My Wellness

Benefícios do Kéfir!

Eu rendi-me ao kéfir e decidi partilhar os Benefícios do Kéfir convosco e dar-vos a conhecer mais sobre esta bebida maravilhosa!

O que é o kéfir?

O kéfir tem a textura de iogurte líquido, cremoso, com um sabor ligeiramente amargo e resulta da fermentação dos chamados grãos de kéfir, que são culturas vivas que se alimentam da lactose e dos açúcares do leite, o que faz com que os níveis de lactose no kéfir sejam mínimos, logo, a maioria das pessoas com intolerância à lactose consegue tolerar a ingestão de kéfir.

  • É um dos alimentos mais ricos em probióticos e consegue alterar a flora intestinal.
  • Rico em vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina D, K2 e enzimas.

Benefícios do Kéfir:

  • Ajuda a tratar problemas do tracto gastrointestinal. Quem tem síndrome do cólon irritável, quem sofre de flatulência e se sente sempre inchado, o kéfir ajuda a reduzir a inflamação do intestino e a eliminar estes sintomas.
  • Ajuda a tratar a obstipação. 
  • Ajuda a tratar candidíase recorrentes. Quem tem candidíase recorrentes, usualmente deve-se ao facto da flora vaginal estar alterada. O kéfir por ser muito rico em probióticos também ajuda a tratar este problema. De preferência associado a uma dieta anti-candida!
  • Ajuda nas alergias e na asma. Um estudo publicado pelo Jornal de Imunologia demonstrou que o kéfir ajuda a suprimir os marcadores da inflamação, o que é importante na prevenção de crises de alergia e de asma.
  • Ajuda a eliminar o acne e a controlar a rosácea. Ao contrário de todos os lacticínios, por ser um produto altamente fermentado, ajuda muito na qualidade da pele a eliminar o acne. Por reduzir os níveis de inflamação da pele, ajuda a controlar a vermelhidão e a rosácea.
  • Ajuda a tratar a anemia. Por ser muito rico em vitaminas B, melhora a absorção do ferro.
  • Estimula o sistema imunitário.
  • Ajuda o organismo a desintoxicar de toxinas e fungos.
  • Melhora o metabolismo e ajuda a perder peso. 

Como fazer?

A preparação é muito simples. O ideal é pedir grãos de kéfir a alguém que já faça kéfir em casa, existem muitos grupos no Facebook de pessoas que partilham grãos, mas também é possível comprar na internet.

  1. Usar um daqueles frascos herméticos e colocar 1 colher de sopa de grãos de kéfir para 1 chávena de leite. Eu usualmente faço apenas esta quantidade, porque é o suficiente para o meu pequeno almoço. Não encher o frasco até acima para que o kéfir possa fermentar convenientemente.
  2. Deixar o frasco à temperatura ambiente.
  3. Ao fim de 24 horas [ou 48h se gostarem do kéfir mais amargo], coar com um passador de plástico. Vão ficar com os grãos no coador e o Kéfir pronto coado. Colocar no frigorífico e consumir em 3 dias.
  4. Voltar a colocar os grãos de kéfir no frasco previamente limpo e não demasiado quente e adicionar leite para voltar a fermentar.

Formas de usar!

A minha forma preferida de consumir o kéfir é ao pequeno almoço. À noite, como deixo sempre fermentar 24 horas, quando tenho o meu kéfir coado e pronto para colocar no frigorífico, adiciono aveia, sementes de chia e linhaça moída. Mexo muito bem e coloco fruta como frutos vermelhos congelados ou banana por cima e canela. Deixo no frigorífico e é o meu pequeno almoço acompanhado de chá. Maravilhoso! Sentia-me quase sempre inchada e desde que consumo kéfir, sinto-me muito bem!

Também adoro os meus scones de kéfir, cuja receita partilhei aqui.

Para quem começa a consumir kéfir, é aconselhável não exagerar nas quantidades nas primeiras semanas. O organismo está a desintoxicar, é normal uma leve dor de cabeça, mas desaparece ao fim de uma semana. Até podem achar que se sentem mais inchados que o normal, mas tudo isso desaparece! E vocês, já se renderam aos Benefícios do Kéfir?

[Esqueci-me de mencionar. Existem 2 tipos de kéfir. O kéfir de leite e o kéfir de água. O kéfir de leite é mais rico em probióticos e o kékir de água é ideal para quem é totalmente intolerante à lactose. Usualmente quem é intolerante à lactose, consegue tolerar kéfir de leite, mesmo sendo feito de leite de vaca ou de cabra, porque os grãos necessitam da lactose para fermentar. Os grãos do kéfir de água e de leite são diferentes, e tenham sempre isso em atenção. Eu faço sempre kéfir de leite, e usualmente tento usar leite dos Açores 🙂 Se usarem leite gordo fica mais cremoso do que usando leite meio-gordo, porque o kéfir também se alimenta da gordura do leite. ]

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

19 Comentários

  • Responder Maria Ferreira Janeiro 5, 2017 at 10:13 am

    Olá Andreia,fui a Dermatologista e estou a usar os produtos Neostrata o de dia e o de noite que estou até contente embora as rugas cá as tenha.Mas o que eu queria era que me disse-se se é que existe era um bom contorno de olhos o meu é endocare e ainda parece que me poe pior.E um creme para a regiao nasal se é que existe ,gostava mais que fala-se sobre essa parte onde todas as mulheres teem rugas.Obrigada bjs

    • Responder Andreia Janeiro 6, 2017 at 8:30 am

      Olá Maria,
      o Neostrata Skin activ contorno de olhos intenso é um bom contorno de olhos. Para a zona perinasal tem o Spring & Summer Lifting Gel da B-lift que é um sérum fresco que se aplica nas zonas das rugas mais marcadas antes do creme habitual. Beijinho

  • Responder Felipa Silva Janeiro 5, 2017 at 10:58 am

    Bom dia andreia,

    desde já felicito-a mais uma vez pelo seu excelente blog e desejo-lhe um ano 2017 cheio de boas energias….

    Quanto ao kéfir estou tentada a experimentar a minha mae em tempos ( era eu miúda) usava, mas depois essa grãos desapareceram lá de casa 🙂 . A minha questão é:normalmente usa kéfir de leite ou de água. Desculpe a minha ignorância mas queria perceber qual o melhor .

    Obrigada
    bjinhos Filipa

    • Responder Andreia Janeiro 6, 2017 at 8:15 am

      Olá Filipa, eu uso kéfir de leite, porque é mais rico em probióticos. Para quem é totalmente intolerante à lactose, aconselho fazer kéfir de água, mas os grãos de um e de outros são diferentes.
      Eu uso leite de vaca e faço kéfir de leite! Beijinhos e um excelente 2017!

  • Responder Day Janeiro 5, 2017 at 11:03 am

    Vou procurar aqui no Rj! Mto interessante 🤔

  • Responder Nelly Janeiro 5, 2017 at 11:10 am

    Ola Andreia,
    Qual o leite que usa? Pode ser leite de amêndoas?
    Obrigada
    Beijinhos

    • Responder Andreia Janeiro 6, 2017 at 8:13 am

      Olá Nelly! Não, deverá ser leite de vaca ou cabra. Pode fazer com leite de coco, mas aquele cremoso das latas, porque o kéfir alimenta-se da gordura do leite, mas ao fim de várias vezes deixa de funcionar porque o kéfir precisa de lactose para se alimentar, crescer e fermentar. Eu usualmente uso leite de vaca. Sou ligeiramente intolerante à lactose, mas tolero kéfir feito com leite de vaca.

  • Responder Helena Coelho Janeiro 5, 2017 at 7:48 pm

    Que leite utiliza?

    • Responder Andreia Janeiro 6, 2017 at 8:11 am

      Eu uso leite de vaca. Costumo usar o Agros biológico. Se usar leite gordo fica mais cremoso que leite meio gordo, porque o kéfir alimenta-se da gordura do leite.

  • Responder Lu Janeiro 5, 2017 at 10:27 pm

    Olá Andreia,
    Sou super fã do kefir contudo parei com a cultura quando minha filha, na altura bebé, começou a usar biberão. Era pouco tempo para tantas tarefas pequenas mas exigentes. Acabei por substitui-lo por bebida de soja feita em casa (sei q retirou da sua alimentação mas ainda não sei o motivo)..

    Hoje, após ler o seu artigo, e no seguimento das minhas resoluções de ano novo, coloquei os grãos de kefir na minha lista de compras bio.

    Pode ser que consiga incluir a bebida de kefir na alimentação da minha filha e marido.

    Um beijinho e votos de feliz 2017

    P.S.: vou fazer nova encomenda das máscaras pois adorei a experiência inicial.

    • Responder Andreia Janeiro 6, 2017 at 8:07 am

      Olá Lu! Ainda bem que adorou! 🙂

      Eu não uso soja, porque interage com as hormonas femininas e da tiróide e a minha tiróide funciona no limite e as minhas hormonas femininas estão sempre baixas, como se estivesse na menopausa. O meu caso é muito específico, a maioria das pessoas não tem problemas.

      Posso-lhe perguntar onde compra os seus grãos de kéfir? Acho que há quem gostaria de saber!
      Beijinho e um excelente 2017!

      • Responder Lu Janeiro 6, 2017 at 11:13 pm

        Em tempos os meus pais e alguns amigos tinham a planta do kefir. Entretanto a “moda” passou e/ou deixaram se ter paciência para o respectivo cultivo.
        Eu tenho por hábito ir ao Celeiro e um dia calhou eu perguntar a uma das funcionárias se tinham para venda. A resposta foi: a loja não tem, mas conhecem uma Sra que pode vender. Deram me o contacto da pessoa a quem tenciono telefonar e encomendar. Zona: arredores de Lisboa.
        bjs

        • Responder Andreia Janeiro 8, 2017 at 1:30 pm

          Obrigada Lu, beijinho!

  • Responder aurora Janeiro 12, 2017 at 12:23 am

    Obrigado pelo excelente artigo.
    Em tempos já experimentei o kefir que me arranjaram. Mas era uma espécie de fungo que estava sempre a crescer. Com o tempo e devido ao excesso acabou por morrer.
    Gostaria de voltar a experimentar. Não sabia que havia em grão.

    Será possível à Lu indicar o contacto dela? ou então solicito a quem souber onde arranjar a divulgação. Obrigada e beijinhos.

    • Responder Andreia Janeiro 15, 2017 at 2:02 pm

      Sim, os grãos de kéfir estão sempre a crescer. Temos de retirar o excesso! 🙂

  • Responder Tânia Fevereiro 12, 2017 at 4:54 am

    Podem pedir doações de kefir no grupo de partilha do facebook kefir & kombucha portugal. Lá conseguem de certeza e grátis. Basta encontrar alguém perto da vossa área de residência. Andreia, o seu blog é FANTÁSTICO! Obrigada pelas partilhas

    • Responder Andreia Fevereiro 12, 2017 at 7:04 am

      Obrigada pela dica, Tânia! 🙂

  • Responder Elisabeth Martins Julho 19, 2017 at 10:19 pm

    Boa noite Andréia,

    Sempre excelentes os teus artigos.

    Numa loja de produtos dietético, adquiri em saquetas, fermento de Kefir. Da mesma forma que faço os iogurtes caseiros, respeitando as instruções da embalagem, fiz o Kefir. Utilizei uma iogurteira, que tem o tempo de 12 horas de fermentação. Como prefiro os iogurtes cremosos, tipo grego, o resultado foi mais líquido. Será mesma esta a sua consistência ?

    Grata pela tua atenção e partilhas que sigo sempre com atenção. Um beijo.

    • Responder Andreia Julho 23, 2017 at 11:26 am

      Olá Elisabeth,
      sim, a consistência do kéfir é semelhante a um iogurte líquido cremoso! Beijo

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!