My Beauty

Cosméticos naturais e orgânicos: conceitos e diferenças!

Muito se fala de cosméticos naturais e orgânicos. A razão? Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos naturais e orgânicos, o que leva também a cada vez mais a desinformação.  Vamos saber mais sobre cosméticos naturais e orgânicos? 🌿

O que são ingredientes naturais? 🍃

São ingredientes que vêm directamente da natureza em que apenas certos tipo de processamento químico são possíveis. A fermentação é um dos exemplos de processamento que permite que o ingrediente continue a ser designado de ingrediente natural. Outros exemplos são a neutralização, saponificação, oxidação/redução.

Qual é a diferença entre cosméticos naturais e orgânicos? ☘️

A maior diferença é em termos de regulamentação. Não existe uma definição legal para um produto natural. E ao contrário do que a maioria pensa, não é por um cosmético ser orgânico ou biológico [ambos os termos são sinónimo], que todos os ingredientes têm de ser origem biológica. No entanto, para os cosméticos orgânicos ou biológicos, uma percentagem dos seus ingredientes tem de ser de origem biológica. E para isso, têm de ser certificados por uma entidade independente. E o tipo de certificação que têm, também é importante.

Em resumo, pode-se dizer que os cosméticos orgânicos são cosméticos naturais, mas o contrário já não é verdade.

Existem bons protetores solares naturais? 🌵

Depende do conceito de natural. O dióxido de titânio e o óxido de zinco [filtros solares minerais amplamente falados no site] não são verdadeiramente naturais, mas estão aprovados para uso em cosmética natural e orgânica. E são altamente eficazes.

Um cosmético natural significa que é vegan? 🌳

Não necessariamente e tem que ser visto produto a produto. Para um produto ser vegan não pode conter ingredientes de origem animal. E um cosmético pode ser um cosmético natural e conter mel, leite, cera de abelhas, que são ingredientes de origem animal.

Os cosméticos naturais podem ter conservantes? 🎋

Todos os cosméticos que não sejam em unidose necessitam de conservantes. De outra forma não são seguros, devido à proliferação de microorganismos, que podem ser perigosos para a saúde. Logo, mesmo os produtos naturais e orgânicos necessitam de conservantes. A lista de conservantes permitida pela indústria cosmética é regulada, ou seja, é proibido usar conservantes que não estejam na lista das autoridades reguladoras. E nessa lista, existem conservantes que são permitidos para a certificação biológica.

O que é o Greenwashing? 🌾

Um dos conceitos mais em voga é o de “Greenwashing” que traduzido à letra significa lavagem verde. É usado para insinuar que os produtos naturais são mais seguros ou mais suaves para a pele que os ingredientes sintéticos, o que não é necessariamente verdade. No entanto, com a quantidade de desinformação que existe na internet, é muito fácil para os consumidores acreditar que os cosméticos naturais são mais seguros. Mais biodegradáveis e melhor para o ambiente, o que também não é necessariamente verdade. Mas com a quantidade de pesticidas que existem nas plantas, com a agricultura que é feita de forma não sustentável nada disto é claramente verdade.

Eu adoro cosméticos com fórmulas eficazes. E existem marcas de cosméticos naturais como a Innisfree que eu adoro, porque os produtos são eficazes e com texturas incríveis. E costumo comprar óleos essenciais orgânicos, verdade! Mas não é por um produto ser de origem natural ou biológico que deixa de apresentar riscos. Não é por ser um cosmético natural ou orgânico que é mais suave para a pele.

Ainda há pouco, num estudo feito por um laboratório independente em Hong Kong foram encontrados metais pesados em produtos biológicos. E isso não é suposto acontecer em nenhum tipo de cosmético. Mas como os metais pesados eram contaminantes dos extratos naturais usados e os produtos não são testados para todo o tipo de contaminantes, estas situações acontecem.

E como consumidores temos o direito de saber as diferenças entre os diferentes tipos de produtos e o direito de fazermos as escolhas que quisermos. Mas temos também de saber que como em tudo na vida, todas as escolhas têm um benefício/risco. E aprender a pensar livremente e questionar a publicidade e a informação que circula na internet. Para fazermos melhores escolhas. Mas principalmente, para sabermos verdadeiramente que escolhas estamos a fazer. 🌱

[Há um sorteio a decorrer no Instagram para ganhar este kit fantástico da Innisfree com sérum de chá verde, creme e creme de olhos. Basta seguirem o @mybeautyprescription e o @asanasian e fazerem tag a 2 amigos aqui. Boa sorte!]

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder aurora Outubro 9, 2018 at 1:13 pm

    Obrigado. É bom saber.

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.