Coronavírus: estado da situação!

Obrigada todos que me têm enviado mensagens a perguntar se eu estou bem. E aos que se disponibilizaram para me enviar máscaras e desinfectantes. Vocês são os melhores.

Macau tem sido uma cidade vazia, fantasma. A maioria das pessoas está a trabalhar de casa e a maioria dos estabelecimentos comerciais estão fechados, como os casinos, restaurantes e lojas dos centros comerciais. Mas esta semana os serviços do estado já vão abrir em serviços mínimos.

Nos supermercados faltam produtos de limpeza, especialmente lixívia. Nos primeiros dias houve uma corrida desenfreada aos supermercados, em que as pessoas se tentaram abastecer ao máximo para evitar sair de casa.

O governo fez uma excelente gestão de crise, racionando máscaras de forma a que toda a população tivesse acesso e apelando à calma da população visto que o fornecimento de comida aos supermercados está estável. A forma como esta crise tem sido gerida evitou situações como as vividas em Hong Kong, onde falta papel higiénico nos supermercados e não há mecanismos oficiais para obter máscaras, o que torna a cidade caótica, devido à desinformação que se tem criado também nas redes sociais.

Eu estou bem. ? Estou a trabalhar normalmente, o que implica sair de casa, mas as aulas do meu mestrado pós-laboral são online. A velocidade a que a Universidade se adaptou às aulas online também foi incrível, o que fez com que não tivesse perdido nenhuma aula. Os professores também têm dado apoio extra com aulas extra ao fim de semana, para garantir que estamos a campanha a matéria. A desvantagem é que requer um esforço extra de todos para conseguirmos acompanhar, o que significa mais trabalhos de casa, mais carga horária e mais preparação das aulas. Para quem trabalha não é fácil, mas o esforço é notável e de admirar.

Sei que não tenho escrito com a frequência que usualmente escrevo, mas a razão fundamental é estar a estudar em pós-laboral. Tenho estado absolutamente exausta. Mas nunca ninguém disse que era fácil conciliar um trabalho e um mestrado exigentes. Vamos continuando em contacto seja por aqui ou pelo Instagram. ?

Um beijinho,

Andreia

Don`t copy text!