Nos últimos anos, a astaxantina tem sido alvo de muitos estudos cientifícos e tem despertado a atenção da comunidade científica devido aos seus inúmeros benefícios.
E porquê tanto interesse? Porque a astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. O seu poder anti-oxidante é 1000x mais potente que o da vitamina C e E, 200x mais potente que o dos polifenóis e 150x mais potente que o das antocianinas. E este seu poder antioxidante tão marcado veio revolucionar o mercado dos antioxidantes.
O que é a astaxantina?
É um carotenóide que está presente no salmão, no atum e em microalgas e é responsável pela cor rosada dos mesmos.
Benefícios!
- Por atravessar a barreira hemato-encefálica, protege o cérebro e os olhos do stress oxidativo. Estudos indicam que a astaxantina previne doenças neurodegenerativas.
- Melhora a resistência física e a recuperação física após o exercício.
- Melhora a visão e a acuidade visual e diminui a fadiga ocular, que usualmente se manifesta por vermelhidão.
- Reduz as rugas e diminui as manchas da pele.
- Protege a pele dos raios UV.
A astaxantina não absorve a luz solar, logo, não é um protetor solar, mas tem um efeito protetor em relação aos raios UV. Os estudos indica, que a pele torna-se menos sensível ao sol, quando se faz suplementação com este anti-oxidante. Além disso, a pele recupera mais facilmente de uma queimadura solar com a aplicação tópica de astaxantina. Por isso, pessoas intolerantes ao sol e que fazem alergias solares têm benefícios em fazer suplementação.
A astaxantina por ser liposolúvel e ter um baixo peso molecular, penetra facilmente na pele e dá hidratação, estimula a produção de colagénio, que é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Para além disso, inibe a produção de melanina em 40%, diminuindo assim as manchas e as olheiras, o que torna a astaxantina muito popular na cosmética asiática, por atuar como despigmentante.
Existem inúmeros estudos que demonstram que a astaxantina melhora as rugas, as manchas e a elasticidade e hidratação da pele. A dosagem habitual varia entre 2 a 6 mg em suplementos orais.
Cremes com astaxantina? Astalift, da japonesa Fujifilm [sim, a marca de tecnologia] e da também japonesa DHC. Acredito que nos próximos tempos, vamos ver surgir no mercado muitos produtos de cosmética com astaxantina. Eu estou a usar os da imagem, oferecidos num congresso. E confesso que estou surpreendida!