada pela resposta esclarecedora. Um grande abraço.

  • Responder Inês Dezembro 4, 2015 at 11:57 pm

    Olá Andreia, vou dar uma sugestão: produtos bons para pele do rosto de bebé. Nomeadamente qual a melhor opção para a limpeza diária (até já experimentei água micelar da mustela mas não me convenceu) e protector solar diário que não os faça andar tipo fantasma o dia inteiro! Não existirá um hidratante com alguma protecção solar como existe para adultos? Obrigada desde já 🙂 continuação de um bom trabalho!

  • Responder Maria Dezembro 11, 2015 at 4:59 pm

    Gostava de ler mais coisas sobre produtos que realmente fazem toda a diferença para um tom de pele uniforme e pele jovem, como o do retinol / tretinoina, sem dúvida o melhor post!

  • Responder Ana Lima Março 4, 2016 at 6:25 pm

    Olá, Drª. Andreia,
    o meu dermatologista recomendou-me um creme com vitamina C por causa do meu melasma, no entanto, desde que o comecei a usar, a minha pele ficou ainda mais seca (SVR C20), ando sempre com a sensação de repuxar.
    Quando punha por cima o ISDIN 100 active unify resolvia mas o dermatologista proibiu-me usar esse por só ser eficaz se aplicado de 2 em 2h, sem excepção (por ser muito fluído), agora com o da Heliocare a pele repuxa. Pensei usar um serum hidratante antes de tudo, mas ele também me indicou o CEFerulic e, como não tenho consulta tão cedo, não sei o que alterar na rotina para não sentir a pele tão seca.
    Alguma sugestão? Agradecia imenso.

    • Responder andreia Março 13, 2016 at 5:39 pm

      Olá Ana! SVR C20 e CEFerulic? Isso é demasiada vitamina C, use um ou outro. Como sérum hidratante aconselho o Lierac Vichy Aqualia Termal e pode e deve fazer máscaras hidratantes 2x por semana.

  • Responder tania Outubro 31, 2016 at 3:38 am

    Olá Dra.Andreia.
    Dei agora inicio a um tratamento com pigmentassa, no entanto o dr. Nao aconcelhou nenhum tratamento completar especifico a nao ser, claro, protecao solar que uso e reforço todos os dias. Existe serum,creme,ambos que aconcelhe juntar ao tratamento? Obrigada

    • Responder Andreia Novembro 21, 2016 at 5:04 pm

      Sim, eu aconselharia usar um creme reparador do género Endocare gel, Tânia.

  • Responder Sofia Saraiva Fevereiro 18, 2017 at 12:53 am

    Como posso comprar o Tri-Luma em Portugal?

    • Responder Andreia Fevereiro 20, 2017 at 10:38 am

      Não existe à venda em Portugal, Sofia!

  • Responder Roberta Fevereiro 21, 2017 at 5:06 pm

    Boa tarde Andreia! Adorei o seu blog!
    Tenho uma pergunta. Eu estou usando o dermocosmético Blancy TX que é o ácido tranexâmico + alpha alburtin e ultraesferas de retinol, para melasma. Mas eu tenho ações também, será que eu posso usar o ácido azelaico diurno e passar esse blancy tx à noite?
    Obrigada!!

    Roberta

    • Responder Andreia Março 10, 2017 at 4:30 am

      Sim, pode, Roberta!

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!