Hoje decidi fazer um resumo sobre a Síndrome dos Ovários Poliquísticos [SOP ou PCOS], visto que afeta muitas mulheres e explicar como é que se faz o diagnóstico e o tratamento.
O que é?
Síndrome dos Ovários Poliquísticos é um distúrbio metabólico que afeta 6%-25% das mulheres em idade reprodutora. A causa não é conhecida, mas a genética parece ter um papel fundamental no desenvolvimento deste síndrome, bem como o estilo de vida.
Sinais e Sintomas!
- Anovulação [ovulação inexistente ou irregular]
- Hiperandrogenismo [níveis elevados de hormonas masculinas]
- Acne
- Hirsutismo [excesso de pelos no rosto e no corpo]
- Menstruação irregular ou ausente [oligomenorreia ou amenorreia]
- Alopécia [queda de cabelo]
- Infertilidade
Os sintomas usualmente surgem na adolescência e são crónicos, progredindo ao longo do tempo. No entanto, em mulheres a tomar contracetivos orais, como a pílula, muitas vezes estes sintomas só surgem quando estas param de tomar esses mesmos contracetivos orais.
Diagnóstico!
Existem várias guidelines de diagnóstico mas todas concordam que devem estar presentes no mínimo 2 dos seguintes fatores:
- Oligomenorreia ou amenorreia [menstruação ausente ou irregular]
- Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial [níveis elevados de hormonas masculinas]
- Ovários poliquísticos definidos por ecografia pélvica
O diagnóstico deverá ser feito o mais cedo possível, de modo a impedir o desenvolvimento de diabetes, obesidade, hipertensão e dislipidémia. E nestas mulheres a resistência à insulina é maior. Além disso, as mulheres com SOP têm 3x mais risco de ter cancro do endométrio.
Tratamento:
- perda de peso, nas mulheres que sofrem de excesso de peso
- uma dieta saudável, com restrição de açúcares e carbohidratos
- exercício físico regular, visto que melhora a função metabólica e a resistência à insulina
- metformina, para tratar a resistência à insulina e para aumentar a fertilidade nas mulheres que pretendem engravidar
- terapia hormonal para melhorar o acne e o hirsutismo com contracetivos orais [pílula, anel vaginal, DIU] ou antiandrogénicos, como a espironolactona
- laser, eletrólise, descoloração são alguns dos tratamentos que se podem fazer para tratar o hirsutismo
- a toma de vitamina D e de melatonina parece melhorar os sinais de SOP, principalmente porque a maioria das mulheres com ovários poliquísticos têm deficiência de vitamina D, logo devem ser feitas análises que confirmem essa deficiência e a necessidade de toma de um suplemento de vitamina D.