My Beauty

Peelings em casa para uma pele perfeita!

O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas superficiais. Normalmente associamos a palavra peeling a um tratamento realizado por um dermatologista e em gabinete. Mas cada vez mais existem tratamentos de peelings mais suaves que podem ser realizados em casa com toda a segurança mas com muito bons resultados.

Os tratamentos de peeling feitos em casa, por serem mais suaves, ajudam a nossa pele a retirar as células mortas que são responsáveis por poros abertos, borbulhas e uma pele baça e com um tom irregular. Ajudam também a tornar rídulas e rugas menos visíveis, tornar cicatrizes e manchas menos visíveis e a tornar a pele mais luminosa e uniforme.

Os peelings são feitos com substâncias químicas, AHA e BHA, alfa e beta-hidroxiácidos, respectivamente, que removem quimicamente as camadas mais superficiais da pele.

Qual a diferença entre AHA e BHA?

Ambos melhoram a hidratação da pele, reduzem rugas, estimulam a produção de colagéneo e ajudam que o tom de pele seja mais regular. E ainda ajudam a que os produtos usados a seguir sejam melhor absorvidos.

  • Os AHA são solúveis em água enquanto que os BHA são solúveis em óleo.
  • Os AHA são mais adequados para esfoliar a pele normal a seca ou com manchas. OS BHA são mais adequados para quem tem poros dilatados, pele acneica e pontos negros.
  • Os BHA têm ação anti-inflamatória e antibacteriana, o que os tornam mais adequados para pele com acne ou com rosácea.

Como usar?

Os hidroxiácidos devem ser aplicados na pele previamente limpa e não podem aplicados na pálpebra nem no contorno de olhos. Eu considero que usar 1 a 2x por semana é o ideal. Como é óbvio, depende da reação da pele ao produto, há quem consiga usar diariamente, mas nesses casos, aconselho a passar a usar um produto mais concentrado. Não esquecer de usar protetor solar todas as manhãs para evitar danos na pele renovada.

Exemplos de AHA!

  • Ácido Glicólico. A sua estrutura molecular é muito pequena, logo, penetra melhor e é mais eficaz. No entanto, é esta característica que o torna mais irritante.
  • Ácido Láctico. Adequado para peles sensíveis e para peles com rosácea, em baixas concentrações.
  • Ácido Mandélico. Ideal para pele acneica e sensível.
  • Ácido Kójico. Ideal para manchas e não é fotosensibilizante.

Exemplos de BHA!

ácido salicílico é o mais conhecido desta classe. Tem a vantagem de não ser fotosensibilizante. Está presente em quase todos os produtos para o acne e pode ser usado por quem tem rosácea.

Produtos de Peeling!sesderma-005490se_01

  • Sesderma Sesmedical Revitalize Personal Peeling. Sistema de peeling de uso domiciliário em 2 passos. Com AHAs, ácido mandélico a 5% e ácido glicólico a 3,50%. Com Gingko Biloba que melhora a circulação e possui ação antioxidante, atuando em sinergia com a Vitamina C, que dá luminosidade à pele. Com ácido ferúlico que é antioxidante, despigmentante e fotoprotetor. Aplicar de seguida o creme reparador, que potencia os efeitos do peeling. Com retinol, vitamina C, gingko biloba e fatores de crescimento que promovem a reparação da pele e a produção de colagénio. Usar 1x por semana. Disponível aqui.
    neostrata-002142ns_01
  • Neostrata Home Citrate Peeling. Sistema de peeling de uso domiciliário em 2 passos: Primeiro, os AHA, Ácidos Glicólico a 10% e Cítrico a 10% exercem uma ação renovadora, seguida da poderosa ação hidratante e antioxidante do Ácido Lactobiónico a 2% e Gluconolactona a 4%, que regenera a pele em profundidade. o produto mais concentrado no mercado, com a concentração máxima permitida 20% de AHA para produtos de uso em casa. Merece o nome de peeling no nome! 🙂 Usar 1x por semana. Disponível aqui.

cosrx-bha

  • CosRx BHA Blackhead Power Liquid. Com 4% de BHA. Retira as células mortas que são responsáveis por poros abertos, borbulhas e uma pele baça e com um tom irregular. Com niacinamida e extrato de casca do salgueiro que dão luminosidade à pele e ácido hialurónico que hidrata a pele. Ajuda a remover os pontos negros e a torná-los menos visíveis, fecha os poros, ajuda a remover manchas e regula a produção de sebo. Muito eficaz para quem tem acne ou manchas. Usar 1 a 2x por semana. Disponível aqui. Produto muito inovador por ser extremamente eficaz, sem causar descamação da pele e poder ser usado mesmo em peles sensíveis ou com rosácea.

 

Eu sou muito fã de fazer peelings em casa e como já disse muitas vezes sou muito fã do Neostrata Home Citriate Peeling. Entretanto, este CosRx BHA também ganhou um espaço no meu coração porque gosto muito do facto da pele não descamar nem ficar sensibilizada, nem me piorar a vermelhidão. Os peelings feitos regularmente melhoram muito a qualidade da pele, principalmente, se aplicar-se um produto regenerador e hidratante de seguida. A minha rotina preferida é usar de seguida uma ampola Endocare Regeneração Intensiva e colocar uma camada da Laneige Sleeping Mask. [Quem usa retinol ou tretinoína regularmente à noite, pode e deve também fazer isto, completar com um produto regenerador e outro hidratante para efeitos TOP! 🙂 ]

 

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

21 Comentários

  • Responder Filipa Abril 3, 2017 at 11:12 am

    Bom dia Andreia,

    Não me canso de cada vez que aqui escrevo de a felicitar pelas excelentes dicas que aqui nos deixa, confesso que tenho seguido algumas das suas dicas e fiquei bastante satisfeita com os resultados obtidos.

    quanto aos pellings em casa….é uma boa ideia e estou tentada a experimentar. Fiz uma vez um ( no passado mes de Junho) com o meu dermatologista e correu muito bem.Tendo a pele com rosacea o mais indicado daquele que sugere seria o COSRX BHA BLACKHEAD POWER LIQUID correcto? Eu 1x +/- por semana uso o esfoliante suave da avene, mas tenho sempre o cuidado de não incidir muito nas áreas das bochechas devido à rosácea A minha questão é: usando o COSRX BHA BLACKHEAD POWER LIQUID já nao necessitaria de usar este esfoliante?

    Obrigada Bjinhos

    • Responder Andreia Abril 3, 2017 at 12:27 pm

      Obrigada Filipa. Ninguém conhece melhor a nossa pele que nós próprias. Por isso, se tivermos as ferramentas para cuidarmos melhor dela, só temos a ganhar! E eu tenho um prazer enorme em partilhar tudo o que sei para o bem de todas nós! 🙂

      Se tem rosácea, aconselho o CosRx sim! E sim, usando o CosRx que é um esfoliante químico, já não necessita de usar um esfoliante físico! Beijinho

      • Responder Filipa Abril 3, 2017 at 1:50 pm

        Ah agora entendi e percebi que existe diferença ainda nao tinha dado conta. A esfoliação química é realizada com cremes formulados com ácidos, mas sem grânulos, o que elimina a necessidade de esfregar o produto.A física, porém, ainda é feita com cosméticos que contêm grãozinhos, responsáveis por remover as células mortas.Ora, tendo eu a rosácea a mais indicada será a esfoliaçao química e aí poderei usar mesmo na zona das bochechas? Bjinho

        • Responder Andreia Abril 3, 2017 at 3:49 pm

          Muito bem explicado, Filipa. Eu não diria melhor. 😉 Se tiver em altura de crise, não coloque nas bochechas. Se tiver borbulhas ou manchas nas zonas das bochechas coloque pontualmente apenas nessas áreas. Beijinho

  • Responder Maria Ferreira Abril 3, 2017 at 12:22 pm

    Maria Ferreira Olá amiga eu dava tudo para descubrir um creme para a minha idade que são 48 anos.E que esfolia-se de maneira até deixar a pele tão seca que tive de comprar um serum a base de agua.Eu já usei neostrata gel mas esfolia de mais a minha pele.Obrigada bjs

    • Responder Andreia Abril 3, 2017 at 12:28 pm

      Se tem a pele muito seca e desidratada, tem que primeiro fazer com que a pele recupere a hidratação e a nutrição antes de usar um esfoliante, Maria. Para além do sérum use máscaras hidratantes e reparadoras!

  • Responder Maria Ferreira Abril 3, 2017 at 12:27 pm

    Maria Ferreira desculpe se não me expliquei correcto uso neostrata de noite e neostrata skin de dia´,mas esfolio o rosto de mais que foi onde tive de comprar o serum de agua e é o que faço neste momento eo neostrata foi a dermatologista que me indicou .Obrigadabjs

  • Responder Lu Abril 3, 2017 at 2:59 pm

    Olá Andreia,
    Antes de mais tenho de felicitá-la por continuar a inovar no que ao projeto asanAsian diz respeito. Adorei quer as máscaras de olhos como a mais recente novidade: “escolhas do mês”.

    Passando ao artigo em questão: obrigada por mais uma informação de grande qualidade. Consegue sempre passar a mensagem às suas leitoras, independentemente da area de formação ou mesmo idade. Continue assim, muito bom.

    Ontem terminei a 2ª embalagem de Neostrata – home peeling e por agora tenho de abrandar pois o sol está mais forte. Como alternativa fiz a compra do COSRX BA, contudo tenho 2 dúvidas:
    1- este produto é fotossensibilizante? Por via das dúvidas estou a pensar aplicar apenas à noite e de dia manter o protetor solar 50+.
    2- uso vitamina C a 20% – tem interação com o BHA?

    Continuação de bom trabalho.
    Beijinho

    • Responder Andreia Abril 3, 2017 at 3:46 pm

      Olá Lu! Muito obrigada! 🙂 o projeto asanASIAN é algo que faço com muita dedicação e no qual tenho muito orgulho e deixa-me muito feliz estar a ter uma excelente feedback!

      Em relação ao CosRx, ele não é um produto fotosensibilizante, no entanto, como retira as camadas superficiais da pele deverá ser usado à noite. E claro, deverá usar-se o protetor solar 50+ para evitar danos na pele regenerada. A vitamina C só tem interação com o BHA se for usada em simultâneo. Se usar a vitamina C de manhã e o BHA à noite, não tem qualquer problema!:) Beijinho

  • Responder Valéria Abril 3, 2017 at 5:38 pm

    Boa tarde Andréia. Tenho manchas de sol na pele, uso bloqueador diariamente pra não piorar. A dermatologista me passou alguns ácidos que não deram resultados. Gostaria muito que pudesse me indicar um. Tenho pele com acne. Desde já te agradeço. 😘

    • Responder Andreia Abril 13, 2017 at 3:21 am

      O CosRX BHA parece-me o mais indicado! 🙂 Beijo

  • Responder cristina Abril 5, 2017 at 11:32 am

    Olá Andreia. Para uma pele oleosa e com melasma qual aconselha?

    • Responder Andreia Abril 6, 2017 at 1:29 am

      Se não tiver a pele sensível e quiser um tratamento forte contra o melasma, o Neostrata Citrate!

  • Responder Inês Abril 14, 2017 at 4:08 pm

    Boa tarde,

    Tenho marcas de acne na cara e os poros muito abertos em algumas partes da cara (zona das bochechas, nariz e queixo). Queria saber se a utilização continuada destes produtos fará com que este problema desapareça, ou se terei mesmo de recorrer ao laser.

    Muito obrigada! E parabéns pelo blog…muito útil e interessante.

    • Responder Andreia Abril 17, 2017 at 12:02 pm

      Ajuda Inês, mas o laser tem efeitos melhores nas marcas de acne! Mas principalmente para os poros, com estes produtos vê bons resultados!

  • Responder Maria Sousa Abril 18, 2017 at 1:11 pm

    Olá Andreia
    Parabéns pelo blog e pela informaçao útil e de confiança que nos deixa.
    Queria pedir-lhe uma ajuda. Tenho 55 anos e uma pele que sempre foi ótima. Nunca fiz nada de especial mas graças a essa benção todos me dão menos idade. Acontece que os sinais da idade começam a chegar e ultimamente não tenho gostado do que vejo, até porque emagreci e fiquei com o pescoço um pouco flácido e as bochechas um pouco descaídas. Enceitei, por isso, um tratamento de acunpuntura estética. A terapeuta recomendou-me proteoglicanos da endocare em ampolas e tomar sílicio em gel.
    Uma vez que está no Oriente deve conhecer bem os benefícios da acunpuntura, neste domínio. Pergunto-lhe se acha recomendável os proteoglicanos e o sílicio e que outros cuidados recomenda para complementar este tratamento e obter resultados.
    Muito Obrigada
    Edite

    • Responder Andreia Abril 19, 2017 at 4:41 am

      Olá Edite,
      aconselho-a também a tomar um suplemento como o Innèov Firmeza 50 que ajuda também na firmeza. É muito prescrito pelos médicos quando se faz tratamentos de emagrecimento!

  • Responder Silvia Maria Souza Costa Abril 24, 2017 at 6:43 am

    Andreia , onde posso comprar produtos asiáticos em Lisboa ?

    • Responder Andreia Abril 24, 2017 at 1:49 pm

      Olá Sílvia!
      Não conheço lojas físicas de produtos asiáticos em Lisboa, mas já conhece a minha loja online asanASIAN? As entregas em sua casa em Lisboa demoram 2-3 dias!

      http://www.asanasian.com

  • Responder Gabriela Maio 2, 2017 at 11:31 am

    Olá Andrei
    Estou seriamente motivada em iniciar uma rotina identica ao utilizar o Neostrata Home Citrate Peeling. seguida da aplicação das ampolas Endocare Regeneração Intensive pelo que questiono qual o hidratante que me aconselha a usar em alternativa ao Laneige Sleeping Mask.
    Grata pela atenção.

    • Responder Andreia Maio 2, 2017 at 12:48 pm

      Olá Gabriela, pode experimentar o Endocare gel ou o Vichy Aqualia Spa Noite.

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!